jamiro

Acredito perfeitamente.. :) Eu este ano ainda tentei ir com um grupo de missionários para África, mas já não havia vagas. Para o ano talvez vá. Ou então tiro umas semanas e vou de férias ali para o norte de África.
 
eheh a marrocos? como vou de erasmus agora em setembro para sul de espanha a ver se dou salto de ferry lá :p

Sim, mas curtia passear por toda aquela zona. Se pudesse era mesmo uma viagem de Marrocos ao Egipto de jipe, a acompanhar tuaregues e isso.
Mas viagem de sonho mesmo era a rota do Camel Trophy da Land Rover. Pena é que não é para todos.
 
Rui e amigo meu anda a pensar um verão desses fazer isso de jipe também :p

ferrari eu vou lá estar 1 semestre, muito possivelmente vou só ver a zona a norte de marrocos e se gostar e ver que é acessivel numa proxima vez tento arriscar mais para o anterior :)

gracias pela coment que assim já sei que não posso ficar logo desiludido lol
 
desculpem mas raramente actualizo isto q dá muito trabalho lool

warlord se cá vieres, peço desculpa pelas cores mas o raio do upload perde sempre mas sempre cor, fica o link para download aqui para verem as cores com q devia estar. e warlord para ti pois foi feita a 1/160@200mm sem qualquer tipo de estabilizador ;)
 
por acaso digo-te já q é excelnte a comparar com as versões novas :)

fizeste download da versão do esnips para ver como fica no pc? (sRGB)

A ver se meto depois mais algumas novas dessa sessão com 2 amigas.. já lá andam pelo flickr

gracias dune
 
as cores aki estao iguais num sito e no outro (FF3).

edgar, uma coisa e fotografar a 200mm um objecto que esta a meia duzia de metros de ti, outra coisa e fotografar um objecto a 200mm que esta a dezenas de metros de ti, ai e k ves a diferenca com IS/VR e sem IS/VR. (e c/ crop 100% claro)
 
kando digo dezenas de metros e mesmo dezenas de metros, nao algo do tipo do outro lado da estrada :P

pra isso mais vale dar meia duzia de passos e fotografar la encostado :P
 
não é nem de perto bem fazer isso que tás a dizer :)

será q tirar fotos da linha de fundo do campo fut 11 com a 200mm com 1 gajo no meio campo chega? :)
 
estou a dizer k se keres k um objecto fike bem sharp e se te podes aproximar dele pq nao o fazer? nao achas k fica mais sharp k fotografado ao longe?

creio k sim crop 100% :)
 
Warlord, é indiferente fotografares ao perto ou ao longe. O que acontece é que se fotografares ao longe, vais ao pixel peeping mais facilmente, visto que as coisas estão mais longes. Mas notas de forma igual em coisas fotografadas ao perto.

E já agora, isso de 1/200 para 200mm é uma referência, não uma lei. Uma pessoa que tenha mãos estáveis consegue facilmente fotografar abaixo disso.
 
Warlord, é indiferente fotografares ao perto ou ao longe. O que acontece é que se fotografares ao longe, vais ao pixel peeping mais facilmente, visto que as coisas estão mais longes. Mas notas de forma igual em coisas fotografadas ao perto.

E já agora, isso de 1/200 para 200mm é uma referência, não uma lei. Uma pessoa que tenha mãos estáveis consegue facilmente fotografar abaixo disso.
de certeza? uma oscilacao de 1mm a focar 1 objecto a 10 metros e completamente diferente de 1 oscilacao de 1mm a focar um objecto a 100 metros... a deslocacao introduzida no objecto e maior conforme a distancia k se encontre, parece-me uma kestao matematica...
 
de certeza? uma oscilacao de 1mm a focar 1 objecto a 10 metros e completamente diferente de 1 oscilacao de 1mm a focar um objecto a 100 metros... a deslocacao introduzida no objecto e maior conforme a distancia k se encontre, parece-me uma kestao matematica...

Sim, em termos de arco, a oscilação é maior quanto maior for o raio do arco (distância da lente à pessoa). Mas em termos relativos, um pormenor a 10m tem poucos centímetros ou milímetros, tipo um olho, ou pestanas. Um pormenor a 100m tem vários centímetros ou metros, tipo uma pessoa ou um rosto. Por isso acaba por ser proporcional.

Ou seja, as coisas estão 10x mais longe, ficam 10x mais pequenas, logo notas 10x menos detalhes, por isso podes ter uma oscilação 10x maior. Mas como são 10x mais pequenas, também precisas ampliar 10x mais, para notares que a oscilação é 10x maior.
 
Última edição:
Sim, em termos de arco, a oscilação é maior quanto maior for o raio do arco (distância da lente à pessoa). Mas em termos relativos, um pormenor a 10m tem poucos centímetros ou milímetros, tipo um olho, ou pestanas. Um pormenor a 100m tem vários centímetros ou metros, tipo uma pessoa ou um rosto. Por isso acaba por ser proporcional.

Ou seja, as coisas estão 10x mais longe, ficam 10x mais pequenas, logo notas 10x menos detalhes, por isso podes ter uma oscilação 10x maior. Mas como são 10x mais pequenas, também precisas ampliar 10x mais, para notares que a oscilação é 10x maior.
dai dizer k a 200mm a 1/160 com um crop 100% o objecto nao vai ficar tao sharp como se tivesse a meia duzia de metros, nao interessa o tamanho do objecto, estou a falar de sharpness do seu contorno.
Ainda a dias li num livro que a diferenca de um fotografo amador para um profissional e que o profissional anda sempre com o tripe atras, pq so assim consegues fotos "tack sharp"...
 
Back
Topo