JAVA: algumas dúvidas...

Zeosamaster

Portugal@Home Member
Boas
Sei que já devem estar a pensar: "Olha mais outro cromo que se lembro de abrir outro tópico, para pôr dúvidas que já foram respondidas 100x..."
São capazes de ter um pouquinho de razão, mas eu explico
Já dei umas olhadelas por inúmeros tópicos sobre JAVA, mas cada um estava focado num pormenor especifico (bibliografia, gajos que se lembram que querem fazer jogos do nada...)
Mas o que eu preciso é de alguns esclarecimentos :D

Antes de mais, aviso já que ainda só domino a linguagem C (que aprendi através do livro "Linguagem C" do Luis Damas) e informo também que domino bem o Inglês

E agora cá vão as perguntas :D :
1- Sei que "normalmente" se deve aprender C, e depois C++ antes de se ir para o Java, mas é mesmo mesmo necessário aprender C++? Não é apenas uma "evolução gráfica" do C?

2- Tal como fiz para a linguagem C, também estava a querer aprender JAVA com livros. Já fui várias vezes ao tópico Programação: Bibliografia Recomendada, mas não sei qual escolher no meio de tanto... Qual me aconselham, tendo em conta os meus conhecimentos actuais de programação?

3- Só por curiosidade, ao aprender JAVA, fico logo apto para fazer jogos minimamente "desenvolvidos"? (sim, eu sei que fazer jogos demora alguns meses, e requerem conhecimentos :D)

Por agora é tudo, aguardo respostas ;)
Obrigado por qualquer ajuda, e até opiniões

Zeosamaster
 
1 - Não é necessário saberes outra linguagem para aprenderes Java. Eu sei java e nunca programei em C++. O único stress é que se já souberes outras linguagens tens já alguns conceitos, e a aprendizagem de uma nova linguagem pode ser mais rápida do que para quem começa do zero...

2 - Tens por aí um sticky com bibliografia recomendada. Acredito que algures lá no meio exista bibliografia para Java. Escolhe um...
Senão tens este:
Java: Introduction to Problem Solving and Programming. Walter Savitch e Frank M. Carrano. Prentice Hall, 5ª Edição, 2008. ISBN 0-13-607225-9.

ou este:

Objects, Abstraction, Data Structures and Design Using Java, Version 5.0. Elliot B. Koffman, Paul A.T. Wolfgang. John Wiley & Sons, Inc, 2005.


3 - Ni. Depende de muitos factores...
 
2 - Tens por aí um sticky com bibliografia recomendada. Acredito que algures lá no meio exista bibliografia para Java. Escolhe um...
Senão tens este:
[...]
ou este:
[...]

Pois o problema é escolher um :D
O que eu quero é que o pessoal venha e sugira um livro que já tenha estudado, e achado interessante para iniciantes em Java
Acho que vou mesmo optar pelo Java: Introduction to Problem Solving and Programming, mas ainda aguardo por mais respostas
Obrigado _lamy_ ;)
 
Boas, não é imperativo que passes por C++ antes de Java. Tendo as bases de C, penso que consegues aprender Java facilmente através de um livro, como por exemplo, o Thinking in Java do Bruce Eckel.

Em relação aos jogos, eu diria que é mais fácil fazeres jogos com C++ do que com Java.
 
Ok, aqui fica a minha opinião:

1-
Eu aprendi java antes de C++ e honestamente acho mais simples começares por java de modo a fucares-te mais no aspecto da programação por objectos do que estares tb preocupado em lidar com memória.

2-
Aprendi por um livro do Bruce Eckel, Thinking in java, que não só ensina java como dá umas luzes de programação orientada a objectos.

3-
Muito sinceramente acho que não... até porque o meu primeiro jogo foi em C++ e não se tratou de perceber a linguagem, mas sim de perceber alguns algoritmos para implementar a jogabilidade, ou seja, não estou certo que o facto de saberes uma linguagem te torne apto logo a programar jogos. Anyway, é uma linguagem bastante boa para começar a abordar o tema.

Boa sorte,
cumps
 
Obrigado pelas sugestões/esclarecimentos ;)
Já tive a procurar o Thinking in java e o Java: Introduction to Problem Solving and Programming, mas não os encontro no Webboom, que é onde costumo comprar online...
Alguém me indica um vendedor online que o venda à cobrança, ou por pagamento multibanco?
Obrigado a todos ;)
 
1- Sei que "normalmente" se deve aprender C, e depois C++ antes de se ir para o Java, mas é mesmo mesmo necessário aprender C++? Não é apenas uma "evolução gráfica" do C?
Não tens que aprender C, nem tão pouco C++, nem outra coisa qualquer!
... mas se souberes, isso quer dizer que já sabes programar algo, e já consegues desenvolver algoritmos

O C++, de forma grosseira, pegou no C e introduziu o paradigma da programação orientada a objectos.


2- Tal como fiz para a linguagem C, também estava a querer aprender JAVA com livros. Já fui várias vezes ao tópico Programação: Bibliografia Recomendada, mas não sei qual escolher no meio de tanto... Qual me aconselham, tendo em conta os meus conhecimentos actuais de programação?
Os livros ajudam... mas ajuda muito mais pegar em problemas simples e tentar resolve-los (... eu nunca li um livro de programação... e já programei muitas linguagens e em sistemas complexos)... pratica... pratica... e mais pratica!

3- Só por curiosidade, ao aprender JAVA, fico logo apto para fazer jogos minimamente "desenvolvidos"? (sim, eu sei que fazer jogos demora alguns meses, e requerem conhecimentos :D)
Aprender uma linguagem de programação não é como ir ao super mercado! É um processo progressivo e sem fim (pelo menos no java :) ). Provavelmente, nunca vais poder dizer que sabes completamente tudo sobre uma linguagem.

É claro que tudo depende da tua ambição... se quiseres fazer o jogo "guess a number", em menos de nada vais conseguir fazer um jogo...! Mas se quiseres fazer o Crysis... humm... boa sorte
 
Os livros ajudam... mas ajuda muito mais pegar em problemas simples e tentar resolve-los (... eu nunca li um livro de programação... e já programei muitas linguagens e em sistemas complexos)... pratica... pratica... e mais pratica!

Desculpa lá, mas discordo...
Eu aprendi C exclusivamente a partir do livro "Linguagem C" do Luis Damas, quando estava a acampar... Estive 1 mês sem acesso a computador algum, e ia fazendo os exercicios propostos num caderno...
Quando cheguei a casa, vá de compilar tudo, e até estava bastante bom (não estava tudo perfeito, mas já é normal)
Eu por mim, prefiro ler definições e conceitos, e depois aplicá-los "mentalmente", antes de passar à prática
Sim, praticar ajuda bastante mesmo, mas sem o livro, acho que não me safava
É apenas a minha opinião ;)

[...]se quiseres fazer o jogo "guess a number", em menos de nada vais conseguir fazer um jogo...! Mas se quiseres fazer o Crysis... humm... boa sorte

Não era bem o Crysis que eu queria fazer :D
Estava a referir-me a jogos tipo: Tetris, Xadrez ou entao algo mais desenvolvido, do genero de Super Mario :P
 
Desculpa lá, mas discordo...
Eu aprendi C exclusivamente a partir do livro "Linguagem C" do Luis Damas, quando estava a acampar... Estive 1 mês sem acesso a computador algum, e ia fazendo os exercicios propostos num caderno...
Quando cheguei a casa, vá de compilar tudo, e até estava bastante bom (não estava tudo perfeito, mas já é normal)
Eu por mim, prefiro ler definições e conceitos, e depois aplicá-los "mentalmente", antes de passar à prática
Sim, praticar ajuda bastante mesmo, mas sem o livro, acho que não me safava
É apenas a minha opinião ;)

Eu também não disse que tinha de ser em frente a um computador...
E tu fizeste exactamente o que eu disse que se deve fazer... praticar (quer seja num editor de texto, folha de papel, ou... mentalmente).

... eu diria que os livros são muito bons para se ter como referencia... mas para aprender é mesmo a prática!


O meu problema com os livros é que eles já trazem a solução para os problemas que estão a tentar expor!

Programar consiste em analizar, modelar e devenvolver (or something like that...)
Os livros trazem os exemplos em que apenas é necessário copiar o exemplo do livro e "colar no compilador"...
Com isto, saltas alguns aspectos importantissimos... desenvolver a capacidade de analise, espirito critico e a criatividade!
 
Última edição:
Obrigado pelas sugestões/esclarecimentos ;)
Já tive a procurar o Thinking in java e o Java: Introduction to Problem Solving and Programming, mas não os encontro no Webboom, que é onde costumo comprar online...
Alguém me indica um vendedor online que o venda à cobrança, ou por pagamento multibanco?
Obrigado a todos ;)

Homem, lê os stickies:


  • Thinking in Java

  • Autor: Bruce Eckel
  • Editora: Prentice Hall
  • Idioma: Inglês
  • Páginas: 1150
  • Capa
  • Download
 
Se te das bem com o C entao nao iras ter nenhuma dificuldade em aprender Java. Saca a plataforma NetBeans, aprende as bases do codigo Java e comeca a programar. Depois iras descobrir como e facil programar em Java usando o Netbeans (muito mais facil que programares em C++ com o Visual Studio), ou seja, tens mais "ajudas".

Depois, se pretenderes desenvolver um jogo mais serio, aprendes (pesquisas) um pouco acerca de OpenGL e usas esse conhecimento adquirido em conjunto com Java (Nota: podes usar OpenGL em varias linguagens).
 
Última edição:
Homem, lê os stickies:[...]
:lol:
Por acaso até li, e não foram poucas vezes, mas não reparei no link de download :D
Distraido :rolleyes:
Vou ver se saco ;)
Obrigado Baderous

EDIT: Já saquei o zip, e ao principio nao percebia como é que o livro lá estava, mas já percebi
O livro tá em HTML, e tenho outro zip já com o código compilado, certo?

EDIT2: Bem, já estive a dar uma vista de olhos, e o livro parece interessante
O pior é que não passo regularmente muito tempo no PC, mas sempre é melhor que ter que pagar pelo livro :D
 
Última edição:
Back
Topo