[Java] Como instalar e configurar?

MadOnion

Folding Member
Pessoal, queria adiantar trabalho para a aula pratica de manha, e como tal quero fazer já os exercicios para depois só marcar presença. Passando ao que interessa...

Em www.java.sun.com, sakei isto-> "jdk-1_5_0_05-nb-4_1-win-ml", é a versão que eu pretendo, o java5, até aqui tudo bem, instalei mas não faço ideia de como gerir isto, dentro desse pacote veio um programa que se chama netbeans 4.1, mas acho que não será preciso para o que quero.

Como editor, vou usar o emacs, também sakei uma "rar" da net, e já foi extraido.

A minha duvida é como manusear o jdk, de modo a que eu fazendo o código no emacs, possa compilar e correr em algum lado, andando com os *.java daqui de casa para a faculdade e vice-versa, sem qualquer problema.

Alguém consegue fazer um tutorial rápido, para ter isto a funcionar. Depois de saber fazer aqui, tento em linux, pk é lá que faço os trabalhos da escola, mas hoje não me dá jeito fazer o login ao ubuntu.

Cumps mad!
 
Boas Mad,

Bastante simples, defines 3 variáveis de ambiente :

JAVA_HOME = <home dir de instalação do jdk (ex. C:\jdk1.5.0_01)>
CLASSPATH = .;
e acrescentas à tua variável de ambiente PATH o caminho para os EXE do jdk (ex. C:\jdk1.5.0_01\bin)

em alternatica, o classpath pode ser configurado sob linha de comandos quando compilas com o javac.exe ou executar o código com o java.exe através da flag -classpath

Espero que ajude,
Lostctrl
 
Boas lostctrl, para te ser sincero não sei como fazer isso, os termos que usaste são demasiados complexos para o meu conhecimento actual :-D secalhar os termos que usaste são outros, se puderes traduzir numa linguagem mais corrente agradecia...
ou entaõ alguém que o faça.
cumps
 
:)

Definir uma variável de ambiente através do XP (presumo que estejas a usar o win xp) vais ao Start -> Control Panel -> System

e depois na tab advanced tens um botão "Environment Variables", clicas e defines as user variables que te falei.


JAVAC.exe é o executável que compila as tuas sources
JAVA.EXE é o executável que corre as tuas classes.
(acho que isto não era necessário ;) )

Diz alguma coisa...
 
eu so instalei o java, e ficou tudo direitinho é só abrir uma consola do windows e escrever java k a "ajuda" da linha de comandos do java aparece logo. se fosse a ti usava p netbeans, só pelo auto-complete do código e afins.

----
Edit
----
A Sun agora disponibiliza, o Java Studio One à borla.
 
Eu para resolver esse problema fui as variaveis do utilizador que queria e criei uma nova:

Nome: PATH
Variavel: ( pasta onde ta o javac , javah.. ou seja ) C:\Programas\Java\jdk1.5.0_05\bin

espero q te ajude,
ulti
 
Back
Topo