1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Java ME] Tutorial

Discussão em 'Programação' iniciada por Nausea, 12 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 1070)

1. Nausea

Nausea Power Member

Boas, alguém sabe de algum tutorial que ensine a trabalhar com JAVA ME, ou seja, Java mobile aplications

2. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Tens os tutoriais do NetBeans IDE, que tem um suporte bastante razoável para desenvolvimento de aplicações Java ME.

3. xuxaki

xuxaki Power Member

Fiz simplesmente copy paste de uma resposta que enviei a um membro do forum, com uma pergunta semelhante à tua...

J2ME, como já deves saber, é uma versão "miniatura" da J2SE, pois é destinada a criação de aplicações a correr em dispositivos moveis... Aplicações chamadas MIDlet neste caso (tal como as Applet da parte gráfica).
    Não sou um expert :P mas dou-te uma pequena introdução de como funciona:

Num MIDlet tens de ter sempre no mínimo 3 métodos
    - startApp() -> ponto de partida do programa
    - destroyApp() -> método executado ao sair do programa (quando é chamado o notifyDestroyed() )
    - pauseApp() -> como o nome indica, quando está em pause (quando se invoca o método notifyPaused() )

Tudo isto com mais detalhe aqui.

Depois podes apresentar no ecra qualquer objecto que seja Displayable, e associar-lhe comandos, etc... Por exemplo, podes apresentar uma lista de items:
    Código:
    List lista = new List("Lista exemplo", List.IMPLICIT);
    lista.append("item1", null);
    lista.append("item2", null);

Display.getDisplay(this).setCurrent(lista);

* Isto é um código um bocado "sujo", mas é apenas para dar um exemplo... 
    Será apresentada no visor do telemovel a lista:
    item1
    item2

Mas tens aqui alguns exemplos, e encontra-se muita informação na net...
    Tens de sacar o wireless toolkit aqui e instalar para poderes desenvolver estas aplicações. Depois utiliza uma API tipo Eclipse ou Netbeans 6.1 (é a que eu uso porque o Eclipse deu-me alguns problemas) que te facilita muito a vida.
    E pronto :P depois é só pesquisar sobre coisas mais especificas que queiras fazer, há imensos "plugins" para isto. Por exemplo se quiseres fazer parse de um ficheiro xml, o j2me não tem suporte nativo, mas podes sacar e aplicar na tua aplicação.

Espero ter sido útil.

Abraço

4. Nausea

Nausea Power Member

Obrigado pela a ajuda!
    O netbeans tem documentação mas é muito limitada ou então não a vi bem, queria desenvolver algo um bocado complexo uma espécie de troca de ficheiros xml entre telemovel<->telemovel, computador<->Telemovel. Vou ver os sites que referenciaste xuxaki

5. Nausea

Nausea Power Member

Alguém sabe me informar mais sobre isto do xml, como posso adicionar? Pelo que eu me apercebi o parser não é o que me interessa queria mesmo uma library que me permita ter uma classe xml, pois estou a usar a classe file

Última edição: 14 de Abril de 2009
  6. xuxaki

xuxaki Power Member

Não sei se percebi bem... Não queres um parser XML? Então queres o quê? A única coisa que vais encontrar na net são bibliotecas que te permitem criar mensagens XML de um lado, e fazer o parse do outro lado "descodificando" a mensagem.

7. Nausea

Nausea Power Member

Pensava que havia alguma coisa que permita trocar ficheiros xml, se calhar estou a fazer alguma confusão.

Partilhar esta Página