[Java ME] Tutorial

Fiz simplesmente copy paste de uma resposta que enviei a um membro do forum, com uma pergunta semelhante à tua...

J2ME, como já deves saber, é uma versão "miniatura" da J2SE, pois é destinada a criação de aplicações a correr em dispositivos moveis... Aplicações chamadas MIDlet neste caso (tal como as Applet da parte gráfica).
Não sou um expert :P mas dou-te uma pequena introdução de como funciona:

Num MIDlet tens de ter sempre no mínimo 3 métodos
- startApp() -> ponto de partida do programa
- destroyApp() -> método executado ao sair do programa (quando é chamado o notifyDestroyed() )
- pauseApp() -> como o nome indica, quando está em pause (quando se invoca o método notifyPaused() )

Tudo isto com mais detalhe aqui.

Depois podes apresentar no ecra qualquer objecto que seja Displayable, e associar-lhe comandos, etc... Por exemplo, podes apresentar uma lista de items:
Código:
List lista = new List("Lista exemplo", List.IMPLICIT);
lista.append("item1", null);
lista.append("item2", null);

Display.getDisplay(this).setCurrent(lista);

* Isto é um código um bocado "sujo", mas é apenas para dar um exemplo...

Será apresentada no visor do telemovel a lista:
item1
item2

Mas tens aqui alguns exemplos, e encontra-se muita informação na net...
Tens de sacar o wireless toolkit aqui e instalar para poderes desenvolver estas aplicações. Depois utiliza uma API tipo Eclipse ou Netbeans 6.1 (é a que eu uso porque o Eclipse deu-me alguns problemas) que te facilita muito a vida.
E pronto :P depois é só pesquisar sobre coisas mais especificas que queiras fazer, há imensos "plugins" para isto. Por exemplo se quiseres fazer parse de um ficheiro xml, o j2me não tem suporte nativo, mas podes sacar e aplicar na tua aplicação.

Espero ter sido útil.

Abraço
 
Obrigado pela a ajuda!
O netbeans tem documentação mas é muito limitada ou então não a vi bem, queria desenvolver algo um bocado complexo uma espécie de troca de ficheiros xml entre telemovel<->telemovel, computador<->Telemovel. Vou ver os sites que referenciaste xuxaki
 
Por exemplo se quiseres fazer parse de um ficheiro xml, o j2me não tem suporte nativo, mas podes sacar e aplicar na tua aplicação.

Alguém sabe me informar mais sobre isto do xml, como posso adicionar? Pelo que eu me apercebi o parser não é o que me interessa queria mesmo uma library que me permita ter uma classe xml, pois estou a usar a classe file
 
Última edição:
Não sei se percebi bem... Não queres um parser XML? Então queres o quê? A única coisa que vais encontrar na net são bibliotecas que te permitem criar mensagens XML de um lado, e fazer o parse do outro lado "descodificando" a mensagem.
 
Não sei se percebi bem... Não queres um parser XML? Então queres o quê? A única coisa que vais encontrar na net são bibliotecas que te permitem criar mensagens XML de um lado, e fazer o parse do outro lado "descodificando" a mensagem.

Pensava que havia alguma coisa que permita trocar ficheiros xml, se calhar estou a fazer alguma confusão.
 
Back
Topo