JAVA + MySQL - JDBC Driver - como compilar?

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boas pessoal,

estou aqui a ter um problema que já estou à várias horas a tentar resolver.
Instalei o netbeans e estive aqui a fazer um programazinho para me ligar a uma base de dados MySQL.
Tive de fazer download do driver próprio para MySQL (mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar)
Adicionei às libraries do Netbeans, e funciona!!

No entanto queria experimentar compilar isto mesmo na consola e não tenho estado a conseguir.

Tenho na pasta o ficheiro .java de código (tirei o package que o netbeans normalmente poem automaticamente) e o ficheiro jar do driver.
Já tentei várias combinações de comandos na consola com duas versões diferentes do JDK e não estou a conseguir.

Código:
javac -cp ./mysql.jar SQLconnect.java

java SQLconnect

dei o nome mysql.jar para não ter de estar sempre a escrever aquele nome todo... posso fazer isso, certo? Mesmo com o nome inteiro tb não dá.

Não dá erros a compilar, mas em runtime aparece:
Exception in thread "main" java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

Eu percebo que ele não está a localizar o mysql.jar, mas então como faço para ele o localizar?

Se eu correr com
Código:
java -cp ./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar SQLconnect
diz Could not find or load main class SQLConnect

Enfim, não estou a conseguir sair daqui.
Alguém que conheça bem estes problemas pode dar uma ajuda?
Na Internet há dezenas e centenas de páginas sobre isto, mas até agora nenhuma das soluções me resolveram o problema.

Cumps
 
Última edição:
Um truque muito fácil é compilares e depois ires ao jar do MySQL, abrires com o 7zip e extraires a pasta org. Depois abres o teu jar e metes lá dentro essa pasta org.
Outra opção é brincares com manifests mas acho que a primeira hipótese é mais rápida.
 
experimenta -cp ou -classpath ./;./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar (ou o outro nome que deste ao jar) ..isto em Windows, em Linux ./:./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar
 
experimenta -cp ou -classpath ./;./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar (ou o outro nome que deste ao jar) ..isto em Windows, em Linux ./:./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar

Aí nem sequer compila:
Código:
 javac -cp ./;./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar SQLconnect.java
javac: no source files
Usage: javac <option> <source files>
use -help for a list of possible options

Um truque muito fácil é compilares e depois ires ao jar do MySQL, abrires com o 7zip e extraires a pasta org. Depois abres o teu jar e metes lá dentro essa pasta org.
Outra opção é brincares com manifests mas acho que a primeira hipótese é mais rápida.

Eu não chego a gerar nenhum jar...

Enfim, estou a ver que isto só mesmo com o IDE. Mais fácil.
 
Back
Topo