1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

JAVA + MySQL - JDBC Driver - como compilar?

Discussão em 'Programação' iniciada por mauro1855, 18 de Novembro de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 1220)

1. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Boas pessoal,

estou aqui a ter um problema que já estou à várias horas a tentar resolver.
    Instalei o netbeans e estive aqui a fazer um programazinho para me ligar a uma base de dados MySQL.
    Tive de fazer download do driver próprio para MySQL (mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar)
    Adicionei às libraries do Netbeans, e funciona!!

No entanto queria experimentar compilar isto mesmo na consola e não tenho estado a conseguir.

Tenho na pasta o ficheiro .java de código (tirei o package que o netbeans normalmente poem automaticamente) e o ficheiro jar do driver.
    Já tentei várias combinações de comandos na consola com duas versões diferentes do JDK e não estou a conseguir.

Código:
    javac -cp ./mysql.jar SQLconnect.java

java SQLconnect

dei o nome mysql.jar para não ter de estar sempre a escrever aquele nome todo... posso fazer isso, certo? Mesmo com o nome inteiro tb não dá.

Não dá erros a compilar, mas em runtime aparece:
    Exception in thread "main" java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

Eu percebo que ele não está a localizar o mysql.jar, mas então como faço para ele o localizar?

Se eu correr com
    Código:
    java -cp ./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar SQLconnect
    diz Could not find or load main class SQLConnect

Enfim, não estou a conseguir sair daqui.
    Alguém que conheça bem estes problemas pode dar uma ajuda?
    Na Internet há dezenas e centenas de páginas sobre isto, mas até agora nenhuma das soluções me resolveram o problema.

Cumps

Última edição: 18 de Novembro de 2012
  2. Sir_Joca

Sir_Joca Power Member

Um truque muito fácil é compilares e depois ires ao jar do MySQL, abrires com o 7zip e extraires a pasta org. Depois abres o teu jar e metes lá dentro essa pasta org.
    Outra opção é brincares com manifests mas acho que a primeira hipótese é mais rápida.

3. mcog_blaster

mcog_blaster Power Member

experimenta -cp ou -classpath ./;./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar (ou o outro nome que deste ao jar) ..isto em Windows, em Linux ./:./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar

4. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Aí nem sequer compila:
    Código:
     javac -cp ./;./mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar SQLconnect.java
    javac: no source files
    Usage: javac <option> <source files>
    use -help for a list of possible options
    Eu não chego a gerar nenhum jar...

Enfim, estou a ver que isto só mesmo com o IDE. Mais fácil.

5. liquid_shadow

liquid_shadow Banido

Adiciona o jar com a classe em questão ao classpath qd executas o programa, cm ja foi dito.

Partilhar esta Página