JAVA

soloam

Power Member
Boas ppl!

Ando a querer aprender JAVA, mas ando com muitas duvidas nas varias versões que há! Procuro na net varios manuais mas não sei por onde começar! Quero aprender logo a mais recente e de forma a poder desenvolver aplicações para sistemas operativos e para ambiente web! Já tenho conhecimento de algumas linguagens como PHP, ActionScript, JavaScript, VB.net etc

- As minhas perguntas são:
- Qual a melhor versão? A mais recente!!!
- Podem me aconselhar algum livro? Sempre gostei dos livros da Wrox, mas qualquer outro é bem vindo! (claro que é a partir do zero, não pode ser logo nada mt avançado)
- Qual é o melhor IDE para usar?

Abraço
 
- 1.5 (5.0) ou 1.6 (sendo esta a mais recente)
- Livros aconselhados há por aí mtos no forum... é procurar! :P
- Deve ser um pouco ao gosto mas sem dúvida, para mim, o Eclipse (Em linux, para aprender e para programas mais simples, gostei do emacs (com o verde de fundo :P))
 
Boas ppl!

Ando a querer aprender JAVA, mas ando com muitas duvidas nas varias versões que há! Procuro na net varios manuais mas não sei por onde começar! Quero aprender logo a mais recente e de forma a poder desenvolver aplicações para sistemas operativos e para ambiente web! Já tenho conhecimento de algumas linguagens como PHP, ActionScript, JavaScript, VB.net etc

- As minhas perguntas são:
- Qual a melhor versão? A mais recente!!!
- Podem me aconselhar algum livro? Sempre gostei dos livros da Wrox, mas qualquer outro é bem vindo! (claro que é a partir do zero, não pode ser logo nada mt avançado)
- Qual é o melhor IDE para usar?

Abraço

java.sun.com
tem lá a IDE netbeans, muito boa (saca já com o developer kit, e vem a ultima versão)
A sun tem os toturials on-line...

Não existe melhor versão. A versão que o consumidor final tem é sempre a mais recente (porque o java dos PCs costuma fazer a actualização). Também existe o principio que o código das versões antigas funcione com as mais recentes
 
Última edição:
sem duvida que deves usar o eclipse a versao do eclipse é a 3.3 que tambem é a mais recente

possote recomendar um livro excelente em ingles...

Nome: "java an introduction to problem solving & programming"
autor: walter savitch
 
Pessoalmente prefiro o eclipse ao netbeans, mas julgo que isso é mais uma questão pessoal do que funcional, ambos são boas ferramentas!

Quanto ao assunto da thread, julgo que as diferenças a nível de programação entre o java 1.5 e o 1.6 não são significativas, mas se queres aprender começa por uma destas!

Quanto aos tutoriais, como já referiram acima, usa os da sun ;)
 
Encontrei um livro que dá pelo nome de "Sams Teach Yourself Java 6 in 21" o que me chamou á atenção foi a parte do JAVA 6... O que entendem por JAVA 6? Pode parecer uma pergunta parva mas a mim faz-me muita confusão visto que me disseram que a versão mais actual é a 1.5 e a 1.6... :$ Este não foi o único livro que vi com referencias a JAVA 6 ou JAVA 5 como é o exemplo de "Apress Pro Java EE 5 Performance Management and Optimization".

Abraço
 
Não te aconselho nem o NetBeans nem o Eclipse pra começares a programar, eu raramente uso essas ferramentas, Eclipse alias nunca usei, alem de serem bastante pesados, são uma complicação enorme,e escrevem metade do código e detecção de erros por ti, basicamente não aprendes muito...tens uma ferramentazita muito simpática q se chama JCreator, muito pequena e leve penso ser a melhor para começar, e mesmo pra depois, alias foi um professor universitário que me deu a conhecer essa ferramenta, e segundo ele é a que ele mais usa!

Para aprender podes usar o que já foi dito ou sacar aqueles software da Lynda com vídeos tds giros, lol.
 
Boas...

Eu ando a ver se me inicio nesta andanças de programação, mas admito que não sei rigorosamente nada...

O que é que me aconselham para me iniciar...

Nada de muito complicado :lol:
 
como alternativas tens o intellij idea e o gel ide. fiz a transição do gel para o eclipse com algumas dificuldades, mas agora n quero outra coisa. mas ja me disseram q para webservices o netbeans é sem duvida o melhor, mas n o posso comprovar. vai ser dificil mudar :P
 
Última edição:
como alternativas tens o intellij idea e o gel ide. fiz a transição do gel para o eclipse com algumas dificuldades, mas agora n quero outra coisa. mas ja me disseram q para webservices o netbeans é sem duvida o melhor, mas n o posso comprovar. vai ser dificil mudar :P


Ui ui...o gel e a loucura LOL :P
mas n aconselho...aconselho tb o eclipse....easy and will make the work ;)
abraço
 
Back
Topo