Javascript ou PHP

Bom dia amigos. Como vão?

Eu sei que essa pergunta é bem batida, mas como todo iniciante, já estou bem desanimado e frustrado com a vida nessa área, não sabendo nem mesmo por onde começar.

Sem levar em consideração o rumo que quero; front ou back, qual das duas linguagens vocês consideram mais fácil de se aprender? Javascript ou PHP?

Só quero saber da facilidade de aprendizagem a ficar bom nela.

Claro, depende da pessoa, estudos, o empenho e etc. Mas gostaria de saber na opinião de quem já conhece.

PS: Eu já fiz uns cursos de lógica, HTML e CSS.

Obrigado e Feliz dia dos Pais a vocês e aos seus pais.
 
@Pablo Carlos .. esta resposta pode ser influenciada por múltiplos factores. Se você quer uma resposta directa à pergunta: JS ou PHP, na minha opinião pessoal, a resposta será sempre Javascript.
 
No começo é tão difícil escolher alguma, dentre tantas opções. E não sei se é isso mesmo mas principalmente em grupos do Facebook vejo umas respostas meio que sem vontade de ajudar, muitos até com brincadeiras. Acho que não se lembram quando começaram que provavelmente passaram por esse momento também.

Obrigado pelas respostas. Boa semana pra vocês!
 
Aprende primeiro a programar em portugues.
Programar consiste simplesmente em descrever solucoes de problemas numa linguagem sem ambiguidades que uma maquina consegue entender.
Para saberes descrever a solucao de um problema, tens de entender primeiro o probema e depois a solucao. Isso faz-se na tua lingua nativa.
Quando isso estiver claro, entao traduzes para uma linguagem de programacao.
Dependendo do problema que queres resolver, vais escolher a linguagem que mais se adequa. Uma linguagem de programacao e uma ferramenta e deves dominar varias, tal como um carpinteiro deve saber como utilizar martelos, serras, berbequins, etc.

Nao interessa muito a linguagem com que comecas a aprender, desde que aprendas bem o basico. Tudo o resto e sintaxe, e isso aprendes a medida que fores precisando de usar outras linguagens.

Dito isto, acho que tanto PHP como Javascript sao linguagens horriveis para se aprender a programar. PHP tem uma sintaxe nada intuitiva, error handling fraco, nao tem um design consistente (e baseado em Perl, usa uma standard library baseada em C e as partes orientadas a objectos sao baseadas no C++ e no Java).
Javascript e uma linguagem tao complexa que a sua especificacao tem umas 800 paginas (https://www.ecma-international.org/ecma-262/5.1/ e uma leitura interessante). Existem paginas dedicadas as inumeras inconsistencias do Javascript que nunca foram (nem vao ser) corrigidas. Lida com objectos de uma forma unica (heranca por prototipagem) que pode ser confusa para quem esta a comecar.

Ha quem defenda que Smalltalk e a melhor linguagem para se aprender a programar, devido a sua simplicidade (a especificacao cabe num postal http://wiki.c2.com/?SmalltalkSyntaxInaPostcard ). Na minha opiniao, o Python e uma boa linguagem para comecar, com boa documentacao, simples, previsivel, com uma comunidade muito activa e bastante usada na industria.

Acima de tudo, nao desistas! Pouco a pouco as coisas vao comecar a fazer sentido!
 
Back
Topo