Que hardware é "recomendado" para ser usado com o JB?
Pergunto isto para saber o hardware do qual o Project Butter irá fazer pleno uso fruto. Certamente precisará de um bom GPU, certo?
Qual o ChipSet "mínimo" para usufruir dos tweaks do Project Butter?
Não sei se me fiz entender...
O "Project Butter" não é muito mais do que simplesmente alterar a prioridade dos processos para dar preferência ao "desenhar" da GUI com uma frequência de 60Hz, já que aceleração por hardware já existia desde o HoneyComb.
Não sei muito bem porque é que o Android não tinha isto há mais tempo já que o iOS, o MeeGo e o WP7 já têm isso desde o dia em que sairam.
Lembro-me de ler que a Google preferia dar prioridade ao input e à interactividade e não ao refrescamento da GUI, por ser mais funcional e menos cosmético.
Tanto quanto sei, para funcionar é preciso um GPU com compatibilidade OpenGL ES 2.0. Isso é qualquer Adreno 2xx, PowerVR Series 5, Geforce ULP, e muitos outros.
Além disso, é necessário que o GPU em questão tenha uma taxa de pixel fillrate que consegue acompanhar os 60Hz à resolução pretendida. Um GPU com baixo fillrate é suficiente para resoluções mais baixas e um GPU melhor é necessário para resoluções mais altas (tal como em tudo, não?).
Por exemplo, o Geforce ULP do Tegra 2 está estimado nos 1200 MPixel/s.
Para um tablet com resolução 1280*800 e o refrescamento a 60Hz, temos:
1280*800*60= 61MPixel/s -> este valor depois multiplica-se por cada "tela" sobreposta que existe na GUI (transparências, home screen em background, vídeos, etc.).
Daqui, podemos ver que o Tegra 2 com 1200MPixel/s é suficiente para os 1280*800 até ser necessário desenhar ~20 telas ao mesmo tempo (acho que o Android limita praí nas 5, portanto está "confortável").
Pegando agora num Adreno 200 de primeira geração no MSM7227 do Sapo A5, a fillrate é de 133MPixel/s.
Se este GPU fosse desenhar a GUI de um tablet com 1280*800, ia engasgar-se todo porque na prática só consegue desenhar 2 "telas" a 60Hz, que consomem 61MPixel/s cada uma.
No entanto, para um smartphone com 800*480 de resolução, cada tela consome 800*480*60 = 23MPixel/s, que "cabem" bem nos 133MPixel/s que o GPU é capaz de dar.
(aqui faltam também considerações de largura de banda mas acho qeu à partida o maior limitador numa interface 2D é mesmo o pixel fillrate)
Dito isto, é como disse o bseixas.
Um Adreno 200 "antigo" é suficiente para correr o "Project Butter". Se alguma companhia disser que o smartphone X ou Y não vai levar com o update para 4.1 porque o hardware não o suporta, o mais provável é ser uma grande mentira para incentivar as pessoas a comprar um modelo novo.