jguilhas

jguilhas

Power Member
Boas

O meu nome é jguilhas e comprei recentemente uma DSLR usada para aprender a dar os primeiros passos.

Sou total e inteiramente novato, pelo que agradeço todo o input que quiserem oferecer.


A foto inaugural: Velha Vizinha




Uploaded with ImageShack.us

Cumprimentos
 
Ora bem-vindo, parabéns pela compra, agora é praticar :), estás a vontade para expor aqui os teus progressos.
Quanto as fotos, bem, o que posso dizer, é primeiro, tentar descentrar um pouco os motivos (tenta ver rule of thirds, ou regra dos terços), tirando alguns casos específicos, as coisas têm mais impacto não ficando logo a meio da foto.
Depois em relação aos pretos e brancos, tentar dar-lhe um pouco mais de contraste, de maneira a que haja mais preto e mais branco (e menos cinzento).
Depois sempre aconselhável, tentar ver muita foto para tentar apanhar umas ideias.
 
Obrigado pelo feedback. Vou ter essas considerações em conta. As fotos do poste foram uma tentativa de HDR bastante falhada lol. Mas foram primeiras tentativas. Dificilmente acertaria à primeira. Ainda não tenho grande coisa fotografada. Só uns momentos em família que não me sinto à vontade de expor.As próximas terão controlo de qualidade mais apertado.Obrigado
 
Candeeiro BW_2




Uploaded with ImageShack.us

Um crop atendendo aos comentários e algumas afinações no BW.

Ainda não fotografei muito mais coisas, pelo que me tenho dedicado mais a alguns aspectos da edição. Mas ainda estou verdinho que nem uma alface... LOL

Cumprimentos
 
Última edição:
Valeu a tentativa nesta ultima foto, Está para ali uma mistura de Brancos,Cinzas e Pretos.
A foto em si também não ajuda muito, continua a fotografar e a expor as tuas fotos aqui.

Um abraço e bom fds.
 
Última edição:
Boas

Para mim o BW levanta sempre muitas questões, em termos de edição. Ainda não consegui chegar ao resultado que pretendo e não consigo perceber onde estou a falhar. Sei que há vários tutoriais para BW mas acabam por ser métodos tão diferentes que ainda não me decidi.

Será que os mais entendidos podem recomendar métodos para chegar a boas fotos em BW, em Photoshop?

Cumprimentos e obrigado pela paciência
João Coelho
 
Vou investigar então. É que no Photoshop a uma certa altura já não sei em que mexer mais para conseguir chegar ao efeito que pretendo. No vosso entender, que parâmetros devem ser alterados para que se obtenha uma boa foto BW? Eu costumo ir ao chanel mixer, mas sei que há pessoas que mexem primeiro noutros aspectos da foto e só por fim aplicam o preto & branco. Devo aumentar saturação ou contraste ou outros? É esse o segredo?

Cumprimentos
 
O channel mixer não é uma má ferramenta, mas é um bocado complicada. Já experimentaste mesmo o "Black and White" adjustment layer? É mais intituitivo. Depois metes uns curves por cima e brincas um bocado com a densidade e contraste.
 
"Duas Bonecas"

Gosto, na minha opinião só pecas-te na composição da fotografia, a meu ver.
Eu colocaria o queixo da menina por cima da cabeça da boneca, e brincava mais com a edição da própria fotografia.
Continua :) Bons "Tiros"
 
Boas

Agradeço os comentários. Eu compreendo o que diz em relação à composição, mas acredite ou não, foi um disparo absolutamente espontâneo, pelo que só posteriormente é que vim pegar nela para editar.

Quando diz que brincava com a edição, em que sentido?

Cumprimentos
 
Boas

Agradeço os comentários. Eu compreendo o que diz em relação à composição, mas acredite ou não, foi um disparo absolutamente espontâneo, pelo que só posteriormente é que vim pegar nela para editar.

Quando diz que brincava com a edição, em que sentido?

Cumprimentos

Acredito jguilhas, quanto a edição eu tentava realçar mais o "motivo" , como eu adoro "vinhetas" acho que aplicaria nesta fotografia.
Está uma boa fotografia, gostei.

Abraço e bons tiros.
 
Obrigado pelo feedback uma vez mais. Apesar de ser um verdadeiro novato nestas andanças tem-me dado muito prazer fotografar. Pode ser de estar no início mas dou comigo a olhar para as paisagens e para as situações e a enquadrá-las mentalmente. Quando tenho depois a máquina na mão, nem sempre o resultado é como esperava mas faz parte do processo, creio eu.

Quando tiver tempo, vou explorar um pouco seguindo a sua dica e, se o resultado convencer, publico.

Cumprimentos
 
Obrigado pelo comentário. Fiz HDR e depois PS para dar uns toques na edição. Gostei do resultado final, mas realmente o que faz a foto é a praia em si, que é lindíssima e da qual tenho grandes recordações.

Cumprimentos
 
Back
Topo