jjmaia



Ja ca nao vinha ha muito, tenho varias fotos para postar, mas nao tenho tido tempo :p
Gostava de ter feito mais crop para se ver melhor a erva, mas depois perdia as quedas de agua
 
Demasiado confusa a foto. Talvez por o background ter tons semelhantes à relva. As folhas castanhas também não ajudam nada. Aliás até acho que acabam por atrapalhar ainda mais a composição. A única coisa que alterava era o DOF para que o fundo ficasse mais 'desfocado' e assim ajudar a definir melhor o elemento principal.
 
Pa, foi por a maquina no chao e tirar a foto :p
Eu gosto de ver as folhas castanhas. Quano ao DOF, usei f8 para ter uma velocidade lenta, com 2.0 desfocava mais mas ficava com a agua congelada. Acho que tenho uma a 2.8, depois posto :)
 
Tens de arranjar um filtro ND para começar a tirar proveito de velocidade lenta aliada a uma grande abertura, para conseguires esse DOF mais agradável. Há uns baratos (não tão bons claro) mas que já dão para ires treinando. Vão exigir um pouco mais de trabalho em termos de post, pois normalmente os ND baratinhos acabam por deixar a imagem com uma tonalidade diferente, menos contraste etc, mas nada que te impeça de ter bons resultados no início.
 
Tens de arranjar um filtro ND para começar a tirar proveito de velocidade lenta aliada a uma grande abertura, para conseguires esse DOF mais agradável. Há uns baratos (não tão bons claro) mas que já dão para ires treinando. Vão exigir um pouco mais de trabalho em termos de post, pois normalmente os ND baratinhos acabam por deixar a imagem com uma tonalidade diferente, menos contraste etc, mas nada que te impeça de ter bons resultados no início.
Tenho ideia que ele tem um ND [emoji14]
 
Sim tenho. Como disse, foi só pousar a máquina, tirar foto e ir embora. Tenho uma que foi tirada a 2.8, a diferença de desfoque é pequena para essa :)
 
Não leves a mal @jjmaia mas esta penúltima é daquelas que eu até apagava o raw. Muito confusa e não se percebe o ponto.

Se calhar com uma 50mm a 1.4 ou cena assim, apontada à erva, ainda desse algo... Assim não.
 
Nao levo a mal, e' com criticas construtivas que se aprende :)
Achei engraçado ver a erva congelada, era a lente que tinha comigo na altura (tokina 11-20), portanto tirei a foto.
Nao tenho 50mm 1.4, mas queria ver se arranjava uma 1.8, mas esta difícil de arranjar uma a 50£ :p
 
Nova custa £90 (nao tenho interesse na G, mas sim na D), nos usados bate sempre ali nas £70, nao quero comprar usada para poupar apenas £20. Tenho acompanhado leiloes mas acabam sempre acima dos 60, queria tentar uma abaixo dos 60.
 
Nova custa £90 (nao tenho interesse na G, mas sim na D), nos usados bate sempre ali nas £70, nao quero comprar usada para poupar apenas £20. Tenho acompanhado leiloes mas acabam sempre acima dos 60, queria tentar uma abaixo dos 60.
Também tenho a versão D da 50mm e penso que na altura me custou cerca de 100€. Confesso que não faço ideia de como anda o preço delas agora, mas a lente para o preço dela é top. Ainda considerei a 1.4 mas a diferença de preço fez-me ir para a 1.8 [emoji14]
 
Eu também tive uma dessas 50mm 1.8 D, e não era má.
Mas depois de a comparar com outras lentes, nomeadamente a 50mm 1.8 G, nota-se que é uma lente velhinha.

Pela minha experiência, a 50mm 1.8 D, só será boa a partir de f/2.2, mais ou menos (a f/2.8 já é bem jeitosa). A f/1.8 é muito soft mesmo...

Henrique, porque não considerar a Tamron 15-30mm f/2.8 VC? Todos dizem que é melhor do que a 14-24mm 2.8, e é mais barata.
Mas por £500 será sempre complicado (uma ou outra) :D

Cumps
 
Segundo o que tenho lido, da g para a d não há diferenças de qualidade de imagem. Atenção que há 3 lentes 50mm F1.8,deves estar a falar da anterior?
 
Estou a falar desta.

2137_AF_NIKKOR_50mm_f-1_8D.png


As diferenças não são abismais, mas toda aberta vais notar bem.
A 50mm 1.8 D é muito gira, pequena e leve. Faz um barulho de foco muito característico das lentes da altura, mas safa-se bem.
Só "não gostava" dela a f/1.8 - eu gosto que as minhas lentes sejam boas "todas abertas" :D

Cumps
 
Segundo o Ken Rockwell, a G:

"Weighs more, costs more, and does the same thing, but with instant manual-focus override, much more distortion and the ability to autofocus on Nikon's cheapest DSLRs."

Como tenho uma D7200 nao preciso de motor de foco e muito menos quero gastar mais :p
 
Não te fies muito no Ken Rockwell :P
Não tou a dizer para te fiares mais em mim, mas deve ser ela por ela :D

Faz os micro ajustes, que estas lentes precisam quase sempre (aliás, eu fiz em todas as lentes que tinha à excepção da 70-200mm f4 e da Tokina 100mm)...
Mas não esperes que seja muito boa a f/1.8.

Cumps
 
Back
Topo