jmmsmm

Vendeste a alma... :nonono2: Realmente é um país pequeno, mas não nos cruzámos. Eu entrei já (muito) depois de 98. Como já deves ter calculado pela especialidade, estive em Sintra. Mas por acaso cheguei a ir a Tancos... Saltar de um avião a +-5000 pés, é uma coisa única! :D Beja, só de visita mesmo. :( Cheguei a estar dentro de um Caracol, mas infelizmente não saiu do hangar.
Qualquer dia tenho que ir tirar umas fotos aéreas e matar as saudades da manche. :p BTW, foste instrutor nos Zangões, certo?

Bom, parece que tens mesmo que ir pelos pannings quando estão na pista. :) Ou então exposições mesmo muito longas, com monopé.
 
Vendeste a alma... :nonono2: Realmente é um país pequeno, mas não nos cruzámos. Eu entrei já (muito) depois de 98. Como já deves ter calculado pela especialidade, estive em Sintra. Mas por acaso cheguei a ir a Tancos... Saltar de um avião a +-5000 pés, é uma coisa única! :D Beja, só de visita mesmo. :( Cheguei a estar dentro de um Caracol, mas infelizmente não saiu do hangar.
Qualquer dia tenho que ir tirar umas fotos aéreas e matar as saudades da manche. :p BTW, foste instrutor nos Zangões, certo?

Bom, parece que tens mesmo que ir pelos pannings quando estão na pista. :) Ou então exposições mesmo muito longas, com monopé.

Mau...:):)... fui instructor nos zangões em beja, sim senhor...:):) gostava de saber como descobriste essa...:):)
Se soubesses as saudades que tenho desses tempos...
Bem, nada a fazer... isto na civil é um bocado secante, mas acaba-se por fazer umas coisas giras... é como tudo na vida... (não vendi a alma... senti um chamamento...;)...)

Sinceramente nunca gostei muito de fotos de aviões... só experimentei agora recentemente os pannings pois é algo que não é fácil fazer... e eu gostava de os saber fazer bem... como os que tens na tua galeria, por exemplo... mas vou lá chegar...:):)... daqui a uns anos...8|
Estou na fase da experimentação da velocidade de obturação... mas fico com a sensação que nunca acerto na mais correcta...
Conto com a tua ajuda... e de outros também, que o saibam fazer...
 
Foi fácil chegar lá... :) Se és piloto e tiras fotos de acidentes, só podes fazer transporte de vitimas, que obrigatoriamente é feito de heli. Ora se o teu brevet é de heli, à partida terias sido instrutor nos Zangões. Não fazia muito sentido teres saído dos Caracois ou Roncos para ir pilotar helicópteros.

Em relação aos pannings, também não sabia grande coisa, fiz como achei que era. No entanto já me disseram para começar com velocidades mais altas, na ordem dos 150 ou 200. Para velocidades de 60 e 80 já me recomendaram usar o monopé. E uma lente pesada ajuda. Depois é meter a máquina em AI Servo, disparo contínuo e ir "metralhando" enquanto se seque o veículo, tendo em atenção para tentar manter sempre o ponto de focagem na mesma parte do veículo (só essa parte vai ficar 100% focada).
Por exemplo, nos carros, disseram-me para escolher o ponto de focagem mais à direita (quando o carro está a ir para a direita) e manter sempre esse ponto na frente do carro, tipo na matricula ou isso. Assim a frente foca e fica nítida, mas a trazeira fica com algum motion blur, criando um efeito fixe.
 
Foi fácil chegar lá... :) Se és piloto e tiras fotos de acidentes, só podes fazer transporte de vitimas, que obrigatoriamente é feito de heli. Ora se o teu brevet é de heli, à partida terias sido instrutor nos Zangões. Não fazia muito sentido teres saído dos Caracois ou Roncos para ir pilotar helicópteros.

claro... óbvio...:) INEM... é a minha vida... o único problema está nas fotos... só desgraceira :(...
bom, mas é compensado pelo benefício que trás a quem precisa...

Em relação aos pannings, também não sabia grande coisa, fiz como achei que era. No entanto já me disseram para começar com velocidades mais altas, na ordem dos 150 ou 200. Para velocidades de 60 e 80 já me recomendaram usar o monopé. E uma lente pesada ajuda. Depois é meter a máquina em AI Servo, disparo contínuo e ir "metralhando" enquanto se seque o veículo, tendo em atenção para tentar manter sempre o ponto de focagem na mesma parte do veículo (só essa parte vai ficar 100% focada).
Por exemplo, nos carros, disseram-me para escolher o ponto de focagem mais à direita (quando o carro está a ir para a direita) e manter sempre esse ponto na frente do carro, tipo na matricula ou isso. Assim a frente foca e fica nítida, mas a trazeira fica com algum motion blur, criando um efeito fixe.

o único parâmetro que utilizo de forma diferente, é a focagem... utilizo manual... mas talvez ainda mal habituado à slr que tinha anteriormente... só me safava assim... com a 40d ainda não experimentei o AI Servo... vou fazê-lo nas próximas tentativas...:)

olha uma foto do Pedro hispano.... tu andas a sobrevoar a minha casa... vout descobrir.. lool
:lol:

e gostas do barulho nocturno...!? lol... ainda esta última noite te chateei... ;) mesmo assim não foi muito tarde, 02:00...
enfim... qualquer dia o pessoal vizinho "boicota" o helicóptero... lol
 
Por acaso aqui à tempos estive para me inscrever para o INEM, mas a equipa de helicóptero tem que ser toda especializada. Só podia ir para condutor/socorrista. :(
 
pois tem...
1 médico (normalmente anestesista ou medicina interna ou cirurgia)...
1 enfermeiro...
2 pilotos... e mecânico...
o helicóptero leva dois doentes e 6 passageiros...

normalmente aparecem concursos para TAE... são os tripulantes das ambulâncias INEM e um dos tripulantes das novas ambulâncias SIV, que o INEM está a espalhar pelo país fora... além de 1 enfermeiro...

tens também a possibilidade de concorrer a operador de central CODU... mais conhecido pelo 112... muito stressante, diga-se de passagem... estilo controlador aéreo... fazem as activações dos meios além de alguma triagem, também... sempre apoiados por médico e enfermeiro...

helicópteros, só temos 2... um no hospital pedro hispano (matosinhos) e o outro no aeródromo de tires (cascais)... o norte e centro/norte são nossos e o sul centro/sul são do de tires... imagina, é "non stop"...:(
 
Pois... CODU não era comigo... Volta e meia passava umas tardes na torre com um amigo que é TOCART e aquilo é assim meio para o stressante (não em Sintra, claro). TAE é que se calhar qualquer dia concorro... Asas, rodas, lemes, é tudo igual. :) E sempre estou a ajudar pessoas (mesmo tendo a consciência que muitos nesta altura não merecem, especialmente os do próximo mês).
 
yap eu dei conta... moro em freixieiro... lool
falast em mecanico??
n precisam de 1?? :lol:

so percebo de hondas e volvos mas pod ser que me safe nos heli´s... :P

dve ser muito louco andar a sobrevoar os ceus... apesar de muito stressant e da responsabilodade que voces teemde chegar rapido para salvar vidas....
 
Última edição:
Pois... CODU não era comigo... Volta e meia passava umas tardes na torre com um amigo que é TOCART e aquilo é assim meio para o stressante (não em Sintra, claro). TAE é que se calhar qualquer dia concorro... Asas, rodas, lemes, é tudo igual. :) E sempre estou a ajudar pessoas (mesmo tendo a consciência que muitos nesta altura não merecem, especialmente os do próximo mês).

lol... tens razão... também não era comigo... e no CODU atura-se de tudo...
no site do INEM tens sempre updates aos concursos...
e a tendência é para aumentar a procura...;)

yap eu dei conta... moro em freixieiro... lool
falast em mecanico??

n precisam de 1 ??

so percebo de hondas e volvos mas pod ser que me safe nos heli´s... :P

dve ser muito louco andar a sobrevoar os ceus... apesar de muito stressant e da responsabilodade que voces teemde chegar rapido para salvar vidas....

é muito cativante e muito gratificante... quando se tem um final feliz...

bom, em relação ao mecânico...

se estiveres preparado para voar agarrado ás pás do helicóptero... :):)

http://www.techzonept.com/[URL=http...g175/7145/img0222mediumgv1.th.jpg[/IMG][/URL]

para mexer em motores destes, que são "quase" parecidos aos dos volvos ou hondas que estás habituado...;)

http://www.techzonept.com/[URL=http...g167/2959/img0215mediumao3.th.jpg[/IMG][/URL]

para meteres o braço dentro de um buraco e tratares de 2000 cavalos com uma chave de fendas...

http://www.techzonept.com/[URL=http...g236/7408/img0223mediumqj9.th.jpg[/IMG][/URL]

depois de um dia de trabalho... a única recompensa que tens... água da torneira... :):)

http://www.techzonept.com/[URL=http...mg261/909/img0212mediumjz3.th.jpg[/IMG][/URL]

e mesmo assim, terminares com boa disposição... (desculpem a desfocagem, mas o gajo não parava quieto...:)...)

http://www.techzonept.com/[URL=http...g296/5866/img0242mediumki6.th.jpg[/IMG][/URL]


então,... estás pronto para ser... mecânico de helicópteros...:)
 
Olha que tens aí umas fotos muito boas... :)

Também fazem testes de motores (perdas) com esses? Disseram-me que no isso no EH101 é engraçado.

Podias era ver se apanham um dia mais "relaxado" para fazeres umas fotos aéreas. Se quiseres posso dar-te uma mãozinha enquanto tiras fotos. :D
 
sim tou preparado para isso.... venham de la os 2000cv.. quando é k se pode dar uma olhadela ao vivo a esse material??? tenho imensa curiosidade... :wow: e é a compensação por me acordares imensas vezes.... assim como um baptismo de voo de heli... é que n é plo guito ms n m aptcia ir dar 50€ ao men da douro azul que tm a mania que percebe d astraunata... lol
 
Última edição:
Olha que tens aí umas fotos muito boas... :)

Também fazem testes de motores (perdas) com esses? Disseram-me que no isso no EH101 é engraçado.

Podias era ver se apanham um dia mais "relaxado" para fazeres umas fotos aéreas. Se quiseres posso dar-te uma mãozinha enquanto tiras fotos. :D

obrigado rui marto.

aqui só se faz manutenção de linha... imagina o barulho dos testes num hospital...lol... passavam os doentinhos todos para a ala da psiquiatria... :):)

tiro muitas fotos em voo, mas tenho a sensação que sai sempre o mesmo... as paisagens são sempre muito idênticas... sinceramente prefiro as que tiro no chão...

quanto à mãozinha... preferia que tirasses tu as fotos e deixasses o resto comigo... :D...

sim tou preparado para isso.... venham de la os 2000cv.. quando é k se pode dar uma olhadela ao vivo a esse material??? tenho imensa curiosidade... :wow: e é a compensação por me acordares imensas vezes.... assim como um baptismo de voo de heli... é que n é plo guito ms n m aptcia ir dar 50€ ao men da douro azul que tm a mania que percebe d astraunata... lol

lol... ok ok... combinado... é justo... :)
se quiseres ver de perto e tirar umas fotos e até entrar, sentares-te e "brincar" com os botões, tudo bem... mandas-me PM e acerta-se o dia e a hora...
quanto à voltinha... aí já é mais complicado... normalmente só transportamos pessoas que não pedem...;)... e a maior parte nem sabe, nem vem a saber que a deu...

o astronauta...lol... essa tá boa...
bom, o piloto é outro, esse é o dono da empresa...
e realmente pagar 50€ por poucos minutos... enfim, posso-te dizer que não é muito e pode até ser uma experiência muito gira... mas infelizmente há sempre outras prioridades...€€€...

a única hipótese de o fazeres connosco é atravessares a pé a IC1 e levares uma caqueirada de um automóvel... aí tens-nos à perna... ;)... (just kidding...:)...)
[URL=http://img175.imageshack.us/my.php?image=p1000905mediumpf1.jpg][/URL]
 
obrigado rui marto.

aqui só se faz manutenção de linha... imagina o barulho dos testes num hospital...lol... passavam os doentinhos todos para a ala da psiquiatria... :):)

tiro muitas fotos em voo, mas tenho a sensação que sai sempre o mesmo... as paisagens são sempre muito idênticas... sinceramente prefiro as que tiro no chão...

quanto à mãozinha... preferia que tirasses tu as fotos e deixasses o resto comigo... :D...

Para fotos em voo, como tens um campo de visão muito mais alargado, convém ser logo após uma chuvada. Assim o ar fica limpo e a máquina consegue fotos com nitidez até ao horizonte. A própria linha do horizonte fica muito mais definida, especialmente no mar.
Depois é uma questão de arranjares uma paisagem fixe para fotografar.

Quanto à mãozinha, ok. Numa coisa com hélices também acho que é melhor tirar eu as fotos, mas se arranjares alguma coisa com asas já podemos tirar os dois. ;)

Por acaso tenho andado com muita vontade de ir para o ar, aproveitava e tirava umas fotos. Tenho um familiar com uns ultra-leves, mas é complicado combinar um dia porque ele mora longe. Se não olha, vou ver se há alguma empresa que faça saltos de paraquedas aqui na zona. Costumo ver muitos parapentes com motor, se calhar dá para alugar.
 
claro... nada como uma boa chuvada para limpar a poeira...

no ar, realmente tens uma perspectiva completamente diferente, como sabes... outro bom meio para se conseguirem imagens impecáveis é o balão... num dia de boa visibilidade conseguem-se milagres... lento e sem vibrações... e tens tempo para tudo...
se algum dia tiveres oportunidade, aproveita... é impecável para disparar paisagens fixes...:)

nova foto em destaque
(alguns brancos queimados e tal... o bokeh também não é dos melhores... mas gosto do cão e das mãos...:)...)

[URL=http://img157.imageshack.us/my.php?image=pastoralemomediumdn1.jpg][/URL]
 
Em termos de composição saiu muito boa, no aspecto técnico da coisa podia estar melhorzita (dados os meios envolvidos ;) ), mas o principal é que gostes.

PS. O bicho é teu? É lindissimo.
 
não é meu, mas gostava que fosse...:)

tens razão... mas antes de correr para aquela posição, tinha estado a tentar lamber a minha cara comigo deitado na relva...:)... e foi daí que "disparei"... aliás... o enquadramento foi "cropado"...;)

imagina a original...:drooling:
 
Back
Topo