jncevcosta

O tempo para fotografar não tem sido muito, mas este fim de semana lá deu para apanhar mais um gato :D



Edição um pouco diferente do que estou habituado a fazer, mas até nem desgostei dos resultados. O que acham?
 
Estou a ver no telefone, mas parece-me bem focadinha, e o gato é fofo ;)

Melhorava se te tivesses baixado um pouco mais para a altura dos olhos dele, e o fundo não é o mais apelativo.

Mas sei bem o que custa fotografar gatos, e conseguir conciliar isso tudo sem eles se pisgarem num ápice ;)
 
Última edição:
Estou a ver no telefone, mas parece-me bem focadinha, e o gato é fofo ;)

Melhorava se te tivesses baixado um pouco mais para a altura dos olhos dele, e o fundo não é o mais apelativo.

Mas sei bem o que custa fotografar gatos, e conseguir conciliar isso tudo sem eles se pisgarem num ápice ;)

Obrigado! :) Ainda por cima eles não deixam as pessoas chegarem perto. A minha namorada tem em casa mais de 8 gatos que foram aparecendo por lá mas não deixam que as pessoas se aproximem. Com a 18-35 foi o melhor que consegui. E mesmo assim estive mais de 30 minutos atrás do gato que o sacana não parava quieto :D

Quando tiver uma 70-200 pode ser que seja mais fácil :P
 
Já andava a ressacar de fotografar paisagem. Nos último fins de semana quase não tive tempo para fotografar. Mas este lá deu para ir passear. Ora o destino foi Chaves.

Acabei por sair de Braga já tarde o que fez com que tivesse muito pouco tempo de luz. Mesmo assim lá deu para finalmente fotografar e experimentar o Haida 10 stops :D

Deixo aqui algumas.









 
Adoro essas cores rosa/roxo. Infelizmente aqui o por do sol calha durante o horário de trabalho, mas já falta pouco para ser fora :p
 
O tempo vai sempre depender da luz, e abertura... Na prática, é meter 10 stops em cima do tempo sem fitro.

@costa, a fotometria batia-te certo? Ou seja, com o fotometro zerado, a exposição ficava correta?
 
O tempo vai sempre depender da luz, e abertura... Na prática, é meter 10 stops em cima do tempo sem fitro.

@costa, a fotometria batia-te certo? Ou seja, com o fotometro zerado, a exposição ficava correta?

Tirando a segunda foto que ficou subexposta porque a máquina só deixa 30" o resto andou sempre nos 25" ou menos :)
 
A minha pergunta não tem a ver com as tuas fotos (que estão boas), tem a ver com o facto de, quando testei o meu filtro, para ter uma exposição correcta, o meu fotómetro indicava-me que a foto ia sair sobreexposta.

Mesmo alterando o modo de medição, não obtive diferenças significativas na fotometria (naquele caso o que fazia mais sentido era a matricial).

Foi um pouco por tentativa erro até achar o tempo ideal de exposição, mas fiquei ali um pouco à toa.

Esses 25/30 segundos que utilizaste, como é que lá chegaste?

Ainda não aprofundei a questão, mas uma forma que me parece precisa se não quiser andar a perder tempo a testar diferentes tempos, é ver a exposição correcta sem filtro na abertura que definir, ver o tempo de exposiçao, meter o filtro e multiplicar o tempo por 1000.

Tenho que testar.
 
A minha pergunta não tem a ver com as tuas fotos (que estão boas), tem a ver com o facto de, quando testei o meu filtro, para ter uma exposição correcta, o meu fotómetro indicava-me que a foto ia sair sobreexposta.

Mesmo alterando o modo de medição, não obtive diferenças significativas na fotometria (naquele caso o que fazia mais sentido era a matricial).

Foi um pouco por tentativa erro até achar o tempo ideal de exposição, mas fiquei ali um pouco à toa.

Esses 25/30 segundos que utilizaste, como é que lá chegaste?

Ainda não aprofundei a questão, mas uma forma que me parece precisa se não quiser andar a perder tempo a testar diferentes tempos, é ver a exposição correcta sem filtro na abertura que definir, ver o tempo de exposiçao, meter o filtro e multiplicar o tempo por 1000.

Tenho que testar.

Foi a máquina que lá chegou. Ainda consegui focar com o filtro colocado. E em qualquer uma das fotos também usei medição matricial.

Quando não consigo focar com o filtro colocado o que faço é ajusto tudo sem filtro, abertura, focagem e composição. Recolho os valores mostrados pela máquina para o conjunto abertura/velocidade e coloco a máquina em manual e também desligo a focagem automática. Pego no telemóvel abro a app ND Filter Calculator (https://play.google.com/store/apps/details?id=fr.bazaltik.ndcalc) e coloco na máquina a abertura que defini antes e a velocidade que a app diz.

Espero agora conseguir explorar melhor este campo dos filtros ND que ainda sou muito novato nisto :P
 
O que o programa faz é o que eu estava a dizer... Multiplica o tempo sem filtro por 1000 ou proximo disso. Mas ok, escusamos de andar a fazer contas :)

Pois, para ficar com a foto bem exposta o meu fotometro (com o filtro metido) não ficava zerado... Gostava de ouvir mais opiniões/experiencias acerca disto.
 
O que o programa faz é o que eu estava a dizer... Multiplica o tempo sem filtro por 1000 ou proximo disso. Mas ok, escusamos de andar a fazer contas :)

Pois, para ficar com a foto bem exposta o meu fotometro (com o filtro metido) não ficava zerado... Gostava de ouvir mais opiniões/experiencias acerca disto.

No fim de semana a ver se experimento isso que dizes e depois digo alguma coisa. Ou se conseguir até logo posso tentar ver :)
 
Back
Topo