Opinião Jogar no PC: Secretária VS Sofá?

Bugu1990

Power Member
Boas, tudo bem?

Sempre fui jogador de PC e desde os tempos do velhinho 386 e dos meus 8 anos de idade, sempre joguei na secretária.
Claro que os tempos foram evoluindo e agora em vez do CRT de 14 polegadas da altura, jogo num monitor de 27 polegadas 144hz com Gsync, uso um teclado mecânico, rato de gaming, comando Xbox 360 e tenho o meu setup de DAC externo e colunas.

No entanto, recentemente arranjei uma PS3 com o objectivo de finalmente fazer uma playtrough do The Last of Us.
Por incrível que pareça, nunca tinha jogado o jogo e consegui fazer a minha primeira playtrough agora e 100% spoiler free.
Mas o que eu também retive da experiência foi que gostei muito de jogar sentado no sofá, com os pés em cima do poof. Foi confortável e diferente apesar da velhinha TV de 42 polegadas e 1080p.

Depois da experiência pus-me a pensar numa ideia maluca que consistia em fazer um downsize do meu pc para ITX numa node 202, vender os meus periféricos e comprar um comando Xbox One Bluetooth e vender o meu monitor e setup de som para financiar uma nova TV de 55 polegadas e 4k.
E assim passar a tempo inteiro para jogar no sofá.

Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre esta ideia. Se alguém fez algo semelhante e o que acharam da troca. Se estão satisfeitos.

Ou então outra hipótese, podia ser deitar fora a cadeira do Ikea que tenho na secretária que nem a inclinação regula e comprar uma DX Racer ou assim. Será que isso ia fazer muita diferença no conforto e gaming de secretária?

Desde já agradeço as opiniões.
Cumprimentos.
 
Uma DXRacer não é nenhum supra sumo de conforto.

Agora tudo depende de que tipo de jogos costumas jogar. FPS para mim fazem-me impressão numa consola. De resto, acho que também prefiro estar no sofá, sendo que já passo 8 horas em frente a um PC.
 
Uma DXRacer não é nenhum supra sumo de conforto.

Agora tudo depende de que tipo de jogos costumas jogar. FPS para mim fazem-me impressão numa consola. De resto, acho que também prefiro estar no sofá, sendo que já passo 8 horas em frente a um PC.

Eu disse DX Racer a título de exemplo. Pode ser uma Noble ou assim.
Gostava de saber se uma cadeira dessas XPTO fazia uma grande diferença.
Ou se o sofá é sempre o sofá. :)
 
eu tenho ambos os sistemas, e esquece jogar consola no sofá é uma coisa, pc esquece tem de ser na secretária, o melhor é ter uma boa secretária onde possas ter o setup todo consolas e pc e um monitor na ordem dos 40 polegadas, e uma boa cadeira e tens o melhor dos dois mundos, esqueces logo o sofá...
 
Meu rico sofá :D. Atualmente, além da PS4, jogo no PC, o qual está ligado à TV por HDMI, e com o comando da Xbox One ligado por wireless, além de teclado wireless com TrackBall integrada, posso ter uma experiência de "consola", no sofá/chaise long, perfeitamente wireless e sem stress nenhum de ligações, mas com qualidade e fluidez de PC (que foi montado com o critério de silêncio).
 
Não é o meu caso mas o de um bom amigo meu, sofá confortavel + Televisor 4K 60', é uma experiencia fenomenal, o detalhe da imagem é algo de fantástico, jogamos sem nenhuma latencia, perfeitamente suave.

Só peca pelo preço de uma boa TV 4K, qualquer brinquedo hoje em dia marca 4K, mas algo com qualidade de imagem, baixa latencia é bastante puxado, para não falar no sistema para alimentar essa resolução (ele usa um i7 com uns 6 anos e uma GTX 1070).
 
Para singleplayers, se tiveres uma boa TV 4k (e com HDR, que é mais importante do que o 4k) deve ser uma experiência espetacular, superior a uma secretária sem dúvida.
Para multiplayers claro que é preferível jogar na secretária, como está tudo mais perto estás mais concentrado..

Como nota pessoal, eu jogo sempre na secretária, mas é porque não tenho escolha: A minha TV é uma 1080p já com 8 anos prai, e tem bastante input lag (lembro-me na altura em que só jogava na TV COD Black Ops e depois liguei a consola ao monitor e parecia um jogo diferente, melhorou drasticamente a minha gameplay :D) e só planeio trocar quando houver uma TV 4k HDR com baixo input lag e que não seja de arrombar a carteira (o input lag ainda é um problema nas TV´s, e embora já haja umas com um input lag bastante baixo a oferta ainda é escassa).
 
Se alguém fez algo semelhante e o que acharam da troca. Se estão satisfeitos.
Em Dezembro passado, montei um sistema com base numa caixa Silverstone Milo 08. Como frontend, corre o Kodi, a partir do qual consigo iniciar quer o Steam em Big Picture, quer o LaunchBox. Em termos de desempenho, corre os jogos maximizados, a 1080p (não terei uma 4k tão cedo). O HTPC, está ligado ao meu sistema de cinema-em-casa.

Como periféricos, uso:

  • um comado remoto IR, com teclado embutido, para o KODI ;
  • um Steam Controller ;
  • um Sony Dualshock 4 (mais para o Launchbox) ;
  • um Roccat Sova (para quando o Steam Controller não dá conta do recado, o que é raro).
Quando a sala está ocupada posso usar o Steam Link que tenho no meu quarto, ligado ao meu monitor antigo, transformando o HTPC numa espécie de servidor de jogos.

Para trabalhar, utilizo um portátil (MacBook Air 2013), pelo que não tenho necessidade de usar uma secretária dedicada. Em adição a isto, também tenho um NAS, o que me permitiu focar a construção do HTPC no seu desempenho e não na sua capacidade do armazenamento (ainda assim tem um SSD de 1TB).

Toda a manutenção do HTPC é feita a partir do portátil.

Isto para dizer que em termos de desempenho, funcionalidade e periféricos a experiência é muito boa. O grande problema deste setup é que muitos jogos para PC não são pensados a pensar no HTPC, pelo que descuram pormenores como o tamanho das letras e da interface. Isto é particularmente gritante em jogos de estratégia.
 
Última edição:
Eu desde que casei e fui viver com a minha mulher que passei a jogar PC no sofá.

Não tenho secretária em casa por isso a solução foi arranjar uma mesa pequena do ikea que da para dobrar e ocupa pouco espaço (mas que na pratica tá sempre montada com o monitor em cima.

Para o teclado e rato comprei uma placa de madeira tipo prateleira que meto em cima das pernas. Depois é so arrasar a mesa do monitor para a minha frente e tá feito. Não é tão confortavel como uma secretária, nem dá para ter as pernas esticadas em cima de um puff, mas é o que se arranja e assim podemos estar os dois no sofá, ela a ver televisão e eu se quiser a fazer outra coisa qualquer no PC.
 
Em Dezembro passado, montei um sistema com base numa caixa Silverstone Milo 08. Como frontend, corre o Kodi, a partir do qual consigo iniciar quer o Steam em Big Picture, quer o LaunchBox. Em termos de desempenho, corre os jogos maximizados, a 1080p (não terei uma 4k tão cedo). O HTPC, está ligado ao meu sistema de cinema-em-casa.

Como periféricos, uso:

  • um comado remoto IR, com teclado embutido, para o KODI ;
  • um Steam Controller ;
  • um Sony Dualshock 4 (mais para o Launchbox) ;
  • um Roccat Sova (para quando o Steam Controller não dá conta do recado, o que é raro).
Quando a sala está ocupada posso usar o Steam Link que tenho no meu quarto, ligado ao meu monitor antigo, transformando o HTPC numa espécie de servidor de jogos.

Para trabalhar, utilizo um portátil (MacBook Air 2013), pelo que não tenho necessidade de usar uma secretária dedicada. Em adição a isto, também tenho um NAS, o que me permitiu focar a construção do HTPC no seu desempenho e não na sua capacidade do armazenamento (ainda assim tem um SSD de 1TB).

Toda a manutenção do HTPC é feita a partir do portátil.

Isto para dizer que em termos de desempenho, funcionalidade e periféricos a experiência é muito boa. O grande problema deste setup é que muitos jogos para PC não são pensados a pensar no HTPC, pelo que descuram pormenores como o tamanho das letras e da interface. Isto é particularmente gritante em jogos de estratégia.

Bom testemunho.

Visto que nesta "fase da vida" já não tenho muita paciencia para ter uma secretária com o PC para jogar também penso em algo desse género já ha algum tempo.

Montar um Mini-ITX para um misto de gaming e media center. Pelo que li, muita gente aponta sempre esse problema que referes: teres de perder algum tempo a configurar fontes e assim para ficarem a um tamanho adequado para o monitor (neste caso será TV).
 
Eu quanto mais vou pensando no assunto, mais indeciso fico...
Sei que uma TV de 55 polegadas com imagem 4k, ia sem dúvida proporcionar uma excelente imersão nos jogos.
Mas depois por outro lado tenho receio de vir a sentir falta da fluidez e suavidade do g-sync em conjunto com os 144hz.

Por outro lado se 55 polegadas é muito maior que o meu monitor actual de 27, eu actualmente fico com a cabeça a 50 ou 60 cm do monitor. Na TV, o sofá Fica a mais de um metro e meio quase dois. Daí não sei se iria ter muito mais imersão.

E outro aspecto é que apesar de actualmente jogar muitos com o comando da Xbox, ainda tenho alguns jogos na minha wishlist que sei que so ia jogar de rato, como o prey, wolfenstein II, far cry 5, etc...

Enfim... Indecisão... :)
 
Isso vai depender sempre dos jogos que vás jogar, rts por exemplo nunca irá funcionar, tal como certos mmorpgs (não todos).

Além disso rato e teclado vais ter que ter sempre para navegares no S.O. e teres que fazer trabalhos ou navegar na net em tvs não vai ser bom.

FPS com comando é tudo uma questão de jeito, apesar de se saber que o rato é mais preciso. Eu por acaso jogo muito melhor com o comando do que rato e teclado. Faz me confusão as teclas todas separadas no teclado. No entanto para MMORPGS, tipo Final Fantasy XIV, apesar de o jogo estar bastante bem optimizado para comando, para mim tem que ser jogado de rato e teclado.

Em relação ao teu sistema de som, não sei que colunas e dac tens, mas não os vendas. O som das TVs, por norma, não significa que sejam todas iguais, é mau. Até tem uma boa dinâmica, mas falha muito na intensidade, por exemplo, parece que não sentes as explosões, os tiros entre outros.
 
O uso do televisor 4K vai depender imenso do tipo de jogos que procuras e como os preferes jogar, RTS e outros jogo que, pura e simplesmente, não se jogam de comando claramente que não serão muito confortáveis para se jogar num sofá sem certas adaptações, seja o uso de mesas de refeição para suportar o teclado e rato, seja o uso de suportes para as pernas, seja até o uso de almofadas laterais para pousar os braços (ai já é mais confortável se usares algo como um Razer Nostromo ou o Logitech G13, a titulo pessoal posso indicar que desde que comprei o anterior que nunca mais toquei no teclado para jogar o que quer que seja), agora se és como eu que só usa o rato para jogar se tiver mesmo que ser, então não terás problemas nenhuns. Depois há a questão do suporte 4K em si, no geral todos os jogos o suportam, seja nativamente ou editando um ou outro ficheiro, no máximo o que poderá acontecer será o resultar num interface extremamente pequeno, não muito importante para alguns jogos, algo problemático para jogos mais antigos em que uma resolução maior resulta numa maior visão do jogo, algo que se torna ridículo a 4K, bons exemplos são jogos como o SimCity 3000 ou o Age of Empires, por outro lado um bom televisor 4K irá lidar muito bem com a imagem a 1080p, por isso há sempre o conhecimento de que, caso não suporte 4K ou simplesmente não aguente a resolução, voltar para 1080p é sempre uma opção viável.

E essa é uma das grandes vantagens que 4K oferece em termos de suporte, se não dá a 4K então dá a 1080p, e jogar Doom em 4k ou em 1080p num ecrã de 60' vai ser sempre melhor do que jogar a 4K ou 1080p num monitor de 28' :D

De resto é a questão do comando, o comando da Valve até ajuda algo a permitir o jogar jogos de rato e teclado num comando, as analises indicam que até nem é mau de todo, não é superior mas não está mal implementado.
 
Eu quanto mais vou pensando no assunto, mais indeciso fico...
No teu caso, tens um excelente compromisso no Steam Link. Mantêns o teu PC e ficas com uma forma de usufruir dele na sala. Se, no futuro, deres por ti a usar mais o Steam Link que o computador em si, tens a tua resposta.

Isso vai depender sempre dos jogos que vás jogar, rts por exemplo nunca irá funcionar, tal como certos mmorpgs (não todos).
Como eu já disse, o problema não são os periféricos, o problema é que a interface desses jogos não está optimizada para distâncias de visualização superiores a um metro.
 
O steam link não perde muita qualidade comparado com correr o jogo no hardware real?
Pergunto porque antes tentei jogar o last of us através daquele trial do Playstation Now e os gráficos não tinham nada a ver com jogar depois directamente na ps3 ligada à TV.
 
Sempre joguei no PC.
Neste momento estou com um ultrawide Asus PG348Q de 34". Cadeira é uma Topstar Open Art 2010 com apoio de cabeça (apanhei-a em grande promoção por 200€ já com portes).

Faço intenções de experimentar jogar no sofá nos próximos tempos. Já tenho material preparado para uma build ITX. A TV é uma Sony 1080p de 48".
 
Porque não ambos ? Neste momento tenho o meu setup ao lado do móvel da tv e sempre que quero é só ligar a TV ao pc e ir para o sofá. No teu caso deixaria a TV sempre ligada ao pc
 
O steam link não perde muita qualidade comparado com correr o jogo no hardware real?
Pergunto porque antes tentei jogar o last of us através daquele trial do Playstation Now e os gráficos não tinham nada a ver com jogar depois directamente na ps3 ligada à TV.
Ao contrário do PS Now, o streaming dá-se através da tua rede interna. O teu PC age como servidor e o Steam Link como um cliente pelo que a qualidade da experiência será proporcional à qualidade da tua rede doméstica.

Acima de tudo, o que tens que ter em conta é que se fores um jogador ávido por tecnologia, que quer sempre o melhor hardware possível, dificilmente conseguirás adaptar-te ao couch gaming, nem que seja pela simples qualidade dos televisores, que não são desenhados tendo os videojogos como o seu foco principal. Irás sempre, por mais pequena que seja a medida, trocar desempenho por conforto.

No meu caso, isso não é problema porque os 60FPS a 1080p chegam-me perfeitamente.
 
Última edição:
está aqui a solução melhor 2 em 1
fcbd318cf6fff01411307a38d8d03f01--gaming-setup-desk-setup.jpg
 
Back
Topo