Jogas com vsync activado?

Como Jogas?

  • Com vsync

    Votes: 56 45,9%
  • Sem vsync

    Votes: 66 54,1%

  • Total voters
    122
O olho humano não distingue 60fps estáveis de 100fps estáveis, é claro que nota alterações na fluidez da imagem, isso nunca esteve em causa, mas existe um limite de "imagens" que o olho humano consegue captar por segundo, e esse penso serem 30, posso estar enganado..

Em relação à "falha" e respectivas piadinhas parvas que se seguiram, fiquem sabendo que existem falhas em alguns motores gráficos que permitem alterar certos aspectos do gameplay quando o frame-rate atinge certos números, at titulo de exempo, no Counter-Strke é possível saltar mais alto em certos fps "chave", o mesmo se passa com os jogos baseados no motor do Quake 3, lembro-me de ter o RTCW a 75fps locked pois, assim, era capaz de saltar sobre certos obstáculos que, com outro frame-rate, não seria possível, e fiquem, até, a saber, que muitos jogos, online, não "processam" mais do que 30 movimentos por segundo, por outras palavras, mais do que 30fps é "palha".
 
O olho humano não distingue 60fps estáveis de 100fps estáveis, é claro que nota alterações na fluidez da imagem, isso nunca esteve em causa, mas existe um limite de "imagens" que o olho humano consegue captar por segundo, e esse penso serem 30, posso estar enganado..

Em relação à "falha" e respectivas piadinhas parvas que se seguiram, fiquem sabendo que existem falhas em alguns motores gráficos que permitem alterar certos aspectos do gameplay quando o frame-rate atinge certos números, at titulo de exempo, no Counter-Strke é possível saltar mais alto em certos fps "chave", o mesmo se passa com os jogos baseados no motor do Quake 3, lembro-me de ter o RTCW a 75fps locked pois, assim, era capaz de saltar sobre certos obstáculos que, com outro frame-rate, não seria possível, e fiquem, até, a saber, que muitos jogos, online, não "processam" mais do que 30 movimentos por segundo, por outras palavras, mais do que 30fps é "palha".
Nunca me aconteceu... Só quando vou para uma caixa e salto.:lol:
Jogo há 5 anos CS e não salto mais alto nem nunca saltei.
 
Nunca me aconteceu... Só quando vou para uma caixa e salto.:lol:
Jogo há 5 anos CS e não salto mais alto nem nunca saltei.

Mas olha que é bem verdade no 1.3.

Aliás, no COD existia também isso. Só se conseguiria ir para certos sítios com os fps limitados e estáveis em 60fps.

Claramente falha do motor de jogo.

No COD4 se jogares com muitos fps os outros jogadores deixam de ouvir os teus passos. Pensas que é do quê? Por causa dos olhos estarem a ver mais fluidez deixas de fazer barulho com as patas? Por amor de deus.

Não sejas nabo ;)

No que toca à fluidez, o olho humano consegue distinguir o aumento de fps.. mas nos jogos notar-se diferença dos 60fps para os 100fps é pura e simplesmente falha do motor gráfico. E sim, 90% dos fps apresentam essa falha.
 
O olho humano não distingue 60fps estáveis de 100fps estáveis, é claro que nota alterações na fluidez da imagem, isso nunca esteve em causa, mas existe um limite de "imagens" que o olho humano consegue captar por segundo, e esse penso serem 30, posso estar enganado..

Há vários motores de jogo que a 30FPS não apresentam fluidez mas apresentam-na a 60 fps, logo deduzo que estás mesmo enganado quando dizes que o olho humano não capta mais de 30 fps por segundo. Se isso fosse verdade, qualquer jogo a 30FPS seria fluido (independentemente de efeitos de Motion Blur), o que não é verdade.

Experimenta ver Crysis a 30fps e depois a 60; experimenta ver Quake4 a 30fps e depois a 60; experimenta ver TR Anniversary a 30fps e depois a 60;

Podia estar aqui a dar-te exemplos de mais jogos em que eu, pessoalmente, noto as diferenças entre 30 e 60 fps, ambos vSynced.

Depois, penso que há uma grande diferença entre estar a jogar algo a 30fps e entre estar a ver algo a 30fps, mesmo que sejam ambos a mesmíssima coisa... Quando jogas algo a 30fps tens a sensibilidade do mundo 3D muito mais "interiorizada" do que alguém que está a ver ;)
 
Não, uma coisa são 30fps, outra coisa são distinguir 30 imagens por segundo.

O olho humano nota a diferença de suavidade de uma imagem vídeo até os 60fps mas, no entanto, apenas é capaz de distinguir um máximo de 30 instâncias da imagem, por segundo. Uma coisa é a suavidade de uma imagem, outra coisa, completamente à parte, é o numero de imagens apresentadas numa fracção de tempo.

Sabias que, numa sala de cinema, a "bobine" "dispara" 25 frames por segundo? Até agora ninguém se queixou de tal ser fraco ou baixo, a razão é simples, está na forma como essas 25 imagens são apresentadas, o mesmo com um DVD e afins, não passa das 25/30, mais uma vez, não notas isso pois os filtros aplicados disfarçam isso.

Agora, num jogo, num CRT, notas bem a diferença entre 30fps e 60fps devido à forma como a imagem é apresentada, a 30fps embora o olho humano não distinga mais do que 30 imagens por segundo, a forma como esses 30 frames são apresentados, em comparação com os 60, o olho humano, ai, é capaz de distinguir a suavidade com que a imagem é apresentada.
 
Posso confirmar que no quake 3 e respectivos derivados quanto mais altas eram as frames conseguia-se fazer melhor strafe-jumping, apesar de não ser uma grande diferença, alias, até passa desprecebida ;)
 
Não, uma coisa são 30fps, outra coisa são distinguir 30 imagens por segundo.

O olho humano nota a diferença de suavidade de uma imagem vídeo até os 60fps mas, no entanto, apenas é capaz de distinguir um máximo de 30 instâncias da imagem, por segundo. Uma coisa é a suavidade de uma imagem, outra coisa, completamente à parte, é o numero de imagens apresentadas numa fracção de tempo.

Uma imagem, que eu saiba, é algo estático, logo não tem suavidade. Tenta reformular o que dizes, está um pouco confuso... Se por imagem queres dizer vídeo/clip ou fundamentalmente uma determinada sequência de imagens por um determinado tempo, acho que percebo o que dizes, mas não estou totalmente de acordo...

Sabias que, numa sala de cinema, a "bobine" "dispara" 25 frames por segundo? Até agora ninguém se queixou de tal ser fraco ou baixo, a razão é simples, está na forma como essas 25 imagens são apresentadas, o mesmo com um DVD e afins, não passa das 25/30, mais uma vez, não notas isso pois os filtros aplicados disfarçam isso.

Sim, sabia. E ao ver um filme a 1080p a 60Hz digo-te que se nota bem a diferença entre esses 30fps dos cinemas ;)

Agora, num jogo, num CRT, notas bem a diferença entre 30fps e 60fps devido à forma como a imagem é apresentada, a 30fps embora o olho humano não distinga mais do que 30 imagens por segundo, a forma como esses 30 frames são apresentados, em comparação com os 60, o olho humano, ai, é capaz de distinguir a suavidade com que a imagem é apresentada.

Penso que isto resume tudo... Se o olho humano necessita de interpretar 60 imagens por segundo para obter fluidez num vídeo, sem recorrer a filtros, é porque é mesmo capaz de distinguir mais que 30 imagens por segundo. Caso o olho humano não o conseguisse fazer, as 30 imagens por segundo garantiriam a mesma fluidez que as 60 imagens por segundo.

Dividindo um segundo por 60, obtemos cerca de 16,6 milisegundos; Dividindo um segundo por 30, obtemos 33,3 milisegundos.

O que acontece é que 30fps "sincronizados" com os 60hz implicam a repetição a cada 16,6ms da imagem anterior, sendo mostrada uma nova em intervalos de 33,3ms.
Enquanto que 60 fps sincronizados com os 60hz implicam a amostragem de uma nova imagem a cada 16,6ms. Ora, se tu consegues notar maior fluidez nos 60 fps sincronizados, é porque o olho humano distingue sim a diferença entre 30 fps e 60 fps.

Repara que mesmo que tivesses um monitor a 30hz, cada frame seria mostrada em intervalos de 33,3ms, o que vai dar à mesma coisa que num monitor de 60hz, uma vez que a mesma imagem se mantém por 33,3ms no monitor.

Enquanto que num monitor de 60hz tens cada frame mostrada em intervalos de 16,6ms.
Se o olho humano consegue distinguir a diferença de fluidez entre um e outro, é porque consegue, sim, distinguir cerca (ou mais) de 60 frames diferentes por segundo.

Se apenas distinguissemos (humanos) 30fps, como tu dizes, seria exactamente igual ter 30 fps ou 60 fps, o que não é.

Desculpem o post longo, mas penso que está bem explícito.
 
Sempre ligado.

Satisfaço-me com 30fps, se o jogo chegar a 60 tanto melhor mas não sinto nessesidade disso.

Pessoalmente, fora dos jogos de corrida que tem uma acção muito rápida e linear, não acho piada nenhuma ao video "suave como manteiga" dos 60fps e acima.

Eu gosto que os meus jogos se pareçam com.....................jogos, informações artificiais que sugerem uma realidade que não está lá, nada mais.
 
Última edição:
Back
Topo