Multi Jogas mais em PC ou Consola?

PC ou Consola?

  • PC

    Votes: 83 64,3%
  • Consola

    Votes: 46 35,7%

  • Total voters
    129
Eu sempre andei nos dois lados da barricada.
Cresci com PC, sendo o meu primeiro um 386 a 16mhz com 640kb de ram.
A nível de consolas comecei na Master System 2.
Depois sempre fui alternando plataformas.

Actualmente, reconheço que o PC é a melhor plataforma a nível de performance e sobretudo de escolha.
Enquanto utilizador final, posso escolher dar prioridade à resolução, ao framerate ou aos detalhes gráficos e posso ajustar essa tríade conforme as minhas preferências até obter a melhor experiência de jogo para mim, dentro das possibilidades do meu hardware.

Mas jogo em consola.
Já pensei e, voltar ao pc, mas actualmente, a fragmentação de launchers e stores digitais, os problemas frequentes em ports de jogos para o PC, o facto de não haver exclusivos de PC e o PC nunca ser a lead platform no desenvolvimento vão sempre adiando o meu regresso.
Isso e o facto de saber que a partir do momento que voltasse ao Pc, ia abrir novamente a caixa de Pandora dos upgrades de hardware... :)
 
Eu sempre andei nos dois lados da barricada.
Cresci com PC, sendo o meu primeiro um 386 a 16mhz com 640kb de ram.
A nível de consolas comecei na Master System 2.
Depois sempre fui alternando plataformas.

Actualmente, reconheço que o PC é a melhor plataforma a nível de performance e sobretudo de escolha.
Enquanto utilizador final, posso escolher dar prioridade à resolução, ao framerate ou aos detalhes gráficos e posso ajustar essa tríade conforme as minhas preferências até obter a melhor experiência de jogo para mim, dentro das possibilidades do meu hardware.

Mas jogo em consola.
Já pensei e, voltar ao pc, mas actualmente, a fragmentação de launchers e stores digitais, os problemas frequentes em ports de jogos para o PC, o facto de não haver exclusivos de PC e o PC nunca ser a lead platform no desenvolvimento vão sempre adiando o meu regresso.
Isso e o facto de saber que a partir do momento que voltasse ao Pc, ia abrir novamente a caixa de Pandora dos upgrades de hardware... :)

Há,não são é do teu agrado. E atenção ,não estou a mandar bocas. Para mim isso sempre foi uma carta fora do baralho,o que sempre me seduziu foi a liberdade de escolha no que toca a performance (fps,nem tanto resolução e filtros/efeitos).
 
Eu sempre andei nos dois lados da barricada.
Cresci com PC, sendo o meu primeiro um 386 a 16mhz com 640kb de ram.
A nível de consolas comecei na Master System 2.
Depois sempre fui alternando plataformas.

Actualmente, reconheço que o PC é a melhor plataforma a nível de performance e sobretudo de escolha.
Enquanto utilizador final, posso escolher dar prioridade à resolução, ao framerate ou aos detalhes gráficos e posso ajustar essa tríade conforme as minhas preferências até obter a melhor experiência de jogo para mim, dentro das possibilidades do meu hardware.

Mas jogo em consola.
Já pensei e, voltar ao pc, mas actualmente, a fragmentação de launchers e stores digitais, os problemas frequentes em ports de jogos para o PC, o facto de não haver exclusivos de PC e o PC nunca ser a lead platform no desenvolvimento vão sempre adiando o meu regresso.
Isso e o facto de saber que a partir do momento que voltasse ao Pc, ia abrir novamente a caixa de Pandora dos upgrades de hardware... :)
Nao ha exclusivos? E os jogos multiplayer em que metes centenas de horas? A nivel de single players concordo mas na consola nao podes ser "tryhard" num jogo, como por exemplo chegar aos niveis maximos no cs ou lol e afins.
 
Há,não são é do teu agrado. E atenção ,não estou a mandar bocas. Para mim isso sempre foi uma carta fora do baralho,o que sempre me seduziu foi a liberdade de escolha no que toca a performance (fps,nem tanto resolução e filtros/efeitos).

Nao ha exclusivos? E os jogos multiplayer em que metes centenas de horas? A nivel de single players concordo mas na consola nao podes ser "tryhard" num jogo, como por exemplo chegar aos niveis maximos no cs ou lol e afins.

My bad.
Expressei-me de forma incorrecta.
O PC tem exclusivos sim.
De facto não tem é exclusivos que eu valorize minimamente.
Mas isso já é problema meu.
Em todo o caso, isso está longe de ser o maior factor dissuador do meu regresso ao PC.

Tem a grande vantagem das opções a nível de visuais e performance e também a vantagem de performance pura caso o hardware seja gama média alta para cima.

Mas o estado em que está agora, com tantas stores e launchers, ia ficar com a biblioteca ainda mais fragmentado do que da última vez que andei no Pc, que agora ainda há a Epic, a MS store e a Battlenet...
Gosto muito de na Xbox chegar aquele sítio onde tem all owned games e estarem lá todos.

Além de que o mercado digital da Xbox e os frequentes deals with gold e sales o preço dos jogos é ainda mais barato que no pc.

Em todo o caso, ando de olho no hardware de PC e nas novidades... ;)
 
Mas o estado em que está agora, com tantas stores e launchers, ia ficar com a biblioteca ainda mais fragmentado do que da última vez que andei no Pc, que agora ainda há a Epic, a MS store e a Battlenet...
Gosto muito de na Xbox chegar aquele sítio onde tem all owned games e estarem lá todos.

Essa é das coisas que mais me chateia em PC. Gosto mesmo de ter tudo arrumadinho, de ver os totais, os trofeus / achievements todos juntinhos, etc.
 
Para mim, tantos lauchers são um problema grave. Atualmente todos os publishers e estúdios parecem querer ter o seu launcher. é quase um launcher por jogo...
Ter de andar com múltiplos lauchers obriga a ter vários programas instalados, a gastar espaço em disco, que querem todos arrancar com o windows e a gastar memória e ciclos do CPU.
Obriga a andar a perder tempo a criar contas, fazer downloads de mais programas e instalar.E depois andar com updates de cada um.
Quando sai um jogo, temos de andar a descobrir para que loja vai estar disponível.
Depois é preciso andar a adicionar amigos de uma conta para outra, especialmente em caso de jogos multiplayer.
Depois temos interfaces diferentes, cada uma com formas diferentes de fazer as coisas.
Temos achievements em sítios diferentes, quando os há. Pois há lauchers que nem têm esta funcionalidade.
Algumas lojas têm forma de criar wishlists, outras não têm. Por exemplo, no steam posso adicionar jogos à lista e quando estão em promoção, o próprio steam avisa-me e se o preço for bom, compro.
Cada laucher tem bugs diferentes ou até mesmo incompatibilidades. Isso significa que uma solução num, não funciona noutros.
Vários destes lauchers têm DRMs, para além do DRM que os jogos já trazem...

E em termos de concorrência, tirando uns jogos grátis de vez enquando, não há nada de especial.
De uma forma geral, os preços não baixaram desde que tivemos este fluxo de launchers.

Como clientes, temos muitas desvantagens para quase nenhuma vantagem.
 
"gastar espaço em disco" - não vai ser por uns MB com certeza, o da Epic usa 92MB por exemplo
"querem todos arrancar com o windows e a gastar memória e ciclos do CPU." - no meu PC nenhum programa arranca com o windows
"Quando sai um jogo, temos de andar a descobrir para que loja vai estar disponível.
Depois é preciso andar a adicionar amigos de uma conta para outra, especialmente em caso de jogos multiplayer.
Depois temos interfaces diferentes, cada uma com formas diferentes de fazer as coisas." - tens as consolas se pretendes uma experiência mais simples

Claro que o ideal seria tudo num sitio mas apenas numa questão de simplicidade, certamente não vai ser por aí
 
Certo, mas nao invalida ter de ter todas as lojas instaladas e fazer o launch delas para lançar um jogo. É uma chatice
Sim é, eu pelo menos voto com a minha carteira, tenho 2 launchers e só os tenho por causa do fifa que me obriga à origin mas não me importo. De resto, por exemplo o R* e o da Ubi, estão integrados na steam, quando fecho o jogo o launcher fecha automaticamente. Mas sim, é uma palhaçada a quantidade de launchers, no entanto percebo o porquê, o objetivo do jogo é fazer dinheiro e a Valve leva 30% aos produtores, a epic leva 10 ou 20 por exemplo.
 
Drivers, etc, à parte, longe vão os tempos em que no PC era só inserir a disquete ou o disco, instalar e jogava-se. Sempre me vi como jogador PC principalmente. No entanto mesmo quando o PC começou a transitar para o digital com o aparecimento do Steam (caixas com ou sem disco, mas com uma key para o Steam lá dentro >(), e por falta de tempo devido à "vida real", perdi um pouco o contacto com o crescimento do mercado de videojogos - longe também vão os tempos onde comprar uma revista mensal era o suficiente para acompanhar o que iria sair e tinha saído naquele mês, e onde havia tempo para jogar todos os quase todos os jogos que tinham sido lançados.

Inadvertidamente, e do pouco que ia acompanhando, fui obrigado a ter que ser muito mais selectivo com o que jogava no meu tempo livre. Antes de ter adquirido uma Xbox 360 já no fim do ciclo de vida da consola/geração, a minha última consola tinha sido uma Dreamcast (ainda a tenho, aliás, tenho para aí umas 3 lol). Hoje em dia dou por mim a jogar os jogos multi-plataforma principalmente na Xbox One, que também só adquiri há coisa de pouco mais de 1 ano.

Não tenho paciência para Launchers e milhentas Stores, para andar a acompanhar os preços/promoções nelas todas, ficar com achievements espalhados em diversos perfis, ter que me lembrar quais os jogos que tenho e em que Launcher/Store é que os tenho, etc... Tenho um backlog no Steam de jogos todos eles adquiridos por uma ninharia ou em giveaway, e para ser sincero não me lembro de alguma vez ter jogado algum jogo através de lá - prefiro sacar jogos da GOG (Good Old Games, quando ainda assim se chamavam...) ou usar scene releases (o próprio GOG usa ou usava cracks destes grupos piratas para remover o DRM de alguns jogos...) e instalá-los pela via tradicional do Setup e poder escolher onde quero instalar cada jogo, etc... Chamem-me velho sentimentalista :rrotflm:

Ter o trabalho tradicional de actualizar drivers, etc, no PC ainda vá que não vá, até porque os próprios programas têm opção de auto-update ou update manual dentro do próprio programa, sem ser necessário recorrer ao website para sacar o Setup, mas não há realmente pachorra para Launchers e Stores e tudo o que as rodeia, para quem como eu já vem jogando do tempo anterior às mesmas. A consola facilita muito mais neste aspecto face ao PC hoje em dia.
 
Independentemente da "possível" maior capacidade gráfica do PC e de ser uma plataforma mais barata ao nivel de software, eu não dispenso a simplicidade das consolas. Sempre tive e tenho consolas e PC, mas estou cada vez mais afastado do PC, devo estar a ficar velho e sem paciência para certas coisas...
 
Eu comecei este hobby com uma PlayStation (1/PsOne) depois fui para Xbox (1), PC (Pentium 4 na altura) depois Outra Xbox (360) PC gaming outra vez (2500€ :tareon:) e por fim Xbox outra vez (One)

Os maiores problemas que encontrei com o PC Gaming foram:

- Preço. Com o preço de uma gráfica mid-high end consigo comprar uma consola. Já para não falar na conta da luz ao final do mês.

- Bugs e glitches aos pontapés.

- Mercado completamente fragmentado.

- Vários launchers. Para adicionar amigos temos de os adicionar em 3 ou 4 contas diferentes.

- Port dos jogos. Com o crescimento das consolas os publishers/developers preferiram as consolas porque os jogos eram mais difíceis de piratear e também porque é mais fácil desenvolver um jogo para hardware fixo. Isto faz com que algum jogos para o PC não corram tão bem no PC e crashem mais do que deviam.

- Estilo de jogos e Complexidade. A user base do PC na sua maioria é bastante hardcore e isso faz com que os jogos para o PC sejam desenvolvidos a ter estes jogadores em mente. Jogos de estratégia, RPGs, simuladores etc... Ora com o passar dos anos deixei de ter o tempo que tinha de quando andava na escola e para jogar este tipo de jogos requer um bom investimento de tempo.

- Interface. Com M&K existe um grande número de configurações possível. Isto faz com que uma pessoa tenha de memorizar várias configurações. Nos primeiros dias perde-se mais tempo nos settings do que no jogo em si.

Resumindo: claro que no PC não é tudo mau mas como estou a ficar velho as consolas são o que me dão menos cabelos brancos :D
 
Eu comecei este hobby com uma PlayStation (1/PsOne) depois fui para Xbox (1), PC (Pentium 4 na altura) depois Outra Xbox (360) PC gaming outra vez (2500€ :tareon:) e por fim Xbox outra vez (One)

Os maiores problemas que encontrei com o PC Gaming foram:

- Preço. Com o preço de uma gráfica mid-high end consigo comprar uma consola. Já para não falar na conta da luz ao final do mês.

- Bugs e glitches aos pontapés.

- Mercado completamente fragmentado.

- Vários launchers. Para adicionar amigos temos de os adicionar em 3 ou 4 contas diferentes.

- Port dos jogos. Com o crescimento das consolas os publishers/developers preferiram as consolas porque os jogos eram mais difíceis de piratear e também porque é mais fácil desenvolver um jogo para hardware fixo. Isto faz com que algum jogos para o PC não corram tão bem no PC e crashem mais do que deviam.

- Estilo de jogos e Complexidade. A user base do PC na sua maioria é bastante hardcore e isso faz com que os jogos para o PC sejam desenvolvidos a ter estes jogadores em mente. Jogos de estratégia, RPGs, simuladores etc... Ora com o passar dos anos deixei de ter o tempo que tinha de quando andava na escola e para jogar este tipo de jogos requer um bom investimento de tempo.

- Interface. Com M&K existe um grande número de configurações possível. Isto faz com que uma pessoa tenha de memorizar várias configurações. Nos primeiros dias perde-se mais tempo nos settings do que no jogo em si.

Resumindo: claro que no PC não é tudo mau mas como estou a ficar velho as consolas são o que me dão menos cabelos brancos :D
Que exagerado.

- Hoje em dia com 600€ ja compras um pc capaz de rodar tudo em high/ultra FHD acima de 60 fps que é quase o preço de uma consola em lançamento.

- Bugs e glitchs tem tanto em jogos de pc e consolas, dai os updates.

- Varios launcher's? Ok em certa parte tens razao, mas nada que um discord, skype, etc...nao resolvam isso e juntam-se os amigos todos.

- Actualmente os jogos rodam bem melhor no pc que consolas, ja que estas limitado aos 30 fps na consola. Gears 5 por exemplo joguei na xbox e no PC e é totalmente diferente no PC, 10x melhor.

- O facto de nao teres tempo é diferente de ser um problema. O leque de ofertas de jogos em relacao a consola, no pc é bem superior, ja agora no pc compras o jogo e nao precisas de subscricao para jogar online e tanto no pc como na consola tbm tens jogos gratis e giveaways é so estar atento e n pagas nada por isso.

- Nas configuracoes do pc tens preset ou default settings e apenas se quiseres é que poes ao teu gosto e perdes uns minutos no maximo. Ir as video settings e alterar umas coisinhas a gosto é 5min.

Nao te quero fazer um ataque pessoal, mas denegrires o pc sem conhecimento é levar outros ao engano.
 
Que exagerado.

- Hoje em dia com 600€ ja compras um pc capaz de rodar tudo em high/ultra FHD acima de 60 fps que é quase o preço de uma consola em lançamento.

- Bugs e glitchs tem tanto em jogos de pc e consolas, dai os updates.

- Varios launcher's? Ok em certa parte tens razao, mas nada que um discord, skype, etc...nao resolvam isso e juntam-se os amigos todos.

- Actualmente os jogos rodam bem melhor no pc que consolas, ja que estas limitado aos 30 fps na consola. Gears 5 por exemplo joguei na xbox e no PC e é totalmente diferente no PC, 10x melhor.

- O facto de nao teres tempo é diferente de ser um problema. O leque de ofertas de jogos em relacao a consola, no pc é bem superior, ja agora no pc compras o jogo e nao precisas de subscricao para jogar online e tanto no pc como na consola tbm tens jogos gratis e giveaways é so estar atento e n pagas nada por isso.

- Nas configuracoes do pc tens preset ou default settings e apenas se quiseres é que poes ao teu gosto e perdes uns minutos no maximo. Ir as video settings e alterar umas coisinhas a gosto é 5min.

Nao te quero fazer um ataque pessoal, mas denegrires o pc sem conhecimento é levar outros ao engano.

X2
Até fico a coçar a cabeça como a meio de 2020 se enumeram problemas dos anos 2000
 
Admito que fiquei um pouco surpreendido do PC ter o dobro dos votos da consola.

Sou um dos que se converteu para PC Gaming e é quase impossível voltar atrás depois de conhecer esta realidade.

Mas o estado em que está agora, com tantas stores e launchers, ia ficar com a biblioteca ainda mais fragmentado do que da última vez que andei no Pc, que agora ainda há a Epic, a MS store e a Battlenet...
Gosto muito de na Xbox chegar aquele sítio onde tem all owned games e estarem lá todos.

Isso é muito simples de resolver, basta usar o GOG Galaxy e problema resolvido. Todos os teus jogos num único sitio.
Não só os jogos, mas também os amigos.

Compras o jogo na store mais barata e adicionas no GOG. No fundo é similar a comprares o jogo na localização mais barata da store da Microsoft, e depois tens tudo no mesmo sitio.
Na PS4 até é mais complicado.

E é totalmente seguro, não fosse feito pela CD Projekt RED.

https://www.gogalaxy.com/en/
 
Última edição:
Back
Topo