1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

jogo da forca em C!

Discussão em 'Programação' iniciada por nandoice, 10 de Abril de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 7973)

1. nandoice

nandoice Power Member

Boas!
    Ando a tentar fazer o jogo da forca em C, nao sei se conhecem, qualquer coisa parecido com isto: http://guida.querido.net/jogos/forca/animais.htm

E como se tem de trabalhar com caracteres nao sei bem como vereficar se a palavra foi inserida e se é valida do genero vereficar se contem numeros por exemplo(0 a 9) e como depois substituir por '_' se algum puder ajudar desde ja agradeco.
    Cumps

Última edição: 10 de Abril de 2007
  2. LumpyNutz

LumpyNutz Power Member

o que tu pretendes fazer nao é dificil, armazenas a palavar que é suposto ser descoberta num vector do genero, char palavra[]="ovelha"; e depois vais comparando o input do utilizador com cada posiçao do vector .

3. nandoice

nandoice Power Member

mas pode-se fazer char palavra="1234567890" e comparar?

4. LumpyNutz

LumpyNutz Power Member

podes compara um vector com outro e ver se sao iguais, mas esse nao é o teu objectivo na forca.
    O algoritmo a meu ver para fazeres a forca era o seguinte:
    -tinhas uma variavel que contava as letras que ja tinham saido correctas
    -Com um ciclo while percorrias o vector posiçao a posiçao e comparavas com a letra que o user introduziu.

Nao podes fazer char palavra="254246326", pk isto nao tas a definir um vector de chars, tas antes a dizer que a palvra é uma variavel do tipo char e tas a quer efiar la uma string.
    No exemplo que eu te dei char palavra[]="asdasdadas" as chavetas sem nada significa que o compilador vai ter que calcular o numero de posiçoes que o vector vai ter. Neste caso sao 10, por isso vai da posiçao 0-8(caracteres da string) e a posiçao 9 é o caracter '\0' que indica fim de string.

5. nandoice

nandoice Power Member

eu tenho isto pra ja

while (palavra!='\0')
    {
    printf("Palavra Invalida!!\n");

printf("\nInsira a palavra: ");
    scanf("%c", &palavra);
    }

a unica coisa que faz é vereficar se a palavra foi inserida!
    tambem ja tratei da parte de substituit a palavra inserida por "_"

agora nesse ciclo falas-me de inserir strings? mais crio um array com numeros?

6. LumpyNutz

LumpyNutz Power Member

Mas dis-me uma coisa, queres que o user diga logo qual a palavra correcta sem primeiro fazer tentativas letra a letra?

while (palavra!='\0')
    {
    printf("Palavra Invalida!!\n");

printf("\nInsira a palavra: ");
    scanf("%c", &palavra);
    }
    Este codigo nao tem grande sentido tu queres é verificar se palavra[x]=!='\o' (x-posiçao no vector) e nao vais esvrever nada nesse vector porque ele so serve de comparaçao. Tens é de cria outra variavel por exemplo, char ch;
    e fazes uma coisa deste genero:

int i=0;
    char ch; /* serve para guardar a letra que o user vai inserir */
    char palavra[]="laranja";
    while(palavra!='\0')
    {
    printf("introduza a letra: ");
    scanf("%c",&ch);
    if(palavra==ch)
    (faz qualquer coisa);
    i++; /* incremento o contador de posiçao */
    }

Podes usar uma coisa deste genero para percorrer o vector e para compar letra a letra

Edit: uma string pode ser so de letras ou com numeros tb o que define uma string sao as as aspas, umas string é sempre delimitada por " ". Axo que ainda nao dominas muito bem a sintaxe do c. Tenta ler um bocado primeiro antes de passares ja para a programaçao, assim ficas com mais conhecimento como funcionam os ciclos e os vectores por exemplo.
    Mas eu nao me importo de te continuar a tirar a tirar duvidas!!!

Última edição: 11 de Abril de 2007
  7. nandoice

nandoice Power Member

é estupido neh, mas o prof quer assim! estou a fazer melhoria a cadeira...

"Jogo da Forca
    Implemente o jogo da forca. Nesta implementac~ao, o programa deve pedir
    inicialmente a frase \misterio" com que vai jogar. Depois, mostra-a na forma
    de um mapa com a posic~aoo das letras em relac~ao aos espacos.
    Em cada uma das 6 tentativas (este numero pode ser variavel), o jogador
    vai fornecer uma letra que, caso exista na frase \misterio", sera substituda
    no mapa. No caso de n~ao existir, deve ser apresentada, em todas as jogadas
    posteriores, numa zona de letras ja usadas.
    Como resultado nal, o computador deve mostar sempre a frase \misterio",
    indicando se o Jogador conseguiu descobrir todas as letras, ou se perdeu por ter
    esgotado as tentativas."

tens aqui a prova, temos de inserir a palavra e depois adivinha-la! eu perguntei se podia fazer com ficheiros mas ele disse que la mais para a frente porque eu ja programei e ha la pessoal qeu ainda nao.

8. machu

machu Power Member

algoritmo possivel:

ter 2 arrays :
    -um array key[]="hello"
    -um segundo com a mesma dimensao do 1º mas este por preencher (ex: forfill[]="_ _ _ _ ")

1- mostras o array forfill[] no output

2- mandas o user inserir uma letra

3- percorres o array 'key' comparando o valor de cada posicao com a letra inserida pelo user.
    Caso seja igual registas essa posicao para poderes idexar ao array 'forfill' e colocares la a letra por ele inserida.

4- repetir 1,2,3 (ciclo) ate acabar o numero de tentivas

o codigo fazes tu para aprenderes :P

abrc

9. nandoice

nandoice Power Member

while (palavra!='\0')

para se vereficar se a palavra foi inserida isto basta, tu dizes para percorrer um a um a procura de caracteres ou numeros que nao correspondam a palavra...

e se char s[4] = "Ola";
    é o mesmo que
    char s[4] = {'O', 'l', 'a', '\0'};

posso fazer char num[10]="0123456789" ???

eu tambem li que se pode fazer atraves da tabela Asci!

10. LumpyNutz

LumpyNutz Power Member

O algoritmo do machu era o que eu tinha em mente. Faz como ele disse.
    Nao ha problema nenhum em fazeres char num[10]="0123456789" é a mesma coisa que fazeres
    char num[10]={'0','1','2',........,'\0'} '1' é diferente de 1 o primeiro é um caracter e o segundo é um inteiro.
    Axo que ainda nao percebeste bem o conceito do algoritmo.
    Tu nao vais agarrar numa palavra inteira e comparala com a que o user vai introduzir, pk ele vai dando letras, nao a palavra toda, por isso tu so precisas de verificar se a letra que ele introduziu se encontra na palavra que foi definida se foi enontrada retornas por exemlo a__a__ no caso de alface e por ai adiante. tas a perceber? ou entao sou eu que nao tou a perceber a tua duvida

11. machu

machu Power Member

podes

ascii ja tu usas...nao percebi isso de fazeres atraves da tabela ascii..usar hexadecimal? decimal?

hexadecimal
    0x00 = '\0' = 0 ( caracter terminador)
    0x20 = " " (espaco)
    0x30 = "0"
    0x31= "1"

Código:
    //exemplo : array bidimensional 5 linhas por 6 colunas:
    unsigned char teste[5][6] = {

{' ', '-', '.', 0x30, 0},  // 0 ou '\0' ou 0x00
        {',', ';', ':', 0x31 ,'\0'},
        {'a', 'b', 'c', '2', 0x00},
        {"jkl5"},
        {"wxyz9"}
    };
    se reparares fazeres {"jkl5"}={'j','k','l','5',0,0} e {"wxyz9"} = {'w','x','y','z','9',0} ele mete automaticamente o caracter terminador porque reservaste espaço suficiente (6 colunas)...se reservares 5 colunas ele nao te mete o caracter terminador no array {"wxyz9"} o que nao é bom porque ficas sem saber onde acaba o array caso pretendas percorrelo ate ao fim . Onde é que fica o fim neste caso? É até aparecer o proximo caracter terminador na memoria.

mas se fizeres teste[]="0123456789" sem definires o tamanho ele mete sempre o caracter terminador no fim (se nao me engano).

abrc

12. nandoice

nandoice Power Member

pois experimentei desse modo nao da pois toma os numeros como caracteres...

eu li que existe um determinado codigo de comparacao atraves da tabela asci, tipo de 0 a 9 existe um tipo de caracteres que faz a comparacao desses numeros... ja consegui substituir a palavras por _ agora vou fazer a parte das tentativas em que inserimos uma letra. so essa parte de fazer comparacao da palavra com os numeros é que nao estou bem a ver como irei fazer talvez criar uma array e inserir os numeros e corre-los um a um?

13. machu

machu Power Member

Observa a tabela ascii:

0 é diferente de "0"

ou seja
    "0"+"1" = 48 +49 = 97 (decimal)
    "0"+1= "1" = 49 (decimal)
    0+1 = 1 (decimal)

tens de ter atencao com que valores ascii estas a trabalhar

char x[4]={0,1,43,9};

x[0]= 0 (decimal) -> caracter 'null'
    x[1]= 1 (decimal) -> caracter 'SOH'
    x[2]= 43 (decimal) -> caracter '+'
    x[3]= 9 (decimal) -> caracter 'TAB'

x[3]-x[1]= 9-1 = 8 (decimal) -> caracter 'backspace'
    x[3]+x[2]= 9+43 = 52 (decimal) -> caracter '4'

char y[]="12439";

y[0]= '0' = 48 (decimal)
    y[1]= '1' = 49 (decimal)
    y[2]= '2' = 50 (decimal)
    y[3]= '4' = 52 (decimal)
    y[4]= '3' = 51 (decimal)
    y[5]= '9' = 57 (decimal)

y[5]-y[1]= 57-49 = 8 (decimal) -> caracter 'backspace'
    y[5]+y[2]= 57+50 = 107 (decimal ) -> caracter 'k'

comparacao da palavra com os numeros? nao percebo o que queres dizer mas acho que estas a baralhar!

Um maximo de 256 tentativas (0-255) chega para esse jogo (limite maximo para um char sao 8 bits )

deves ter:
    char max_tentativas = 15; //pode ir ate 255 a contar com o 0
    char tentativas = 0;

1-tu inseres a palavra e gravas num array 'key'.
    2- a seguir mandas o user inserir um caracter.
    3- comparas o caracter inserido ('h' por exemplo) com o valor contido em cada indice do array 'key'. Encontrou o 'h' na 1ª posicao do array (indice 0) entao fazes forfill[0]="h";

verificas se ele acertou (acerta quando todas as posicoes de 'forfill' sao iguais as posicoes de 'key')
    Se acertou terminas o ciclo (fim)
    Se nao, Incrementas a variavel 'tentativas' e testas-a.
    Se esta for igual a 'max_tentativas' terminas o ciclo (fim)

4-repetes 2,3 enquanto nao acabarem as tentativas ou ele nao acertar

Pensar no algoritmo é o mais dificil...transpôr para codigo só com pratica e muitos erros!

abrc

14. nandoice

nandoice Power Member

estas a usar a tabela ascii correcto, nao percebes os numeros com palavras é no inicio quano inseres uma palavra para o jogo, não é mt corrector inserires "fernand3" pois tem um numero a questao é vereficar se no inicio a palavra é valida! (tinha era uma validacao destas atravas da tabela ascii nao implica que faca por la)...
    percebes-te agora?

ja tenho o programa um pouco feito mas gostava de fazer a validacao no inicio, contava mais pra nota!

ja agora o que faz mesmo o "forfill", nao percebi bem?

15. machu

machu Power Member

Para validar tens ver se cada valor em cada posicao do array 'key' é letra ...ser letra é estar entre 65 e 90 na tabela ascii (maiusculas) e 97 a 122 para minusculas ...podes considerar tambem validos outros caracteres isolados (exemplo : 'ã' =132 )

"A" = 65 (ascii/decimal)
    "a" = 97 (ascii/decimal)

exemplo:
    if ( (key[0]>=65 && key[0]<="Z") || (key[0]>="a" && key[0]<=122) || key[0]==132 )
    //valid
    else
    //not valid

forfill é apenas um exemplo ( primeiro post que fiz na thread)

forfill[]="_ _ _ _ _"
    ou
    forfill[]=" ***** "

é o array que mostras ao utilizador ...ele acerta uma letra...preenches a letra no array e mostras. O aspecto fica por exemplo se ele acertar no "a":
    " _ a _ _ a "

abrc

16. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

Boas, na minha opinião acho que complicaram em demasia todo o problema! Eu também tive como trabalho fazer o jogo da forca e podes implementa-lo de forma simples. Qt à verificação da palavra que o utilizador inseres, concordo com o machu, mas, ao invés de comparares apenas a primeira letra, fazeres um ciclo for que corre a palavra toda e verifica se cada caracter está entre os ranges das letras do alfabeto ("A" e "Z", "a" e "z"). Ora:

esta parte apenas verifica se a palavra contém apenas caracteres do alfabeto e cria o mapa da palavra inserida, caso queiras possibiltar a entrada de "-" ou espaços é simplesmente trabalhando com os ranges. É só um exemplo, até porque há imensas maneiras de abordar o problema, algumas se calhar não tão lineares e legiveis quanto isso. Apenas tentei conjugar alguns conceitos que tinham sido abordados aqui e que possas entender mais facilmente, com a excepção da função strlen() que se encontra na biblioteca <string.h> penso eu.

para a introdução de letras, crias outro ciclo while que enquanto as tentativas forem diferentes de 0 e a palavra_escondida for diferente da palavra ele vai repetindo...ora, digo um ciclo while porque estou a supor que há partida n perdes nenhuma tentativa se acertares na letra...entao:

e basicamente é isto. precisas apenas de contemplar todas as restrições que queiras impor....
    cabe a ti fazeres o código, podia deixar-te aqui um a funcionar mas assim não irias aprender!

espero ter ajudado!
    Cumps!

Última edição: 12 de Abril de 2007
  17. nandoice

nandoice Power Member

eu nao quero que me facam o codigo quero tentar perceber a parte de ascii! so para fazer a validacao. irei testar mais tarde pois agora estou com dois problemas no programa quando insiro a letra ex: nando ele ira ser codificada por ***** para que a pessoa que vai adivinhar nao saber a letra introduzida ate aqui tudo bem...

e criei dois arrays chave para codificar as letras com os asterixcos e guardar a palavra e outra com o nome palavra que ira guardar o _ _ _ _ _ para apresentar no ecran, o caso é o seguinte quando tento mostrar a palavra que contem o array chave aparece-me smiles do genero (:):):):):)) no correr do programa tenho o seguinte

printf(" a palavra é "%c"", chave);
    o que sera que aconteceu?

depois ou entar descobrir a palavra atraves da comparacao atraves de uma letra inserida char letra; e comparacao com chave onde ta guardada a palavra tambem me das os smiles

obrigado pela ajuda ate agora, e desculpem o incomodo

18. machu

machu Power Member

boas,

LaNgSuYaR, a validacao da palavra nunca poderia ser feita só com o 1º indice como tu dizes e muito bem, apenas dei um indice ao calhas como exemplo de como deveria ser tratado cada elemento do array ;)

nandoice,
    a funcao getche() apanha um caracter escrito no input e não ecoa o que acabaste de digitar no output logo o utilizador nunca ve o que estas a inserir! Escusas portanto de ter os asteriscos.m Se os quiseres na mesma basta fazeres print do caracter '*' por cada caracter digitado por ti

while ( (ch = getche() ) != '\n');
    //colocas cada caracter inserido por ti num array ate ser feito Enter (0x0D = '\n' = 13)
    //printas um '*' no output
    // validas se o caracter é letra

O conteudo de 'chave' após finalizares o ciclo deve ser por ex:
    {'h','e','l','l','o','\0'}
    Colocaste o caracter null (terminador) no fim de fazeres inserires a palavra toda? Tens de o fazer senão, onde se encontra o fim do array 'chave' que estas a querer fazer output?

Depois de saires do ciclo metes '\0' ou 0 ou 0x00 na ultima posicacao do array chave
    . Como teste faz logo o output do array no fim do ciclo e verifica o seu conteudo

abrc

19. nandoice

nandoice Power Member

o que disses-te tenho eu feito:

printf("Insira a palavra: ");

while (letra=getch()!=13)
    {

chave=letra;
    printf("%c",'*');
    i++;

}

mas quer dizer que nunca vou conseguir ler a palavra? como eu vou substituir depois nos _ _ _ _ _ ?

20. machu

machu Power Member

nao percebeste ainda o raciocinio...nao vais ler a palavra por inteiro! vais é ler caracter a caracter o array 'chave' e comparar com a letra inserida pelo user. Se for igual preenches o array "_ _ _ _ " na posicao onde a ocorrencia é igual.

le bem e pensa no que foi escrito nos posts acima porque ja foi tudo explicado

abrc

Partilhar esta Página