Jogo de labirinto

cnad73

Membro
Olá. Sou um novato nestas andanças de programação. Ando a estudar algoritmos e foi-me colocado um problema sobre o qual terei de me debruçar nas próximas semanas. Trata-se de um labirinto de p.e. 10x10 onde se pode marcar o ponto I (início) e o ponto F (fim). Neste labirinto poderão também ser colocados obstáculos na tabela bidimensional. O algoritmo tem que achar o caminho correcto do ponto I ao ponto F. Será que me podem dar algumas luzes sobre como hei-de resolver este problema. Todas as dicas serão bem-vindas.

Boas programações

CNAD:x2:
 
Isso não tem muito que saber, penso que será algo do tipo:

Enquanto não chegares ao fim do labirinto:

Analizas todas as 7 posições à tua volta (não vale a pena analisares aquela de onde vens)

Se houver "saidas", escolhes uma e repetes o processo até chegares à posição fim

Se não houver "saidas" (com excepção daquela por onde vieste), voltas atrás até ao ponto onde tinhas pelo menos 2 saidas (mais uma vez, exceptuando a por onde vieste) e escolhes outra até esgotares as saidas todas nesse ponto, OU, chegares ao fim.

Espero ter ajudado qualquer coisita.:)

Edit: Uma coisa muito importante, se fores navegar pela tabela com um par de coordenadas (digamos x,y para linhas e colunas), não faz sentido teres indíces da matriz menores que 0 (ou o valor a que a linguagem que vais utilizar usa para o primeiro indíce), ou maiores que n (onde n é o número de linhas e colunas).

Se fores utilizar uma numeração sequencial, então não faz sentido indíces menores que 0 ou maiores que n*n-1 (a ultima posição). Porém, se este for o caso, então quando estás numa posição qualquer, para analisares as posições acima ou abaixo tens de subtrair ou adicionar n-1,n e n+1 para cada posição vizinha dessa célula. Confuso? :D
 
Última edição:
Boa tarde.