1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

jogo em lingo / director

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por kika18, 30 de Dezembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 1587)

1. Olá pessoal,

Bom, tenho uma duvida e gostava que me pudessem ajudar...

É o seguinte: tenho de fazer uma apresentação em Macromedia Director MX 2004, e o trabalho consiste numa casa interactiva onde o utilizador (direccionado para crianças) entra e pode descobrir várias coisas sobre o ambiente / sustentabilidade ambiental, dentro de casa.

O meu objectivo era fazer um pequeno jogo de reciclagem, ou seja, vários elementos de lixo e os 3 ecopontos respectivos (vidrão, papelão, embalão), em que o utilizador pudesse arrastar os vários elementos (isso faz-se com a opção "draggable", acho eu!) e sendo o ecoponto certo, o lixo seria "engolido" por ele (é aí que encalho! :S), ou simplesmente, ao seleccionar o ecoponto certo, o lixo desaparecia....

Será que me podem dar sugestões de como fazer isso? :S nao tenho muitas bases de lingo, infelizmente só tivemos umas 5 aulitas de Director, tudo o resto temos de ser nós a descobrir...

Desde já agradeço qualquer ajuda! : )

Cumps

2. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

a questao do draggable é simples, existe na propria library do director, por isso arrastas o drag para o objecto que queres mover, entras no Script do objecto
    e no evento on mouseUp me acrescentas uma condição if

Código:
    on mouseUp me
      -- turn off activity flag when mouse is released
      mDrag FALSE
      if sprite A intersects sprite B then 
        go to frame 50
      end if
    end mouseUp
    sendo sprite A o objecto arrastável e sprite B o vidrao por exemplo, caso o objecto seja uma garrafa.

Isto é na realidade uma programação um bocado a pontapé mas é simples e funciona.

P.S.: bom timing o teu... eu ja ando a reaprender director pela terceira vez so à custa das duvidas do pessoal... parece que toda a gente anda a dar director nas aulas... xD

Última edição: 31 de Dezembro de 2008

3. Obrigadissimo!, funciona e serviu perfeitamente para o que queria! :D

Bom 2009 | Cumps :p

4. som

Já agora, se não é pedir muito, como faço pa adicionar um som a essa mesma interacção? ja tentei adicionar o código para tocar o som no sript e num script separado e nao consegui!:S

obrigado! : )

5. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

o puppetSound nao funciona? que fofo.

nao quero ser chato mas ja reparaste que o behaviour inspector so por si faz-te esse codigo todo sem teres que escrever uma linha?

Partilhar esta Página