São mundos diferentes killzone nunca teve por objetivo ser parecido ou mesmo semelhante ao halo, aposta numa historia de possibilidades reais e que poderiam acontecer mesmo na terra, killzone é a luta da terra/corporações na conquista e exploração das colonias contra uma corporação que se tornou num povo os helghast.
Luta, sacrificio, evolução são palavras que caracterizam killzone.
Killzone explora as ambiguidades, neste jpgo não existem maus ou bons, apesar de até hoje só termos jogado com os isa, aposto que no futuro o caminho da série irá mudar, contando o lado dos helghast.
Halo aposta numa historia mais fantasiosa.
Baseado na tua descrição, o Halo e Killzone são mais parecidos do que pensas.
Para começar, as colónias e rebelião das mesmas. No Halo os Spartans nasceram da necessidade de acabar com rebeliões nas colónias mais longínquas antes que eles conseguissem começar uma guerra civil a nível galáctico(por estas alturas já tinham começado apenas uma "mini-guerra" ). A ideia era esmagar os rebeldes com uma força avassaladora antes que uma verdadeira guerra começasse entre a UNSC e os rebeldes. Mas eis que aparecem os Covenant(e é aqui que os jogos começam e o Halo começa a diferir do Killzone).
Já luta, sacrifício e evolução também pautam o Halo. No que toca a luta e sacrifício a UNSC lutou contra a Covenant durante 27 anos. Ao fim de 27 anos, metade da população humana estava morta. De 39 mil milhões para 23 mil milhões.Isto sem contar com os planetas que ficaram inutilizados durante décadas por causa do glassing( o nome diz tudo, destruição da superfície com super canhões tão poderosos que a terra cristaliza-se). Já evolução, os Spartans são um exemplo da evolução do ser humano, do seu futuro como raça, já que eles(em especial o Master Chief), são o mais parecido que há com os Forerunners(a civilização por detrás de quase tudo o que vemos nos Halos).
Quanto aos bons e maus, o mesmo se aplica ao Halo.No papel estamos a ser exterminados por aliens, mas não é apenas pelo lulz. Há uma certa conotação religiosa, há muita mentira por detrás dessas motivações religiosas, tanto que do Halo 2(jogo em que dá para jogar com a Covenant) para a frente, alguns dos maiores inimigos da humanidade juntam-se a nós.
No que toca ao fim, Killzone é tão fantasioso como Halo. São ambos sci-fi. Isto faz-me lembrar aqueles que dizem que o BF3 é realista e o COD não é. São ambos irreais.
No fim de contas, o maior defeito que posso apontar ao Halo é o não aprofundar o lore nos jogos. Isto que disse ainda agora deriva dos terminais nos jogos, e dos livros. Deviam haver mais informação explanada in-game, em conversas. É a custa disso que pelo menos para mim foi mais fácil entrar no Mass Effect que no Halo. Sim, eu sei que um rpg tem mais tempo e oportunidades para criar o tom do seu mundo, mas algo com um Codex seria de muito valor num jogo como o Halo.
Muito friamente se calhar era melhor não procurar algo como o Halo na PS3 e tentar algo com um feel diferente. Entre multi plataformas e exclusivos PS3 de certezas que encontras algo com que te divirtas e é isso que interessa no fim...