Opinião Jogo(s) que toda a gente adora mas tu nem por isso

ManSCP

Power Member
Forza Horizon.

Que palhaçada. Não consigo mesmo perceber o fascinio pelo jogo.
É um bom jogo para relax, pegar num carro e andar na desbunda ou simplesmente a conduzir a ouvir musica. Confesso que o que mais gostei foi o da Costa Amalfitana, tinha paisagens mesmo porreiras. Agora se fores para o jogo como um sim, esquece lá isso, nem é o propósito do jogo.
 

sertorius

Power Member
Acho tudo demasiado berrante, seja no aspeto visual do jogo como nas personagens, gameplay, etc....

Ver carros a serem largados de um avião, saltos de montanhas com 500m de altura, ir em linha reta e passar por florestas enquanto se deita tudo abaixo (e ganhar pontos por isso), as cores berrantes em tudo, os grafitis, os fogos de artificio, os diálogos tão maus que chegam a ser constrangedores.... Curvas fechadas a serem feitas a 300km/h.... etc....

Não me lembro dos Forza Horizon mais antigos serem assim. Conseguiam fazer um misto mais interessante entre um Forza Motorsport misturado com estradas normais (e não pistas). Ou seja, do que me lembro por exemplo do 2, não era nenhum simulador, mas também não era tão arcade como este. Conseguia uma combinação mais ponderada na coisa.

Isto são gostos pessoais, mas deste género, nada melhor que o Test Drive Unlimited (1 ou 2).

Sinto que muitos jogos (Dirt 5 por exemplo) começam a entrar neste caminho de "paródia" e estupidificação... Mas se o público gosta/compra e trás €€€€...!
 

Spiderman

I folded Myself
Isto são gostos pessoais, mas deste género, nada melhor que o Test Drive Unlimited (1 ou 2).
Eu fui um daqueles que jogou e seguiu ambos os Test Drive Unlimited de perto, e para mim os Forza Horizon (principalmente após o 4) simplesmente concretizaram o conceito MMO de uma maneira que o TDU nunca conseguiu. E nem falemos da condução, que pareciam uns blocos de cimento, principalmente as motos. No entanto tinha detalhes porreiros, como a personalização dos carros, como os interiores por exemplo. Comprar um carro era um evento em si, ir ao stand da marca, escolher tudo a dedo.
 

sertorius

Power Member
De notar que o último Test Drive Unlimited saiu em 2011 e o primeiro Forza Horizon saiu em 2012. De Lá para cá já saíram mais 4 Horizon.

Espero SINCERAMENTE que o novo Test Drive não siga o caminho dos Horizon mais recentes e mantenha o equilibrio entre simulador/arcade.
 

Freddo

Power Member
Ver carros a serem largados de um avião, saltos de montanhas com 500m de altura, ir em linha reta e passar por florestas enquanto se deita tudo abaixo (e ganhar pontos por isso), as cores berrantes em tudo, os grafitis, os fogos de artificio, os diálogos tão maus que chegam a ser constrangedores.... Curvas fechadas a serem feitas a 300km/h.... etc....

Eu entendo o que estás a dizer. Acho que uma coisa é tornar o jogo mais acessível para diferentes audiências, a outra é a "americanização" do jogo - onde divertimento é equacionado com explosões, aviões, fogo de artíficios, música mexida, cheerleaders, e dialogos de malta cool e woke, também dispensava tudo isso. Tirando esta parte, o jogo parece apropriado para o meu nível de newbie, e talvez haja uma forma de tornar o jogo menos arcade para pessoal mais experiente.

Ainda estou a jogar o FH5 - fiquei surpreendido de ver de repente o pessoal a volta a utilizar o meu nome casualmente nas cutscenes, ainda mais tendo encontrado um avatar fisicamente parecido comigo, foi uma sensação estranha.
 

sertorius

Power Member
Eu entendo o que estás a dizer. Acho que uma coisa é tornar o jogo mais acessível para diferentes audiências, a outra é a "americanização" do jogo - onde divertimento é equacionado com explosões, aviões, fogo de artíficios, música mexida, cheerleaders, e dialogos de malta cool e woke, também dispensava tudo isso. Tirando esta parte, o jogo parece apropriado para o meu nível de newbie, e talvez haja uma forma de tornar o jogo menos arcade para pessoal mais experiente.

É examente isso. A "Americanização" nos jogos.

Queremos dar um Freeroam? Vamos deixar um Mclaren F1 razar uma floresta inteira. Queremos dar saltos nos carros? Vamos deixar dar saltos de 300m de altura... E dar pontos por isto tudo. É um excesso em tudo que, pelo menos a mim, tira-me logo a vontade de continuar a jogar.

Outro jogo que me lembrei agora, o novo Battlefield.... Até já metem Tornados F5 no meio do mapa, gajos com wingsuits a voar, etc...

Resumindo, tem vindo a aconter acontecer nos jogos aquilo que acontece no cinema. Vejam o primeiro Fast and Furious e vejam o último. É um bom exemplo do que quero dizer.

O que me choca é que o pessoal cada vez adere mais a isto.
 

Mr.Fahrenheit

Power Member
Acho tudo demasiado berrante, seja no aspeto visual do jogo como nas personagens, gameplay, etc....

Ver carros a serem largados de um avião, saltos de montanhas com 500m de altura, ir em linha reta e passar por florestas enquanto se deita tudo abaixo (e ganhar pontos por isso), as cores berrantes em tudo, os grafitis, os fogos de artificio, os diálogos tão maus que chegam a ser constrangedores.... Curvas fechadas a serem feitas a 300km/h.... etc....

Não me lembro dos Forza Horizon mais antigos serem assim. Conseguiam fazer um misto mais interessante entre um Forza Motorsport misturado com estradas normais (e não pistas). Ou seja, do que me lembro por exemplo do 2, não era nenhum simulador, mas também não era tão arcade como este. Conseguia uma combinação mais ponderada na coisa.

Isto são gostos pessoais, mas deste género, nada melhor que o Test Drive Unlimited (1 ou 2).

Sinto que muitos jogos (Dirt 5 por exemplo) começam a entrar neste caminho de "paródia" e estupidificação... Mas se o público gosta/compra e trás €€€€...!
Pois por isso é q é um Arcade e não um Simulador, se não queres uma rave de carros e fazer curvas a 300km/h joga um simulador tipo assetto corsa e afins (drive club, Gt, Forza motosport,...) o objetivo deste jogo é precisamente fazeres curvas a 500km/h, saltar montanhas e aterrares com o teu McLaren Senna e continuares como se nada fosse.
 

lpmacedo

Suspenso
Não experimentei mas existem opções para pôr a condução num nível de simulação e os danos também, com essas opções não deverá dar para andar pelo meio do mato sem que nada aconteça.
 

Pryme

Power Member
O nível de simulação não te gera comportamento propriamente muito diferente na condução relativo ao normal, apenas o teu carro reage algo mais a irregularidades na estrada, estou a usar assim desde o início e não sinto muita diferença. Danos sim o teu carro começa a ter algum efeito no comportamento mas também nada que te impeça de continuares a desvastar mato mais rápido que seria um carro na realidade. Neste momento temos talvez uma distância maior entre a jogabilidade semi arcade do Horizon e do Motorsport.

Eu até à pouco tempo estava focado no Project Cars e claro, é preciso mudar o chip quando jogo este ultimo ou o Horizon. Mas como sabemos também querem agradar a um público mais expandido e será sempre a tendencia destes jogos. Até o Project Cars 3 foi também criticado por se ter tornado mais arcade em realação aos antecedentes, este sim talvez um bocado mais aberrante pois o próprio nome tem Simulator... Segindo em frente. Ao menos a Codemasters parece criar duas linhas com a saga Dirt e a Dirt Rally. Mas possivelmente estamos a ir a um ponto que estamos a ter Arcades e Simuladores, e a começar a faltar algo intermédio.
 
Topo