PC Jogos "antigos" que continuam a ser os melhores do seu género

Tenho uma pequena lista, se alguem tiver sugestões ou até questões sobre se há melhores opções e / ou o jogo em questão dá para correr num sistema actual, estejam à vontade.
Tenho duas:
- Para ficar dentro de época e não fugir, como o PoP, testa o "XIII" que era muito bom mas não sei se suporta os requisitos mais actuais. Ou um Thief, que era também muito bom;
- Tens que tentar deixar de escrever UltraWide ou os teus 21:9 em todos os posts, a malta já percebeu que tens um monitor largo. :P

É que depois também é cansativo e um gajo pensa que vai ler opiniões sobre jogos antigos que ainda se aguentam face aos modernos, quando no fundo é sobre jogos que envelheceram mais ou menos bem (Splinter e companhia) e suportam o UltraWide (como se fosse norma) ou definições mais recentes. E cada comentário posterior abordava pelo mesmo ponto, quando já há um tópico para o efeito que tu próprio tinhas criado. Mesmo gostando da forma como expões, a repetição fora de lugar deixa um sabor mais amargo (não vejas como apontamento negativo, mas sim constructivo que às vezes a própria pessoa deixa de notar por estar habituada).

Depois como não havia fio a seguir, virou mais para títulos nostálgicos do que para o que o nome do tópico dá a entender.
 
Confesso que possa ter-me esticado com a questão do suporte de UltraWide :D

Tenho visto que o tipo de jogo é o factor que mais facilmente define o quão "inferiores" são as iterações mais recentes do formato, como é o caso de simuladores, embora hajam exemplos de certos "jogos" continuarem a ser os melhores porque simplesmente... não se fizeram mais, como é o exemplo do Flight Simulator (que ainda está a 25 € e com 5000 € de adições, nada como não ter concorrência há mais de 10 anos), devido ao custo que é fazer um jogo hoje em dia as produtoras cada vez mais se agarram a formatos que oferecem o maior lucro e, fora de certos estúdios pontuais que triunfam nesse aspecto (e muitos infelizmente não lucram muito com isso), já ninguém aposta em algo diferente ou focado num pequeno grupo de jogadores.

Há muito jogo excelente que me passou ao lado, só comecei a jogar no PC há 20 anos e só há 10 anos é que tornou-se mais fácil jogar o que saia no mercado, seja por ser mais acessível ou seja por ter um sistema que conseguia correr os jogos em questão, o Good Old Games ajudou imenso a jogar muitos desses jogos, por isso a minha experiência com estes jogos começou na era da introdução das 3Dfx no mercado e, mesmo ai, estava muito limitado em termos de que jogos conseguia comprar / jogar / experimentar.

Nostalgia é algo muito poderoso, isso e a nossa percepção de qualidade, o que foi para nós um jogo fantástico há 20 anos atrás agora é um jogo genérico, não pelo motor gráfico mas pelo jogo em si, um excelente exemplo é o Need for Speed: Underground 2, acabei por quase completar o jogo, sim, mas fartei-me, os cenários são todos iguais e o jogo torna-se muito rapidamente mais do mesmo, mas tem uma jogabilidade simples e divertida que é complicado encontrar nos jogos mais recentes, até comprei o "recente" Ridge Racer Unbounded e não durou mais de um par de horas de não aborrecido que era, mas há jogos mais recentes como o a revisão do Need for Speed: Hot Pursuit que achei engraçado ou até o Need for Speed: Shift 2 que tem um bom equilíbrio entre arcada e simulação.

Já um RPG é um "animal" completamente distinto, como há inúmeros formatos e gostos um bom RPG é algo que acho que não dá para qualificar, cada um procura algo de distinto num RPG, ainda ontem instalei o Dragon Age 3, corre que nem manteiga, retirei-o passado meia-hora, depois de ter jogado o Divinity: Original Sin deixei de ter tolerância para RPGs em tempo real, já há quem adore o formato e, ai, o primeiro Dragon Age continua a ser um dos melhores, falaram muito no NeverWinter Nights, joguei e acabei ambos e as expansões mas acho que envelheceram mal, a narrativa em todos é fraca na minha opinião, o primeiro Dragon Age supera-os facilmente, se o Baldurs Gate tem uma narrativa superior? Não sei, do que sei sei que tem mais poder de escolha, tenho todos os Dungeon Siege mas acho que (pelo menos os primeiros dois) são jogos que se destacaram pelos grupos enormes que consegues formar e pouco mais.

Depois há jogos que revitalizaram o formato como o Pillars of Eternity, o Tyranny e o Wasteland 2 (o primeiro fallout é baseado no primeiro Wasteland) que tenho-os a todos e não joguei nenhum, isto é, joguei o PoE durante 10 horas, o combate "em tempo real" deu cabo de mim, eu sei que é suposto pausar sempre a acção em certos intervalos e gerir as habilidades de cada personagem e torna-se, de certa forma, num jogo por turnos, mas não deu mesmo para mim, depois de completar (e adorar) os XCOM que só procuro RPG por turnos (e nem vou tocar agora nos J-RPG por agora).

Quantos aos FPS, é complicado, há tanto jogo que foi fenomenal em termos de exploração e que apresentou uma jogabilidade fantástica, adoro a série Borderlands, acho que é dos melhores jogos Co-Op que foram desenhados em termos do qual simples é entrar num jogo de outro jogador a decorrer e simplesmente divertir-se. Mas um No One Lives Forever tem um charme e uma incrível variedade de zonas para explorar que o torna um dos melhores FPS que já joguei, já o primeiro Deus Ex é o melhor FPS com poder de escolha que joguei.

Já me estou alongar bastante, vou apenas por uma imagem para indicar o facto de que descobri que o Knights of the Old Republic 2 foi actualizado em 2015 com suporte para Steam Workshop, o que além de correr a 100% em tudo que há por ai também é bastante facil actualizar tudo o que o jogo oferece como também instalar modificações que tornam o jogo muito mais completo :D

KOTOR2-BlogPost.jpg


Muitos falaram no primeiro KOTOR e, concordo, a historia do primeiro é mais divertida, se é superior? Não sei não, o segundo explora certos detalhes que gostei bastante mas admito que o primeiro tem um ambiente muito mais epico que o segundo, já o combate em ambos é... pois... a meio do jogo temos um grupo de não sei quantos Jedi / Sith todos à pancada :D Há boas noticias, dá para por o primeiro Kotor a correr bem em resoluções 16:9 mas a ausência de Steam Workshop torna o acto de "actualizar" o jogo mais complicado e o UI sai para o esticado e afins... mas é um jogo que merece ser jogado, nem que seja por ser o melhor jogo Star Wars que foi feito nos últimos tempo... isto é, o melhor jogo de um só jogador, o The Old Republic pode ser um MMO mas já há uns anos que dá para ser jogado como um jogo de um jogador de uma forma bastante simples, e até o recomendo vivamente, o combate é divertido e cada classe tem uma narrativa muito bem construída, só peca por certas escolhas tecnicas (como o jogo diminuir as frames de animação de todos os NPCs que não estão a lutar directamente contigo, resultando no parecer que estão a ter um espasmo, torna-se muito irritante se o estás a jogar a 144hz).
 
Huh, ao instalar o Max Payne 3 isto pediu-me a minha conta da Rockstar e... descubro que a perdi por completo e quanto a tento recuperar é-me enviado um e-mail para recuperar a password... em Russo, e após recuperar a mesma descubro que não tenho nenhum jogo vinculado à mesma, especialmente o meu Gran Theft Auto V, e as pessoas dizem que não faz mal nenhum ter vários jogos separados por várias plataformas..

Confere, revi o historial, a chave do GTAV foi associada ao meu e-mail em 2015, em 2017 a minha conta desapareceu e reapareceu sem jogos e em Russo, é sempre bom saber que posso contar com fantástica segurança da Rockstar, devem ter estado a tirar lições da segurança do Origin da EA, e depois estranham porque é que as pessoas não acham piada ao Epic Games Store...

O meu e-mail primário teve 50 tentativas de acesso sem sucesso no ultimo dia?! Bem, eu sabia que tinha aquele e-mail há mais de 20 anos mas, caramba, não exageremos, credo...
 
Última edição:
Huh, ao instalar o Max Payne 3 isto pediu-me a minha conta da Rockstar e...
Max Payne old school só o 1 e o 2...
:)


Quanto ao resto da conta da Rockstar e Max Payne 3 posso estar no mesmo barco e nem saber. lol
Comprei pouco depois do lançamento, joguei e acabei mas não voltei a jogar. Não me agradou tanto como os primeiros dois, à época, embora claro que no tempo do Max Payne 3 a variedade/disponibilidade de jogos fosse maior e o (meu) tempo para jogar menor.

Tenho de ver isso da conta Rockstar também.
 
Claro que não é considerado um jogo antigo, no meio de instalar o primeiro Max Payne decidi experimentar voltar a jogar o terceiro e... não dá, estou impedido de jogar dois jogos, pelos quais paguei, porque a conta a que estavam associados foi ao ar, e eu comprei o Max Payne 3 pela loja da Steam mas como fui forçado a emparelhar com uma conta do Rockstar Social Club eu não consigo sequer iniciar o jogo, diz-me sempre que a conta que estou a tentar aceder não é a conta à qual associei a conta da Steam...

A Rockstar não está nada a ajudar, ainda bem que, fora o GTAV e o Max Payne 3, não tenho mais nada vinculado a eles. Já tive que aturar o mesmo com a Bethesda e a insistência em usar o Games of Windows, felizmente já vários jogos atinaram e retiraram essa parvoíce.
 
Última edição:
A minha história nos videojogos já é longa, e dela guardo muitas e boas memórias.
Desde o Spectrum (Timex 2048 no meu caso), passando por uma Amiga 500 e um Amiga 1200, até chegar finalmente ao PC quando este finalmente começou a apanhar o Amiga em qualidade.
Vou referir alguns jogos, uns por pura nostalgia, outros pela sua qualidade.

No spectrum recordo jogos como:
-Stunt car racer
-Renegade e Target renegade
-O Formula 1, que de jogabilidade tinha muito pouco, mas que passei tardes inteiras a jogar com amigos
-O clássico Chuckie Egg
-Gunship (e o seu gigantesco manual)

No Amiga:
-Foi onde comecei a saga Monkey Island, da qual ainda há pouco tempo ofereci o 1ª na edição remasterizada a um amigo
-Lemmings
-Sensible World of Soccer
-Dune 2, o meu primeiro RTS
-Onde começou o vicio do Civilization
-Flashback / Another World
-Cannon Fodder
-Syndicate
-Certamente muitos outros, que não me recordo agora.

No PC:
-Planescape Torment
-Beyond Good and Evil
-Deus Ex
-Civ 2
-Os já mencionados KOTOR
-Battlefield 1942 (muitas horas de diversão em LAN parties e o primeiro jogo que joguei de forma competitiva online)

Tenho a certeza que houve muitos outros jogos, alguns dos quais apreciei ainda mais que os mencionados acima, mas a minha memória já não dá para tudo
 
A minha história nos videojogos já é longa, e dela guardo muitas e boas memórias.
Desde o Spectrum (Timex 2048 no meu caso), passando por uma Amiga 500 e um Amiga 1200, até chegar finalmente ao PC quando este finalmente começou a apanhar o Amiga em qualidade.
Vou referir alguns jogos, uns por pura nostalgia, outros pela sua qualidade.

No PC:
-Planescape Torment
-Beyond Good and Evil
-Deus Ex
-Civ 2
-Os já mencionados KOTOR
-Battlefield 1942 (muitas horas de diversão em LAN parties e o primeiro jogo que joguei de forma competitiva online)

Tenho a certeza que houve muitos outros jogos, alguns dos quais apreciei ainda mais que os mencionados acima, mas a minha memória já não dá para tudo

Ia também mencionar o BF1942, grande vício na sua altura!
Acrescento também um dos meus fps favoritos de sempre, Medal of Honor: Alied Assault , ainda guardo a cópia original comigo.
 
A minha história nos videojogos já é longa, e dela guardo muitas e boas memórias.
Desde o Spectrum (Timex 2048 no meu caso), passando por uma Amiga 500 e um Amiga 1200, até chegar finalmente ao PC quando este finalmente começou a apanhar o Amiga em qualidade.
Vou referir alguns jogos, uns por pura nostalgia, outros pela sua qualidade.

No spectrum recordo jogos como:
-Stunt car racer
-Renegade e Target renegade
-O Formula 1, que de jogabilidade tinha muito pouco, mas que passei tardes inteiras a jogar com amigos
-O clássico Chuckie Egg
-Gunship (e o seu gigantesco manual)

No Amiga:
-Foi onde comecei a saga Monkey Island, da qual ainda há pouco tempo ofereci o 1ª na edição remasterizada a um amigo
-Lemmings
-Sensible World of Soccer
-Dune 2, o meu primeiro RTS
-Onde começou o vicio do Civilization
-Flashback / Another World
-Cannon Fodder
-Syndicate
-Certamente muitos outros, que não me recordo agora.

No PC:
-Planescape Torment
-Beyond Good and Evil
-Deus Ex
-Civ 2
-Os já mencionados KOTOR
-Battlefield 1942 (muitas horas de diversão em LAN parties e o primeiro jogo que joguei de forma competitiva online)

Tenho a certeza que houve muitos outros jogos, alguns dos quais apreciei ainda mais que os mencionados acima, mas a minha memória já não dá para tudo

Boa posta. O meu percurso é parecido, por isso muitos desses titulos são-me familiares.

Acrescento o Dune 1, Fallout 1 e 2 (PC), F1 manager (spectrum 48k e 128k +2), Duke Nukem para as lan parties, Tactical Ops...

Manic Miner e harrier attack ainda no spectrum...

Há muitos mais, mas é dificil lembrar.

Grande viagem na avenida das memórias.

Obrigado a todos.
 
Para mim, o rainbow six 3: Raven shield foi o pico da serie.

Depois a ubisoft pegou na franchise.... E infelizmente perdeu-se por completo. Rainbow six nunca mais foi o mesmo. Gosto do rainbow six: siege, mas nao tem nada a ver com os simuladores que os antigos rainbow six eram.

Sinto muita falta de um bom squad sim ( nao confundir com military sim tipo arma) . Esse genero morreu por completo infelizmente.
 
Última edição:
Para mim, o rainbow six 3: Raven shield foi o pico da serie.

Depois a ubisoft pegou na franchise.... E infelizmente perdeu-se por completo. Rainbow six nunca mais foi o mesmo. Gosto do siege mas nao tem nada a ver com os simuladores que os antigos rainbow six eram.

Sinto muita falta de um bom squad sim ( nao confundir com military sim tipo arma) . Esse genro morreu por completo infelizmente.

Confesso que tive de ler tres vezes porque nao me estava a soar nada bem! Hehehehe.
 
Confesso que tive de ler tres vezes porque nao me estava a soar nada bem! Hehehehe.

Eish, desculpa. Escrever com teclado ingles, sem acentos em lado nenhum tambem nao deve ajudar em nada.

Ou tambem sera a forma como escrevi a frase? Seja como for deixei portugal ha largos anos e so falo / escrevo a lingua quando me encontro com a familia la ( visto nao ser a minha lingua materna, estas agora a assustar-me, sera que estou a perder o meu potugues ahah. )

Seja como for, desculpa pela leitura difficil.
 
Nao, o Portugues esta bom, foi mesmo a palavra GENRO no final que me deixou confuso. E como ainda era de manha fiquei ali tipo disco riscado a ler o final do post a tentar fazer sentido daquilo. :)
 
Capitalism II - Penso que não existe nada tão completo em termos de jogos de estratégia empresarial, e ainda hoje é jogável, por conta deste tópico dei por mim a perder horas novamente no portátil :) . O Save mais antigo que tinha era de 2001 ou 2002 ;).
 
Pode muito bem ser, que é super completo, quando se junta (Agricultura/industria/minas/acções/merges de rivais) no mesmo cenário é bem dificil.
 
Street Rod 2 para Dos..., com a tecnologia actual já era tempo de sair uma coisa bem trabalhada de street racing.
Que vicios na altura...aquilo até os componentes do motor dava para mexer o unico que gostei nos "ultimos" tempos foi o NFS Undreground 2 e como sabem já têm uns anitos encima.
 
Última edição:
Capitalism II - Penso que não existe nada tão completo em termos de jogos de estratégia empresarial, e ainda hoje é jogável, por conta deste tópico dei por mim a perder horas novamente no portátil :) . O Save mais antigo que tinha era de 2001 ou 2002 ;).

Existe uma expansão oficial: Capitalism Lab, lançada em 2012. Ainda hoje recebe atualizações.
 
Back
Topo