Jogos cancelados - os mais infelizes

Yggdrasil

Power Member
Já aconteceu várias vezes estarmos ansiosos pela chegada de um jogo que muito promete...até ao dia em que a produtora deixa de falar sobre ele e ficamos a saber que foi cancelado. Isto é particularmente doloroso quando o jogo já se encontrava em desenvolvimento e até já tínhamos uma ideia de como iria ser através de imagens ou vídeos.

Usem este tópico para colocarem aqui quais os cancelamentos que mais lamentam ao longo dos anos. A minha lista pessoal é esta, sem qualquer ordenamento:

Starfox 2, SNES, 1995
Depois de Starfox (Starwing na Europa) ter sido - se não estou em erro - o primeiro jogo para consolas inteiramente em 3D graças ao chip Super FX e de ter sido aclamado pela crítica como um excelente título para a 16-bit da Nintendo, as expectativas foram colocadas a um nível bastante elevado quando em 1994 foi anunciada uma sequela que prometia um maior grau de liberdade e um modo 2 jogadores.

starfox2.jpg


revretro3.png


O jogo incluía elementos mais táticos, como a escolha do local onde iríamos a seguir, a inclusão de níveis abertos onde escolhemos onde vamos e a utilização de dois pilotos. Chegou a estar muito próximo da finalização - segundo se diz, esteve a 99% - mas em 1995 foi cancelado sem uma justificação satisfatória, supostamente a Nintendo estaria mais concentrada no desenvolvimento de jogos para a N64. Faz pouco sentido, uma vez que o SNES recebeu jogos até 1999 e 1995 foi um excelente ano para a 16-bit da Nintendo.


Sonic X-Treme, 1997, SEGA
Este é provavelmente o cancelamento que mais mágoas provocou nos seguidores da SEGA. Quando foi anunciado ao público o desenvolvimento de um novo Sonic inteiramente em 3D, na Saturn e para ser lançado no natal de 1996, estavam criadas as expectativas para um ano em grande, em que teríamos os dois grandes ícones da indústria a competir em dois jogos que fariam as delícias dos jogadores - Super Mario 64 e Sonic X-Treme.

sonic_fisheye.jpg


Infelizmente o jogo, que iria usar o motor do NiGHTS (pelo menos em parte), parecia estar condenado desde o início. Um desenvolvimento muito mal gerido, feito pelo SEGA Technical Institute e que contou com muito pouco apoio por parte da SEGA propriamente dita, divergências dentro da própria empresa e atrasos sucessivos levaram a que o jogo fosse cancelado em 1997. Tivesse sido lançado, talvez a sorte da Saturn no ocidente fosse outra, já que era algo porque os seguidores da SEGA ansiavam.

sosth_xtreme4.jpg


Aqui podem ver um curto vídeo de um protótipo do jogo.


Final Fantasy VII/64, 1996, Nintendo64
No seguimento dos primeiros seis jogos da série Final Fantasy que tinham sido lançados no NES e no SNES, esperava-se que a Squaresoft desenvolvesse o sétimo jogo da série para a 64-bits da Nintendo. Em 1995 começaram os trabalhos em Final Fantasy VII com base na tecnologia da N64 e um dos resultados foi uma curta demo com este aspecto:

ff64-6.gif


Contudo, no início de 1996, a Squaresoft anunciou que a utilização de cartuchos por parte da N64 significava que não era possível criar o jogo naquele formato e que apenas a tecnologia CD-ROM tinha capacidade para todas as cenas que iriam ser implementadas no jogo. O projecto foi então deslocado para a PlayStation que, além de utilizar o formato CD-ROM, oferecia perspectivas de lucro mais imediatas que uma consola que ainda não tinha sido lançada. O Final Fantasy VII foi também provavelmente o jogo que decidiu a sua geração a favor da PS1 e que trouxe um aumento decisivo das vendas a favor da consola da Sony.


Fiquei também agora a saber que o Halo esteve a ser desenvolvido para a PS2, mas o desenvolvimento foi deslocado para a XBox quando 20% da Bungie passou da Take-Two para a Microsoft.
 
n fazia ideia k o halo era para a ps2 k pena ter virado para a xbox e um grande jogo....desgraçados...lo0ol
comprei a ps3 pork sou fanatico pela serie ps e pretendo ter todos os modelos ate ao fiz da vida da serie ps...agora vou comprar a xbox360 pork a ps3 neste momento n tem jogos bons tipo halo...

PS: se o halo fosse um exclusivo da ps3 ela ja tinha passado a xbox 360 k ja vendeu mais de 12m em ggrande parte por kausa do halo 3 .

cumpz
 
Não sabia que o Halo era da T2, mas sabia que eram maioritariamente dev's de Mac, e que desenvolviam o Halo para a PS2. Em boa hora vieram para a Xbox, ter-se ia perdido um excelente jogo num mar onde não nadaria bem...

Muita pena me deu quando soube do Sonic Xtreme...quem sabe não seria a salvação da Saturn?

EDIT: ATENÇÃO! O Halo não estava a ser distribuida pela T2, mas sim pela R*, são duas coisas diferentes...
 
Última edição:
Para mim foi sem dúvida as traduções para inglês dos cenários 2 e 3 do Shining Force III para a Sega Saturn. Felizmente há pessoal a trabalhar nas traduções, inclusivé a tradução do Scenario 2 está bem avançada. Link para o fórum onde se fala do projecto aqui.

Também foram cancelados os projectos da Black Isle do Baldur's Gate III: The Black Hound e do Fallout 3. Vamos lá ver o que sai o Fallout 3 da Bethesda mas não estou muito confiante.
Em relação ao BGIII, uma das pessoas envolvidas no projecto cancelado está a trabalhar num módulo para o Neverwinter Nights 2 que usará algumas das coisas previstas para o BGIII (não sei em que situação está mas têm aqui um site não oficial). Supostamente o BGIII não ia continuar com a saga Bhaalspawn (que acabou na expansão do 2) e ia começar uma história nova com um cap no nível 4! A ideia era fazer um jogo focado em quests e com pouco combate, o nome Baldur's Gate estava lá só mesmo pelo marketing.
 
Última edição:
Talvez o Shenmue 3, que parece que tarda em vir...
Tive aqui a pensar, e... sabem o que faz falta agora? Um Daytona USA com massive multiplayer. Nem que saísse para as plataformas todas, sería uma mais valia, tenho saudades dos tempos das arcadas a jogar contra 1 carrada de gente.
 
Assim de repente, e sem precisar de pensar muito, vem-me logo à cabeça o cancelamento (ou lá o que lhe queiram chamar) do Starcraft: Ghost. O jogo prometia, a protagonista também, mas acabou por não dar em nada.

top-right.jpg


Outro cancelamento que me intresteceu, e também da Blizzard, foi o de Warcraft Adventures: Lord of the Clans. Parecia ser um interessante jogo de aventuras point & click, mas provavelmente devido ao decréscimo acentuado de popularidade que o género sofreu lá perdemos essa obra...

Warcraft-adventures-boxart.jpg


 
Última edição:
Back
Topo