Yggdrasil
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Já aconteceu várias vezes estarmos ansiosos pela chegada de um jogo que muito promete...até ao dia em que a produtora deixa de falar sobre ele e ficamos a saber que foi cancelado. Isto é particularmente doloroso quando o jogo já se encontrava em desenvolvimento e até já tínhamos uma ideia de como iria ser através de imagens ou vídeos.
Usem este tópico para colocarem aqui quais os cancelamentos que mais lamentam ao longo dos anos. A minha lista pessoal é esta, sem qualquer ordenamento:
Starfox 2, SNES, 1995
Depois de Starfox (Starwing na Europa) ter sido - se não estou em erro - o primeiro jogo para consolas inteiramente em 3D graças ao chip Super FX e de ter sido aclamado pela crítica como um excelente título para a 16-bit da Nintendo, as expectativas foram colocadas a um nível bastante elevado quando em 1994 foi anunciada uma sequela que prometia um maior grau de liberdade e um modo 2 jogadores.
O jogo incluía elementos mais táticos, como a escolha do local onde iríamos a seguir, a inclusão de níveis abertos onde escolhemos onde vamos e a utilização de dois pilotos. Chegou a estar muito próximo da finalização - segundo se diz, esteve a 99% - mas em 1995 foi cancelado sem uma justificação satisfatória, supostamente a Nintendo estaria mais concentrada no desenvolvimento de jogos para a N64. Faz pouco sentido, uma vez que o SNES recebeu jogos até 1999 e 1995 foi um excelente ano para a 16-bit da Nintendo.
Sonic X-Treme, 1997, SEGA
Este é provavelmente o cancelamento que mais mágoas provocou nos seguidores da SEGA. Quando foi anunciado ao público o desenvolvimento de um novo Sonic inteiramente em 3D, na Saturn e para ser lançado no natal de 1996, estavam criadas as expectativas para um ano em grande, em que teríamos os dois grandes ícones da indústria a competir em dois jogos que fariam as delícias dos jogadores - Super Mario 64 e Sonic X-Treme.
Infelizmente o jogo, que iria usar o motor do NiGHTS (pelo menos em parte), parecia estar condenado desde o início. Um desenvolvimento muito mal gerido, feito pelo SEGA Technical Institute e que contou com muito pouco apoio por parte da SEGA propriamente dita, divergências dentro da própria empresa e atrasos sucessivos levaram a que o jogo fosse cancelado em 1997. Tivesse sido lançado, talvez a sorte da Saturn no ocidente fosse outra, já que era algo porque os seguidores da SEGA ansiavam.
Aqui podem ver um curto vídeo de um protótipo do jogo.
Final Fantasy VII/64, 1996, Nintendo64
No seguimento dos primeiros seis jogos da série Final Fantasy que tinham sido lançados no NES e no SNES, esperava-se que a Squaresoft desenvolvesse o sétimo jogo da série para a 64-bits da Nintendo. Em 1995 começaram os trabalhos em Final Fantasy VII com base na tecnologia da N64 e um dos resultados foi uma curta demo com este aspecto:
Contudo, no início de 1996, a Squaresoft anunciou que a utilização de cartuchos por parte da N64 significava que não era possível criar o jogo naquele formato e que apenas a tecnologia CD-ROM tinha capacidade para todas as cenas que iriam ser implementadas no jogo. O projecto foi então deslocado para a PlayStation que, além de utilizar o formato CD-ROM, oferecia perspectivas de lucro mais imediatas que uma consola que ainda não tinha sido lançada. O Final Fantasy VII foi também provavelmente o jogo que decidiu a sua geração a favor da PS1 e que trouxe um aumento decisivo das vendas a favor da consola da Sony.
Fiquei também agora a saber que o Halo esteve a ser desenvolvido para a PS2, mas o desenvolvimento foi deslocado para a XBox quando 20% da Bungie passou da Take-Two para a Microsoft.
Usem este tópico para colocarem aqui quais os cancelamentos que mais lamentam ao longo dos anos. A minha lista pessoal é esta, sem qualquer ordenamento:
Starfox 2, SNES, 1995
Depois de Starfox (Starwing na Europa) ter sido - se não estou em erro - o primeiro jogo para consolas inteiramente em 3D graças ao chip Super FX e de ter sido aclamado pela crítica como um excelente título para a 16-bit da Nintendo, as expectativas foram colocadas a um nível bastante elevado quando em 1994 foi anunciada uma sequela que prometia um maior grau de liberdade e um modo 2 jogadores.
O jogo incluía elementos mais táticos, como a escolha do local onde iríamos a seguir, a inclusão de níveis abertos onde escolhemos onde vamos e a utilização de dois pilotos. Chegou a estar muito próximo da finalização - segundo se diz, esteve a 99% - mas em 1995 foi cancelado sem uma justificação satisfatória, supostamente a Nintendo estaria mais concentrada no desenvolvimento de jogos para a N64. Faz pouco sentido, uma vez que o SNES recebeu jogos até 1999 e 1995 foi um excelente ano para a 16-bit da Nintendo.
Sonic X-Treme, 1997, SEGA
Este é provavelmente o cancelamento que mais mágoas provocou nos seguidores da SEGA. Quando foi anunciado ao público o desenvolvimento de um novo Sonic inteiramente em 3D, na Saturn e para ser lançado no natal de 1996, estavam criadas as expectativas para um ano em grande, em que teríamos os dois grandes ícones da indústria a competir em dois jogos que fariam as delícias dos jogadores - Super Mario 64 e Sonic X-Treme.
Infelizmente o jogo, que iria usar o motor do NiGHTS (pelo menos em parte), parecia estar condenado desde o início. Um desenvolvimento muito mal gerido, feito pelo SEGA Technical Institute e que contou com muito pouco apoio por parte da SEGA propriamente dita, divergências dentro da própria empresa e atrasos sucessivos levaram a que o jogo fosse cancelado em 1997. Tivesse sido lançado, talvez a sorte da Saturn no ocidente fosse outra, já que era algo porque os seguidores da SEGA ansiavam.
Aqui podem ver um curto vídeo de um protótipo do jogo.
Final Fantasy VII/64, 1996, Nintendo64
No seguimento dos primeiros seis jogos da série Final Fantasy que tinham sido lançados no NES e no SNES, esperava-se que a Squaresoft desenvolvesse o sétimo jogo da série para a 64-bits da Nintendo. Em 1995 começaram os trabalhos em Final Fantasy VII com base na tecnologia da N64 e um dos resultados foi uma curta demo com este aspecto:
Contudo, no início de 1996, a Squaresoft anunciou que a utilização de cartuchos por parte da N64 significava que não era possível criar o jogo naquele formato e que apenas a tecnologia CD-ROM tinha capacidade para todas as cenas que iriam ser implementadas no jogo. O projecto foi então deslocado para a PlayStation que, além de utilizar o formato CD-ROM, oferecia perspectivas de lucro mais imediatas que uma consola que ainda não tinha sido lançada. O Final Fantasy VII foi também provavelmente o jogo que decidiu a sua geração a favor da PS1 e que trouxe um aumento decisivo das vendas a favor da consola da Sony.
Fiquei também agora a saber que o Halo esteve a ser desenvolvido para a PS2, mas o desenvolvimento foi deslocado para a XBox quando 20% da Bungie passou da Take-Two para a Microsoft.