Existem inúmeros jogos com uma excelente estória, ao passo de que outros podem ter uma boa estória mas que não oferecem nada de particularmente desenvolvido ou pensado com maior originalidade - muitos desses jogos nem se focam na componente da estória e mesmo assim são considerados dos melhores pelo que estou aqui a ver de acordo com muitas opiniões que aqui se vêem... Ao que parece há quem misture outros aspectos que não têm directamente a ver com o tópico ao dar a opinião - tal como acontece bastante com o tópico das melhores capas dos jogos.
- Final Fantasy VI, VII , VIII, e XII. Sim, digo FFVII, que para além da legião de fans também tem uma legião de ódio desmesurado.
- Legend of Dragoon na PS1. Reúne uma história do presente com o passado embora se foque no presente, estabelece laços entre os dois no tempo, e está bastante bem desenvolvida para a idade em que foi lançado.
- Vagrant Story da PS1. Tem uma das estórias mais bonitas e tocantes que já vi num jogo, sendo um dos aspectos também importantes para ser um numero 1 para mim.
- Chrono Trigger e Chrono Cross. Excelentes os 2.
- Xenogears. Continua a história para Xenosaga e isso tudo, mas de facto ao início estamos a jogar um universo muito dferente, onde pouco ou nada se percebe qual a relação entre os robots e aquele jogo. É muito bom, mesmo
- Odin Sphere e GrmGrimoire. Dois Tactical RPG da PS2 que muita gente ignora, mas que nas vertentes da história são muito bons. No entanto, é preciso saber apreciar qualquer um deles.
- ICO. Apenas incluo o ICO devido à beleza com que a sua simples estória é contada: um rapaz que ia ser sacrificado foge e leva consigo a filha do vilão do jogo. Mas há pequenas subtilezas que dão um toque bastante arístico e original à estória do jogo.
- Shenmue. A sua estória poderia sair prefeitamente de um filme ou jogo de acção, no entanto a dedicação que é dada à estória põe-no em realce ao lado de muitos outros que se focam na pancadaria ou nos tiros.
- Alundra 1. Outro RPG ao estilo dos primeiros zelda mas com uma componente de estória significativamente diferente e original. Além da estória normal, o jogo passa-se nos sonhos das outras pessoas.
-Street Fighter, os originais, pela tradição que já evocam, e pelo facto da estória dos primeiros jogos estar ainda tão presente e ser tão significativa, especialmente num jogo de beat'em up onde a estória costuma ser pouco encaixada. Não acho que Tekken, Virtua Fighter, Soul Calibur e Dead or Alive ou outros tenham pretextos tão bem presentes na estória como o street fighter. No entanto, também confesso que o filme de animação do II inspirado no mesmo jogo tem um papel importante para achar interessante a estória do jogo, por isso é uma opinião suspeita.
- Zelda: Ocarina of Time e Zelda: Twilight Princess. Destaco em particular estes, por serem do meu ponto de vista dos mais bonitos a nível de estória
- Shining Force 1 e 2. Clássicos de Mega Drive, dos melhores do seu estilo na geração 16 bits.
- A Snes tem imensos RPGs do melhor que se fez na geração 16 bits: Illusion of Time, Teranigma e Secret of Mana são 3 grandes nomes da consola, entre outros.
- Mario Galaxy. O único mário onde posso dizer que a história vai além de um canalizador que tem de salvar uma tartaruga de uma princesa. É uma estória simples, contada de forma artística com imaginação e com dedicação.
- Ace Combat: Distant Thunder e Squadron Leader. Dois títulos na PS2 de combate aéreo, que oferecem algo mais do que apenas guerra e combate. A estória é relatada pontualmente e com o evoluir das missões, e está de tal forma bem integrada com o estilo e características do jogo que qualquer jogador que aprecie esse aspecto no jogo terá uma noção mais profunda do que apenas efectuar missões que parecem retiradas do acaso.
- Metal Gear Solid. O 1 e o 3 são brilhantes nesse conceito, sobretudo por serem mais profundos. Os restantes são muito bons quando vistos no contexto da série em si, porque só fazem sentido se vistos no seu contexto.
Deixo de fora muitos outros jogos, ou porque não me lembro, ou porque a estória tem elementos algo forçados ou porque a história flui de forma pouco natural, ou simplesmente porque não os joguei, como é o caso da maioria dos que existem na 360.