Jogos da EA disponíveis no Ubuntu

Mass Effect é foleiro... Mas os gostos não se discutem.
Vou sacando regularmente demos do que vai saindo e vou vendo uns videos de gameplay, mas é tudo mesmo muito mau. Não me importam gráficos todos XPTO, tipo Crysis quando apareceu. Depois vai-se a jogar e a história/gameplay não vale nada.
Adoro jogar e jogo quase todos os dias Wolfenstein Enemy Territory e Minesweeper.
Lá está, gostos não se discutem..... No entanto acho que dizer que Mass Effect é mesmo muito mau, é um perfeito exagero. Podes não gostar do genero, mas há que ser imparcial.
 
Ou já não gostas simplesmente de jogar (natural e o mais provável), ou isso é só a nostalgia a falar. Jogos como o Mass Effects estão ao nível do melhor que sempre se fez, e eu já ando nisto há mais de 25 anos.

* Match Day
* Jet Pac
* Scuba Dive
* Booty
* Target: Renegade
* Jet Set Willy
* Manic Miner
* etc...

Isto eram jogos a sério, muitos dos grande titulos de hoje não conseguem ter ainda a jogabilidade que alguns desses jogos tinham... sendo que o Jet Pac ainda hoje é uma demonstração de como funciona a gravidade num jogo!
 
* Match Day
* Jet Pac
* Scuba Dive
* Booty
* Target: Renegade
* Jet Set Willy
* Manic Miner
* etc...

Isto eram jogos a sério, muitos dos grande titulos de hoje não conseguem ter ainda a jogabilidade que alguns desses jogos tinham... sendo que o Jet Pac ainda hoje é uma demonstração de como funciona a gravidade num jogo!
Joguei os a todos, e para mim são diferentes tempos. Nenhum desses jogos tinha uma narrativa algo que considero fundamental ao meu divertimento hoje em dia. Obviamente que quando tinha 10 anos tudo me parecia mais mágico.

Mesmo em termos de jogabilidade, dizeres que um Ninja Gaiden não tem melhor jogabilidade que um Target:Renegade... Não queres ir por a cassete no PC para veres mesmo a jogabilidade do Target Renegade? Sim, na altura era um espectáculo, mas não exageremos.
 
Última edição:
"muitos dos grande titulos de hoje não conseguem ter ainda a jogabilidade que alguns desses jogos tinham"
Não percebi, estás a querer dizer que existem mesmo jogos com pior jogabilidade que o Target:Renegade? Como já disse, o jogo na altura era absolutamente fabuloso, mas jogá-lo hoje é doloroso. Escolhi o Ninja Gaiden, mas não era preciso ter ido propriamente ao topo...
 
"muitos dos grande titulos de hoje não conseguem ter ainda a jogabilidade que alguns desses jogos tinham"

Definitivamente não sabes o que é jogabilidade... É para ti uma boa jogabilidade os controlos rígidos dos primeiros prince of persia? É para ti uma boa jogabilidade a interface atrofiada dos primeiros monkey island? O que raios entendes por jogabilidade? É que esses eram alguns dos muitos venerados (eu fui viciado neles) mas sou objectivo o suficiente para admitir que a experiência em comparação com o que há hoje é miserável!

Eu joguei jogos toda a minha vida e sempre reconheci a evolução notória do jogos. É verdade que surgiram alguns estercos como sistemas de DLC, jogos puramente comerciais curtos e mal desenvolvidos em muitos aspectos e mecanismos de anti-pirataria parvos mas isso não invalida o que ainda sai com muita qualidade!

Esse género de argumentos faz lembrar os velhotes no seu típico: "ah! no meu tempo é que era!".
 
Eu, além das copas em rede, só há uma saga que acompanho desde 98 (quando comprei o meu 1º computador):
NEED FOR SPEED!

E cada versão que sai tem mais qualidade. Jogo os antigos (principalmente o Porche unleached) por pura nostalgia mas quando sai uma versão nova e comparo com a anterior vejo o quanto os jogos evoluiram...
 
Para mim, aquilo que não é jogável:
PES 2012 - é preciso tirar um curso para se aprender a jogar aquilo
jogos de estratégia - idem aspas
FPS recentes (single player) - são uma seca total. é sempre mais do mesmo e muito lineares (Stalker ainda escapa)
jogos de carros - tudo o que experimento não é.... divertido
Quake Wars - é um autêntico insulto ao Wolfenstein Enemy Territory

Aqui à uns tempos estive a jogar Motocross Madness. Os gráficos são horríveis para o que se faz hoje em dia, mas mesmo assim viciei-me logo outra vez.
Isto continua a ser a minha opinião. Cada um tem as suas preferências e joga o que bem entender.
Da minha parte estas editoras todas abririam falência....

EDIT: para comentar o post acima sobre o NFS
Epah os 1ºs NFS não tinham nada de xuning e jogavam-se bem. De repente mudaram o jogo e vê-se naquilo em que isto se transformou....
Podes achar interessante e então que te divirtas muito.
Mas acho que tinham feito melhor se tivessem mantido o NFS nas suas origens e tivessem lançado outro jogo qualquer quando resolveram mudar tudo.
Vẽ isto: LINK
A partir da 2ª geração, o jogo devia ter mudado de nome ;) Foi aí que deixei de jogar isso. As horas que joguei NFS2 em split screen.... Coisa que os jogos agora não têm.
 
Última edição:
Para mim, aquilo que não é jogável:
PES 2012 - é preciso tirar um curso para se aprender a jogar aquilo
jogos de estratégia - idem aspas
FPS recentes (single player) - são uma seca total. é sempre mais do mesmo e muito lineares (Stalker ainda escapa)
jogos de carros - tudo o que experimento não é.... divertido
Quake Wars - é um autêntico insulto ao Wolfenstein Enemy Territory

Lá está, subjectivo. Lá por não se apreciar algo não se deve considerar como aberração ou lixo de forma extremista.

Poderia contra-argumentar na minha opinião que dizer que se precisa de um curso para se jogar starcraft 2, por exemplo, é idiota e ou não se experimentou como deve de ser ou então o problema é na pessoa. Esta seria a minha posição extremista e descabida pois não estaria respeitar a liberdade de opinião.

A mesma coisa pode acontecer ao contrário - caso coloque um pré-historic ou um blue brothers à frente dos meus pais para jogarem eles muito provavelmente iriam dizer horrores daquilo! Mas se lhe mostrar uns joguinhos da wii quase de certeza que vão achar piada. Neste caso desevoluiu-se? Estão uma porcaria em comparação ao que havia antes? Vamos deitar-lhes fogo como dizia um user?

Acho que se deve tentar olhar para as coisas de várias perspectivas e na minha modesta opinião acho que os clássicos apenas funcionam pela nostalgia (sofro disso pois já re-joguei imensas vezes vários jogos como deus ex 1, ut99 e afins) pois dificilmente os vão conseguir vender a alguém que não tenha vivido nessa era.
 
Poderia contra-argumentar na minha opinião que dizer que se precisa de um curso para se jogar starcraft 2, por exemplo, é idiota e ou não se experimentou como deve de ser ou então o problema é na pessoa
Onde eu queria chegar é que antigamente os jogos eram divertidos e aprendiam-se relativamente rápido e com poucas teclas. Agora é (quase) tudo uma confusão enorme, com imensos comandos/teclas/combinações.
Quem só se quer divertir um bocado sem entrar a fundo nos jogos está lixado. Há sempre a solução das consolas, mas pelo menos eu não sou rico para comprar montes de hardware diferente, fora o software. Tenho um portátil e um telemóvel, e já é muito bom.

...pré-historic ou um blue brothers...
Do que te foste lembrar :D
 
Nos vários estilos tirando o RTS acho que hoje em dia apesar de alguns maus jogos ainda saem uns bons, mas no que toca a RTS ainda está para sair um que esteja ao nivel do age of empires 2. Na minha opinião apesar de ter os anos que tem e ainda milhares o jogarem continua a ser o melhor RTS. Não sei como é que a Microsoft desiste de uma saga destas mas enfim :(
 
Não percebi, estás a querer dizer que existem mesmo jogos com pior jogabilidade que o Target:Renegade? Como já disse, o jogo na altura era absolutamente fabuloso, mas jogá-lo hoje é doloroso. Escolhi o Ninja Gaiden, mas não era preciso ter ido propriamente ao topo...

O que tentei dizer é que muitos dos titulos de hoje têm uma jogabilidade dúvia que não existia no passado. O problema do Target: Renegade é que hoje é um joguinho muito lento e isso é possivelmente o pior transtorno até porque os eventos de hardware (ex: pressionar uma tecla) hoje são completamente diferentes da forma como utilizado no spectrum... Não mencionei casos especificos...

Eu só conheci o Ninja Gaiden em Master System (assim como Rastan Saga) e eram dos meus preferidos...
 
Definitivamente não sabes o que é jogabilidade...

Eventualmente...

É para ti uma boa jogabilidade os controlos rígidos dos primeiros prince of persia? É para ti uma boa jogabilidade a interface atrofiada dos primeiros monkey island? O que raios entendes por jogabilidade?

Experiencia que define a interacção entre o jogador e o jogo resultando numa experiencia, eventualmente o factor que mais valorizo é a resposta do jogo ao solicitado pelo utilizador, seguido eventualmente da curva de aprendizagem necessária para tornar o jogo jogável (em alguns casos).


É que esses eram alguns dos muitos venerados (eu fui viciado neles) mas sou objectivo o suficiente para admitir que a experiência em comparação com o que há hoje é miserável!

Pelo aspecto gráfico certamente, em termos de influências de clock também... mas em muitos pequenos aspectos como colisão de objectos, simulação de gravidade, etc... Há jogos actuais com grande beleza técnica que são uma nódoa em coisas básicas...

Eu joguei jogos toda a minha vida e sempre reconheci a evolução notória do jogos. É verdade que surgiram alguns estercos como sistemas de DLC, jogos puramente comerciais curtos e mal desenvolvidos em muitos aspectos e mecanismos de anti-pirataria parvos mas isso não invalida o que ainda sai com muita qualidade!

Desde o ZX até ao dia de hoje ja vão pelo menos cerca de 26 anos...

* ZX Spectrum
- Timex 2068
- ZX Spectrum +2A (Amstrad)
* Commodore Amiga 1200
* AMSTRAD PC-MM 512
* Master System
* Mega Drive
* PC
* Saturn
* PSX
* Dreamcast
* PS2
* PS3
* and counting...


Esse género de argumentos faz lembrar os velhotes no seu típico: "ah! no meu tempo é que era!".

Mas eu sou um velhote ;)
 
Não percebo o que é que "os jogos antigamente é que eram" (até existem tópicos para essa nostalgia "rage" na secção adequada) tem a ver com o facto de jogos da EA estarem disponíveis em Linux, é por ser em Ubuntu? :-D

Noticias como esta ou a do cliente nativo Steam são positivas para Linux (seja qual for a distro) e só pecam por tardias, mas espero que ainda sirva para ver lançamentos recentes e que não se resuma a lançamentos nostálgicos que nada mudaria o cenário actual de gaming em Linux (e sim, sei o que é o Wine mas mesmo com os seus milagres a plataforma tem sido ignorada nessa vertente por quem os faz/publica).


PS: Já agora só para que a minha opinião fique bem enquadrada, sou gamer desde o Spectrum 48k e nunca tive tanto gozo em jogar como actualmente, claro que os tempos de Spectrum 48k/128k, Amiga 500 e PC são recordados com muito carinho mas não ao ponto de perder a noção do que de bom (e mau) tem surgido na industria ao longo deste tempo, ou queres ver que no tempo do Spectrum 48k/Amiga 500 os jogos não tinham defeitos? :rolleyes:
 
Experiencia que define a interacção entre o jogador e o jogo resultando numa experiencia, eventualmente o factor que mais valorizo é a resposta do jogo ao solicitado pelo utilizador, seguido eventualmente da curva de aprendizagem necessária para tornar o jogo jogável (em alguns casos).

Pelo aspecto gráfico certamente, em termos de influências de clock também... mas em muitos pequenos aspectos como colisão de objectos, simulação de gravidade, etc... Há jogos actuais com grande beleza técnica que são uma nódoa em coisas básicas...

Acabas por me dar razão na tua definição de experiência ("resposta do jogo ao solicitado pelo utilizador, seguido eventualmente da curva de aprendizagem necessária para tornar o jogo jogável (em alguns casos)") onde isso era precisamente onde falhavam. O jogador reagia ao que era pedido pelo jogo e não o contrário e a curva de aprendizagem motora era horrenda dada a rigidez e linearidade da interface.

Não jogo há tanto anos como tu mas não anda muito longe e comecei com um Timex com 3-4 anos de idade por isso também sou um pouco da velha guarda. No entanto sempre tive um grande vício constante por jogos (mais a nível técnico de codar, fazer mods, fazer alguns jogos [faço jogos para android por hobbie]). Tal como disse anteriormente eu vejo a evolução dos jogos como uma situação saudável. Aparecem e desaparecem trends, plataformas, melhoram-se aspectos técnicos (embora nem sempre) e no geral há uma melhoria em vários aspectos.

A EA neste caso tem uma história bastante linear pois desde o início foi mais voltada para publisher do que para developer. Tal como qualquer outro publisher ou outra empresa de distribuíção e venda directa a cliente o que eles querem é lucro e para isso vão atrás das trends. Será ingénuo pensar de outra forma pois uma empresa tão grande e com tanta influência acaba por ir para este tipo de modelo de produtos. Eles distribuem actualmente alguns dos melhores jogos e dizer o contrário apenas tornará o opinador pertencente a uma minoria.

É uma empresa dinâmica o suficiente para perceber que o modelo de distribuição actual está errado e procura pro-activamente outras formas de o fazer mas sinceramente no meu ponto de vista está a cometer erros graves. Basta ver o que se passou com o mass effect 3 que embora o jogue com regularidade admito que não gosto do forçar do origin e o abuso em DLC's e special edition content mete nojo.

Esta entrada para o mercado linux não deve ser mais que uma probe de testes mas sinceramente se a valve não atacar em força duvido muito que seja a EA a querer marcar território sozinha em primeiro lugar (basta ver o que se passou com a distribuíção digital).
 
Eu só conheci o Ninja Gaiden em Master System (assim como Rastan Saga) e eram dos meus preferidos...
Então deixa-me te dizer que o da Master System não vale nada ao pé do da XBOX.

Pelo aspecto gráfico certamente, em termos de influências de clock também... mas em muitos pequenos aspectos como colisão de objectos, simulação de gravidade, etc... Há jogos actuais com grande beleza técnica que são uma nódoa em coisas básicas...
Sim, há jogos actuais que são uma bela bosta. E daí? No 48k também havia verdadeiros abortos.

Desde o ZX até ao dia de hoje ja vão pelo menos cerca de 26 anos...

* ZX Spectrum
- Timex 2068
- ZX Spectrum +2A (Amstrad)
* Commodore Amiga 1200
* AMSTRAD PC-MM 512
* Master System
* Mega Drive
* PC
* Saturn
* PSX
* Dreamcast
* PS2
* PS3
* and counting...

Parabens. Estamos perante algum concurso para ver quem é o maior dinossauro desta thread?
 
Última edição:
Eu só queria um NFS como os de antigamente, e sem Origin e DRM. Apenas um jogo jogável. Estes últimos xuning são jogáveis, mas são muito diferentes dos 1ºs.
Também não jogo nada da Valve por causa do Steam. Tudo bem que queiram criar plataformas para distrubuir os jogos. Não sou ninguém para mandar no negócio dos outros. Mas também não me vão "forçar" a usar software que não quero/gosto. Perdem eles um cliente, e perco eu a oportunidade de jogar bastantes jogos.
Quantos mais "tubarões" se meterem na plataforma Linux mais hipóteses há de ter-mos melhores jogos e suporte 3D. O modelo de negócio deles é que não me interessa minimamente. Mas isto sou só eu e há-de haver montes de pessoal que está muito interessado nisto.
 
Cada um com a sua opinião. Há carros, roupa, relógios, etc, foleiros. Até podem ter qualidade em certos aspectos, mas são foleiros. Também há jogos foleiros. Para mim esse é um deles.
Gosto muito de jogar Wolfenstein Enemy Territory. No entanto conheço montes de pessoal que só diz mal daquilo. Não são ignorantes por causa disso, nem eu vou deixar de o jogar.
 
Back
Topo