Jogos de Tabuleiro

Finalmente tive oportunidade de juntar um grupo minimamente estável e comecei a campanha do Pandemic Legacy.

Para quem não conhece o jogo, a campanha é jogada ao longo de um ano, de Janeiro a Dezembro, e cada vitória faz avançar a história para o mês seguinte, se perdermos temos uma 2ª oportunidade de jogar o mês actual. Se perdermos uma segunda vez avançamos de qualquer modo para o mês seguinte. Pelo que no mínimo fazemos 12 jogos, no máximo 24.

Neste momento estamos em Maio, temos que repetir o mês (perdemos o último jogo :(), e só tenho uma coisa a dizer: que brutalidade de jogo! O conceito é fantástico, sem dúvida, e está tudo tão equilibrado, que temos ganhado ou perdido por 1 ou 2 turnos, o último jogo foi perdido por uma mera acção!

A história funciona bastante bem (ainda que seja um pouco clichê) e a evolução do estilo de jogo, do tabuleiro, dos personagens, os componentes e regras extras que são adicionadas... Muito bom!

Altamente recomendado! :D
 
Última edição:
O jogo inclui destruir componentes e raspar textos escondidos como se fossem raspadinhas, além de que vais colando autocolantes nas cartas do jogo, nos personagens, no livro de instruções, no tabuleiro, etc, pelo que não, a ideia não é repetir.

Sim, se quiseres mesmo podes repetir, se não destruires componentes, se tiveres cuidado com os autocolantes (embora como muitos são colados uns por cima dos outros é complicado), usares post-its em vez dos autocolantes, por exemplo.

Mas depois ainda tens a "top secret folder" de onde sacas regras, mais autocolantes, etc, que uma vez abertas as portas onde estão os autocolantes/regras (são picotadas) já não podes voltar atrás.

E no final de tudo, a partir do momento em que conheces as história, além de não ter a mesma piada jogar novamente, podes fazer "batota" começando a preparar o jogo para o que vem a seguir.

Acho que a piada mesmo é não saberes o que te espera, e ganhes ou percas, fazer tudo como dizem. A única coisa que não vou fazer é destruir componentes, se isso for pedido (ainda não aconteceu) vou "removê-los de jogo" em vez de destruir :p.

Ah, e pra já parece-me que no final é perfeitamente possível usares o tabuleiro e componentes para jogar Pandemic Classic, desde que não destruas componentes durante a campanha, e ignores as regras e componentes adicionais que a campanha acrescenta. :)
 
Última edição:
Nós vamos para Julho. Até agora não perdemos nenhuma vez (porque jogamos a 2) mas já estivemos a 1 turno de perder em mais de um mês! É mesmo brutal o jogo. As sensações de stress e alívio são reais!
A questão da longevidade é uma falsa questão. Depois de jogares de 12 a 24 vezes, ficas com o pandemic normal. Alem disso, já há imagens da 2ª temporada :D
 
Expansões para o carcassonne recomendam alguma em especial ou um pack com várias?

A 1ª (pousadas e catedrais) é essencial para o jogo ficar "completo". Recomendo vivamente. Essa está sempre misturada com o jogo. Nunca a separo. As pousadas duplicam o valor das estradas onde estão se forem completas ou ficam a fazer 0 no fim do jogo se estiverem incompletas. A mesma coisa com as catedrais para os castelos. São tiles boas para fazeres mais pontos ou para lixar um jogador, mais para o fim do jogo. Traz também um saco que dá muito jeito para misturar as tiles, mais uma cor (cinzento) para o jogo dar para 6 jogadores e um meeple grande que vale por 2 meeples, bom para "roubar".

A 2ª (construtores e comerciantes) também é interessante e uma boa adição mas não é essencial como a 1ª. Tens um meeple contrutor que te permite jogar de novo se estiver numa construção que seja completa por ti ou outro jogador. Tens também tiles com recursos. No fim do jogo quem tiver mais de cada um dos recursos ganha + x pontos.

A Mercados e Pontes recomendo para quem já esteja farto do jogo normal. Apresenta novas maneiras de pontuar castelos de duas peças e maneiras de fazer caminhos antes impossíveis. Traz também um elemento de leilão. Visualmente as pontes ficam muito giras.

A Torre e a Princesa e Dragão são anti-jogo, em que se tiram peças dos outros jogadores, pelo que muita gente não gosta, daí os baixos ratings.

A da Abadia e Alcaide e a das ovelhas nunca joguei.

A catapulta nunca joguei e é mais para a galhofa.

Recomendo, se encontrares, comprar as 6 mini expansões. São baratas, dão um twist pequeno e podes ir variando. Cada uma traz uma tile extra. Se tiveres as 6 expansões ficas com uma 7ª expansão grátis completa: a dos Corn fields (quando pões um corn field podes recuperar um meeple já jogado - bom para os que estão presos)
 
Última edição:
Expansões para o carcassonne recomendam alguma em especial ou um pack com várias?

E sugerido por várias pessoas que as 2 primeiras expansões completam o jogo! Eu tenho a inns and cathedral e torna sem duvida o jogo mais interessante! Nunca comprei a segunda mas irei comprar as outras o gus fez uma boa explicação eu sinceramente N tenho interesse nelas
 
Confesso que só estou a pensae comprar o das catedrais. Acho que depois prefiro investir noutro jogo.
E lojas, há mais alguma coisa com bons preços sem ser *****, devir e jogo na mesa?

A seguir ao carcassonne, o que recomendam para jogar a 2, por exemplo?
 
Confesso que só estou a pensae comprar o das catedrais. Acho que depois prefiro investir noutro jogo.
E lojas, há mais alguma coisa com bons preços sem ser *****, devir e jogo na mesa?

A seguir ao carcassonne, o que recomendam para jogar a 2, por exemplo?

Tens a gameplay.pt que é recente mas é duma pessoa ligada ao mundo dos board games ha mtos anos! Já lhe comprei bários jogos e foi sempre 5*

Para jogar a 2 tens 1001 jogos! Depende das tuas preferências, gostos e que tipo de mecânicas gostas mais.

Exemplos: ( eu basicamente só jogo a 2 )

Grand Austria Hotel
7 wonders duel
Five tribes
Keyflower
Karuba
Istambul

Etc etc
 
A seguir ao carcassonne, o que recomendam para jogar a 2, por exemplo?

O Jhonyb deu óptimas sugestões. E eu acrescento os que gosto mais, sem serem muito complicados:
Apenas para 2 jogadores:
Jaipur (Obrigatório!) (Juntar cartas e apanhar tokens antes do outro)
Patchwork (tetris com stratégia)
Haru Ichiban (4 em linha dinâmico)
Trambahn ou Lost Cities (ambos de juntar cartas em escada - 1,2,3,4 etc)

Para mais jogadores:
Sushi Go (juntar grupos de cartas, passando a mão - card drafting - é como o 7 Wonders mas mais simples - metes qualquer um a jogar.)
Lords of Waterdeep (o worker placement mais simples que mais gosto, com um flavor a Dungeons and Dragons)
Castles of Madking Ludwig (tile placement, como o carcassonne, mas muito sui generis)
Castles of Burgundy (obrigatório - utilizar dados para apanhar tiles e colocar no teu Estate e tentar fazer combos. Mesmos os ddos mais ranhosos dão jeito se bem jogados)
Potion Explosion (Candy Crush em tabuleiro)
Camel Up (jogo de apostas facil para meter a malta não gamer a jogar)

Há muitos mais mas já tens material para muitas horas.
 
Última edição:
Pelos vistos estou no caminho certo. Já encomendei o sushi go e estava a pensar comprar o jaipur e o patchwork para jogar com a maria.

E jogos como power grid e ticket to ride?

Isto há tanta escolha que uma pessoa pode-se perder, no bom sentido :)
 
Atenção que o sushi go a 2 não tem interesse nenhum. Recomendo vivamente o 7 wonders Duel.

Power grid é um clássico. Não falha. Mas é melhor a 3 ou 4

O Ticket to Ride idem. Mas a 2 compra o Ticket to Ride Nordic Countries (para 2 e 3 jogadores) ou então o mapa da Suiça. São mais apertados.
 
Pelos vistos estou no caminho certo. Já encomendei o sushi go e estava a pensar comprar o jaipur e o patchwork para jogar com a maria.

E jogos como power grid e ticket to ride?

Isto há tanta escolha que uma pessoa pode-se perder, no bom sentido :)

Power Grid é "mau" para dois jogadores ( a N ser que uses uma variante oficial que está na página do jogo ou uma expansão "Robots" ) e não é um jogo para iniciantes!

TTR penso ser um jogo indicado para iniciantes eu nunca joguei mas do que li os mapas mais amados para 2 são Nordic Countries e Switzerland - o mais querido penso ser o USA com a expansão de 1901 se N estou erro!

CONSELHO de amigo: não caias no erro de comprar mtos jogos duma assentada porque invariavelmente eles vão ficando num canto e depois não lhe tocas ;)
COMPRA um explora-o bem e depois quando começar a "cansar" compras outro!
 
Atenção que o sushi go a 2 não tem interesse nenhum. Recomendo vivamente o 7 wonders Duel.

Power grid é um clássico. Não falha. Mas é melhor a 3 ou 4

O Ticket to Ride idem. Mas a 2 compra o Ticket to Ride Nordic Countries (para 2 e 3 jogadores) ou então o mapa da Suiça. São mais apertados.

Deves ter lido o que escrevi hahahahahhaahha

Carregaste send primeiro que eu
 
Back
Topo