Jogos de Tabuleiro

Alguma dica para começar a jogar Scythe? Vi um video do Rodney Smith mas aquilo ainda me parece meio confuso, já joguei alguns heavy games e consegui apanhar melhor que no Scythe. Estou a pensar montar o tabuleiro e ver como corre xD

Só te posso dizer que e bastante mais fácil do que parece! Escolhes uma ação fazes a parte de cima e a parte de baixo (se possível) turno seguinte escolhes outra ação diferente lol - repeat :)
 
Como costuma funcionar a alfândega com jogos do Kickstarter, imagino que depende do jogo?
Neste caso em particular estava a pensar no Trial by Trolley. Falam nos portes no faq mas não há qualquer menção a "customs".
 
Presumo que funcione como qualquer outro produto...ao passar na alfândega, fica lá retido, tens que pagar as taxas para desalfandegar e trazes o jogo pra casa. Existe um limite (22€ se não estou em erro, mas confirma) que abaixo disso, não costuma ficar retido.
 
Boas, preciso de recomendações de jogos de tabuleiro.
Costumamos jogar 3/4 pessoas.
Normalmente jogamos Catan, Carcassone e Dixit.
O que aconselham?
Gostamos bastante de jogos tipo Catan, que tenha a ver com recursos.
Obrigado.
 
See gostas de recursos, então Caverna parece ser uma excelente escolha.

Senão tens o Viticulture, Terraforming Mars, Lords of Waterdeep, Small World, Pandemic/Pandemic Legacy, Estoril 1942 (nacional, e excelente)

See gostas de Dixit, tens o Mysterium, o Codenames, Ghost Stories, Sushi Go
 
O caverna em PT so foi lançado no Brasil tanto quanto sei. Não vai ser fácil arranjar cá uma copia. O jogo tem alguma dependencia de lingua mas nada de mais.

Quanto ao caverna ter substituido o agricola, discordo veementemente. Sao jogos diferentes, apesar do tema e do worker placement. O Agricola é muito mais apertado, alimentar é uma tarefa ardua, o Caverna é muito mais permissivo, quase nunca estas apertado para alimentar e consegues desenvolver muito mais o player board.
 
Eu tenho o Agrícola em PT e acho porreiro. Foi o meu primeiro dos mais de 30 jogos que tenho ( um dia destes meto aqui a coleção).

Quando o comprei fiz várias partidas com amigos e inclusive família. Até a minha mãe jogou... :D Tem sempre piada no final do jogo ver a quinta que cada um construiu.

Pela temática o agrícola é mais acessível que o Caverna. São muito parecidos, como todos os worker placement, mas o Caverna tem mecânicas diferentes e pelas mecânicas o Caverna ganha...
 
Última edição:
Pessoal, estou em busca de um jogo de tabuleiro para a minha coleção. Estou inclinado para um co-op porque só tenho um (o Pandemic), ou um jogo de cartas/deck-building. Não quero nada muito complexo, idealmente algo que possa ser jogado por amigos/familiares que nunca tenham jogado o jogo (penso que o género "Family game" encaixa no que eu quero). Bónus para uma caixa pequena porque gosto bastante de jogos compactos/que caibam em caixas pequenas.

O que recomendam? Caso ajude, dos jogos que tenho vou dizer aqui os meus favoritos:

Tier 1 (jogos que adoro e que continuo a querer jogar):
Pandemic (a razão pela qual procuro outro co-op), 7 Wonders, Jaipur, Ticket to Ride Europe, Patchwork;

Tier 2 (jogos de que gosto mas que têm alguns problemas que fazem com que nem sempre os queira jogar):
Catan, King of Tokyo (gostava que tivesse um bocado menos de sorte e tempos mortos), Sheriff of Nottingham (prefiro jogos com mais estratégia e menos jogo psicológico), Azul, Caverna (bom mas demasiado complexo para jogos casuais);

Tier 3:
Codenames (nunca clicou comigo, simplesmente não consigo achar divertido e desafiante, ainda que toda a gente adore);
 
acho que o Dixit acaba por ser o ideal para jogar com pessoal de modo descontraido, facil de aprender mesmo para miudos embora não esteja dentro do co-op como dizes.

é super portatil se apenas levares as cartas e fazeres as contras com papel e caneta.

ja agora como estamos de recomendações para solo games?
 
Se quiseres na onda do Dixit mas fizeres questão do co-op, tens o Mysterium que dá mais tema e "sumo" ao dixit, mas sem ser muito complexo. Só ficas a perder na caixa pequena, que é do tamanho do Catan e afins
 
Se quiseres na onda do Dixit mas fizeres questão do co-op, tens o Mysterium que dá mais tema e "sumo" ao dixit, mas sem ser muito complexo. Só ficas a perder na caixa pequena, que é do tamanho do Catan e afins
Esse foi um dos que tinha na lista, parece interessante. Só tenho medo que acabe por se esgotar o interesse ao fim de alguns jogos. Entretanto também fiquei interessado no Splendor, Flamme Rouge e The Quest for El Dorado. Alguém tem algum destes?
 
Eu tenho o Splendor... Eu gosto do jogo. O touch and feel das fichas é porreiro, a mecânica é simples e as partidas ao final de umas rondas não são muito demoradas... recomendo, mas não e um co-op.

Do gênero tens também o Century (já vai numa trilogia) que também recomendo. Pessoalmente até tenho preferência por este último. Com os dois novos Century ganhas a hipótese de combinar as versões ou ter então os jogos como os compras.
 
Esse foi um dos que tinha na lista, parece interessante. Só tenho medo que acabe por se esgotar o interesse ao fim de alguns jogos. Entretanto também fiquei interessado no Splendor, Flamme Rouge e The Quest for El Dorado. Alguém tem algum destes?

Tenho o Splendor, que pode ser considerado um jogo de engine building. É muito apreciado por new gamers e non-gamers e foi isso que me fez adquirir o jogo. Devo admitir que, após ter jogado dezenas de vezes, a magia perdeu-se e jogo isto de forma bastante mecanizada, sem grande ênfase. Além disso, a interação entre jogadores é pouca.

O Flamme Rogue joguei uma partida numa convenção, portanto poderei ter uma percepção errada, mas achei muito arbitrário e pouco emocionante. Acabei por preferir o Formula D nesse aspecto a nível de interação entre as pessoas da mesa. Mas houve malta que adorou o jogo.

O El Dorado também joguei uma vez e tem uma dinâmica bastante divertida e tem mais profundidade que o Flamme Rouge, gostei dessa "corrida".
 
Back
Topo