Jogos deveriam aumentar de preço?

De acordo com Chris Deering, ex-CEO da Divisão Sony PlayStation de Londres, a subida de preços nos videojogos não é suficientemente alta.

Em entrevista ao site MCV, Deering afirma que os grandes títulos não estão a ser eficientemente produzidos e que o preço destes jogos teria que subir para as 70 Libras (aproximadamente 80 Euros), de forma a conseguirem sustentar a indústria como antigamente.

"De forma a sustentar a indústria da mesma maneira que o faziam há dez anos, os jogos teriam que ser vendidos por 70 Libras. Mas as pessoas não têm essa quantidade de dinheiro, há um telhado de vidro psicológico."

E continuou:

"Os consumidores não vão pagar mais, mas para fazer o jogo, as editoras têm vindo a gastar cada vez mais dinheiro. É esse o problema. O custo do desenvolvimento é dez vezes mais do que na altura da PS2, e aí umas 20 a 50 vezes mais do que na da PSOne."

Recentemente, a Activision anunciou que o preço de Call of Duty: Modern Warfare 2 iria sofrer um aumento de dez Libras, para o valor de 54.99 (aproximadamente 65 Euros), o que gerou algum descontentamento.

Estariam dispostos a pagar mais do que já se paga por um jogo em Portugal, ainda que fosse um título "obrigatório"? Fica a questão.

Mais uma vez os senhores da Sony em altas, já não basta estarem em último lugar na guerra das consolas pela estupidez deles de não baixarem o preço da PS3 de maneira nenhuma, agora ainda querem aumentar o preço dos jogos? Os custos de produção de alguns jogos para PC passa em muito os custos da maior parte dos jogos PS3 e no entanto os jogos vêm a metade do preço e ainda têm de se preocupar com uma coisa que por enquanto não há na PS3, a pirataria.

Querem dinheiro, dinheiro, dinheiro e dinheiro, e depois já se sabe: "Quem tudo quer, tudo perde".
 
é engraçado dizerem que os custos de desenvolvimento subiram 50x em relaçao ás PSONE.

também é engraçado eu lembrar-me que quando comprei a PSONE custou-me 45 contos ( 225€) e o unico jogo que comprei, o Crash Bandicoot custou-me 12 contos (60€). Penso que os preços são equivalentes aos de hoje em dia.

Isto remonta ao ano de 96 .. quer dizer que à conta da PS1 e PS2 já mamaram muitos milhoes de euros.. agora coitadinhos querem aumentar os preços.:-D:-D
 
Alguem vos manda comprar os jogos logo quando saiem?

btw, O Modern Warface 1 quando saiu, custava 70€ e até agora o preço não tende a baixar, o jogo é que parece que está a desaparecer.
 
eu já compro poucos jogos novos quando são lançados. se edições normais aumentasse tanto eu deixava de comprar jogos na altura de lançamento

Passo a dizer o mesmo, mal me posso dar ao luxo de comprar um jogo de 3 em 3 meses e o ultimo foi o LBP por 25€, se aumentassem os preços podem crer que eu não compro mais nenhuma jogo a sua saida, passo a comprar somente versões platinums.
 
Ainda nem sequer joguei o primeiro MW porque não há maneira da ***** do jogo baixar de preço passado tanto tempo desde a saída.
Os gajos são gulosos e já metem nojo ao nojo.

Estou cansado de esperar, pelo que não o vou fazer mais.
Ainda hoje vou ter o jogo nas mãos, seja porque que método for.
Eles merecem-no, toda a situação irrita-me de tal forma que nem sequer me sinto culpado nem desonesto.

http://shop.gameplay.co.uk/webstore/productpage.asp?productcode=RM03523

Não sei o que consideras um bom preço, mas tendo em conta que neste momento se arranja por cerca de 15€, não percebo essa revolta. Se estás à espera que esteja a 5€ realmente é melhor ires pelos metodos desonestos.

Ontopic:

Acho a afirmaçao em causa e as comparaçoes fietas ridiculas. É certo que à 10 anos atrás se pagava mais pela maioria dos jogos do que se paga hoje. Mas o mal era na altura estarem caros de mais, não é agora que estão baratos de mais.
No entanto por mim podem lançar os jogos ao preço que quiserem. Não faço questão de jogar um jogo no dia que sai, nem no primeiro mes tão pouco.

Tive a dar uma vista de olhos nos jogos de 360 que aqui tenho e em cerca de 10 ainda nem toquei, uns poucos ainda nem o plastico tirei por isso tenho muito para jogar ainda.
Por mim podem lançar o MW2 ao preço que quiserem, só o irei comprar quando achar que está a um preço aceitavel para o jogo que é.
Se toda a gente fizesse o mesmo as editoras teriam de repensar as suas politicas. Enquanto houver gente suficiente que come e cala não estou a ver isso acontecer.
 
Depois que se ponham a chorar por causa da piratari*....
Eu pessoalmente prefiro o original. Porque me dá gozo aquele cheirinho a novo e tal...
Mas se tiver de optar por um jogo que custa 0€ e outro 80€ a escolha fica muito mais facilitada... :(
 
Qual e a novidade? Quantos pagaram pela demo do GT5? Se as editoras sabem que ha sempre quem pague, claro que vao chular o maximo.
Se os custos de desenvolvimento sao altos, gastem menos. Tambem ha 10 anos atras havia mais jogos que cativavam os jogadores, agora e so graficos graficos graficos e o interesse, jogabilidade e factor wow ficam na gaveta.
 
Mais caros? Deviam era ficar mais baratos, estes gajos andam a fumar cenas maradas lol

Não interessa que o orçamento seja 40 milhoes, um jogo como o CoD faz 300 ou 500 milhoes no primeiro mês. Os publishers é que andam uns gananciosos.
 
Toda a gente tem um orçamento para as coisas que gasta, seja comida, roupas, automóveis, lazer, etc. O mesmo se aplica a videojogos. A maior parte das pessoas não têm um orçamento ilimitado e perante uma coisa cara é normal esperarem por saldos ou promoções. Com os videojogos é a mesma coisa, muita gente evita comprar jogos caros. Por isso é que vários meses após um jogo sair estes continuam vender, por isso é que o mercado de jogos em segunda mão é tão prolifero, por isso é que tanto a PS3 como a X360 têm uma linha própria para jogos budget.

Se preço dos jogos aumenta, o número de pessoas com capacidade financeira para os adquirir diminui, mas mesmo das que podem comprar, cada vez mais vão preferir esperar para comprar usado ou em promoção. Isto para não falar daquelas que preferem nem esperar e sacam logo a versão pirata, jogam e depois esquecem o jogo e nunca mais o compram.

Aqui na Zwame quem for à secção de jogos, nas secções da Nintendo, Sony e Microsoft vê muitos tópicos a surgir e a descer na página até desaparecer, mas um que está sempre no topo é o das promoções, nas três secções.

Os preços altos afugentam os consumidores e os jogadores são consumidores. Alguns vão deixar de comprar, outros esperam por promoções e outros vão para a pirataria. Mas uma coisa é certa, os jogos vão vender menos. Pode haver um super jogo com um super hype que se vá safar, mas não será a regra para todos os outros.
 
Realmente em vez de baixarem os preços e assim incentivarem as pessoas a comprarem originais, tanto em música filmes e jogos, querem aumentar ainda os preços dos jogos. Eu se gostar mesmo do jogo, pronto posso pagar, mas isso é excepção. Vamos lá ver no que isto vai gerar para o futuro.
 
Se a pergunta fosse "estás disposto a pagar mais pelos teus jogos?" a minha resposta seria um redondo "Não, não só não estou, como não vou pagar mais pelos meus jogos, vou continuar a compra-los quando achar que o preço que é pedido por eles é um preço justo"

Agora se a pergunta fosse "Achas que as software houses deviam ser melhor recompensadas pelo investimento que é feito nos jogos?" A minha resposta seria "Sem dúvida" no mercado dos jogos como no mercado dos media o autor é sempre quem recebe a menor fatia do bolo.

No entanto jogos ao mesmo preço e as software houses a serem recompensadas não é algo exclusivo, bastaria que para isso os intermediários e acima de tudo os retalhistas apertassem um bocado o cinto e cortassem nas margens, mas isso todos sabemos que dificilmente irá acontecer.

Portanto o mais natural é que os jogos acabem por subir de preço, agora, numa economia de mercado quem manda é o consumidor, portanto acaba por ficar tudo nas mãos de quem compra o jogo, se os consumidores engolirem o aumento de preços e comprarem os jogos logo a quando do lançamento o aumento veio para ficar, se o comprarem ao preço actual (ou como eu que apenas compro um jogo quando considero o preço justo) então a teoria da "barreira psicológica" mantém-se e algo terá de mudar na oferta.

Já agora não tentem relacionar o preço dos jogos com a pirataria, todos nós sabemos que não tem nada a ver ou não continuavam a aparecer tópicos de pessoal que faz configurações de PC no valor de centenas ou milhares de euros e depois vem ao fórum de jogos perguntar como é que joga CS non steam que é um jogo que original não chega a custar 15€.

Cabe-nos a nós, consumidores compradores definir o mercado... portanto é algo que está nas nossas mãos.

No entanto, cheira-me que a moda vai mesmo pegar, para nós 80€ é uma parcela substancial do nosso orçamento, para a maior parte dos restantes países da Europa é algo quase insignificante.
 
Uma alternativa que pode reduzir custos reduzindo o numero de intermediários é a distribuição digital. Claro que também tem custos, mas serão sempre inferiores a passar por meia dúzia de pessoas até chegar do estúdio de programação até jogador.
 
Uma alternativa que pode reduzir custos reduzindo o numero de intermediários é a distribuição digital. Claro que também tem custos, mas serão sempre inferiores a passar por meia dúzia de pessoas até chegar do estúdio de programação até jogador.

Eu pessoalmente concordo, mas também consigo perceber que há muitos jogadores avessos à distribuição digital, e em muitos serviços como o Steam, o EA Download Manager e o Direct2Drive, os preços mantém-se iguais ou mesmo superiores aos de algumas lojas físicas. O exemplo mais recente que experienciei foi o Street Fighter IV.

É claro que há sempre público que compra o jogo, versão retail, ao preço a que estiver numa das lojas conhecidas (*****, Worten, Vobis e afins). Hoje eu simplesmente recuso-me a dar mais de €25 por um jogo, e muitas vezes já me custa. Eu pessoalmente acredito que o público que compra um jogo por €50 ou mais numa superfície comercial está sempre à espera de dar uma quantia semelhante por um jogo. Parte desse público estará provavelmente desinformado sobre os meios de distribuição digital e dos preços mais competitivos que se podem encontrar em lojas online, e estranhará uma subida generalizada de preços na casa dos €10 por jogo, mas a percentagem dos que, à conta dessa subida, deixam de comprar o jogo, creio que será bem inferior à que continuará a comprá-lo.

Infelizmente isto abre um perigoso precedente e mostra prepotência da parte das editoras. Eu por mim continuo com o meu tecto máximo para compra de jogos. Haverá sempre promoções em lojas online, em serviços de distribuição digital e normalmente não faço questão de jogar a nenhum jogo no "day one". O que isto pode representar para a indústria pode ser absolutamente nefasto, mas isso já é especular...

EDIT: Face a notícias como esta, como é possível que ainda queiram subir o preço dos jogos? Confesso que não consigo perceber...
 
Última edição:
Uma alternativa que pode reduzir custos reduzindo o numero de intermediários é a distribuição digital. Claro que também tem custos, mas serão sempre inferiores a passar por meia dúzia de pessoas até chegar do estúdio de programação até jogador.
exclusivamente digital? no thank you
 
Só pagas esses valores se quiseres:

1º Podes sempre ter uma xbox 360
2º Há muitos jogos por onde escolher
3º Ha muito tempo que ha reviews
4º Há demos e são gratuitos, pelo menos no xbox market place são assim.
Eu dei apenas um exemplo, neste caso um caso extremo. Eu não tenho o PES2008, mas conheço quem tenha uma ps3 só para jogar PES! Nada de exclusivos. PES! Uma coisa que não melhorou anda nos ultimos anos, mais do mesmo.

Agora assim lembrei-me se não podemos fazer uma espécie de petição e deixar aqui umas sugestões para as editoras.

Por exemplo, se formos ao Colombo, encontramos a loja da nokia. Até que ponto era viável as editores venderem directamente ao publico? A Microsoft abre uma loja num centro comercial e vende todos os seus produtos desde SO's, a periféricos a consolas/jogos por exemplo.

Um exemplo disto, apesar de só vender pela internet é a BK. A BK é um fabricante de sub woofers do reino unido. As suas vendas são directamente com o cliente, por isso não há nada em stock, os subwoofers são feitos a mão e depois entreges ao cliente. A unica coisa que pagamos são os portes, por isso os produtos em vez de irem para retalhistas, vão directos pelo cliente, e os preços deles dizem tudo. Comparando os subwoofers da BK com os do seu ''segmento'', são muito mais baratos e não perdem em qualidade, sendo muitas vezes melhores que os rivais mais caros.

O que acham?
 
Eu pessoalmente concordo, mas também consigo perceber que há muitos jogadores avessos à distribuição digital, e em muitos serviços como o Steam, o EA Download Manager e o Direct2Drive, os preços mantém-se iguais ou mesmo superiores aos de algumas lojas físicas. O exemplo mais recente que experienciei foi o Street Fighter IV.


Infelizmente os serviços de distribuição digital são pressionados para manter os seus preços a nível semelhante aos retail. A Valve chegou a falar disso nos primeiros anos do Steam, para justificar como os preços não eram tão baixos como deviam ser. O mercado de distribuição digital ainda é uma pequena fatia do mercado, cerca de 5% e por isso ou se sujeitam ás pressões dos retalhistas e distribuidores físicos ou estes não vendem jogos da Valve nas suas lojas.

Mesmo a EA não iria fazer concorrência a si mesma, e trair toda a cadeia de distribuição criada e mantida por si.
 
Back
Topo