Jogos do Mundial em HD

7422736m

Power Member
Boa tarde a todos.
Alguém mais notou a qualidade de imagem deplorável das transmissões em HD dos jogos do Mundial?
Imagem com uma compressão extrema, parece mais SD.
Isto tanto na RTPHD como na SportTV.
Dá a sensação que a imagem recebida é em 4K com downscale para HD.
É lamentável nos dias que correm!
 
Boas,

A RTP está a emitir em 4K. Isso está confirmado porque todos os operadores têm RTP 4K a emitir de momento para os jogos do mundial.
Mas um downscale de 4K para fullHD não deveria ser um problema para a qualidade de imagem para quem tem TVs full HD, creio eu.

O problema pode ser o baixo bitrate do canal que está a ser entregue na tua TV, mas isso depende do teu operador provavelmente.

Eu tenho Vodafone TV, e nada a dizer da RTP 4K e da RTP HD (só tenho uma TV 4K) e liguei as duas TVs que tenho em casa para circular em casa e ir vendo o jogo. Nada a dizer, isto no RF digital.

Abraço
 
Boas,

A RTP está a emitir em 4K. Isso está confirmado porque todos os operadores têm RTP 4K a emitir de momento para os jogos do mundial.
Mas um downscale de 4K para fullHD não deveria ser um problema para a qualidade de imagem para quem tem TVs full HD, creio eu.

O problema pode ser o baixo bitrate do canal que está a ser entregue na tua TV, mas isso depende do teu operador provavelmente.

Eu tenho Vodafone TV, e nada a dizer da RTP 4K e da RTP HD (só tenho uma TV 4K) e liguei as duas TVs que tenho em casa para circular em casa e ir vendo o jogo. Nada a dizer, isto no RF digital.

Abraço

Eu próprio não tenho qualquer queixa em relação à qualidade de imagem dos programas transmitidos pela RTP HD. Este problema só acontece com os jogos do mundial.
E com os canais SportTV a qualidade é exactamente a mesma, também é só nosnjogos do mundial.
Obdeyalhw mais notório é o relvado , parece uma enorme mancha verde pintada a aguarela.
 
A emissão de ontem do jogo de Portugal teve alguns problemas. Mas não notei uma qualidade abaixo do que é habitual...

Não te sei ajudar mais, tou sem ideias :/
 
Passa-se algo de muito estranho, porque se a SportTV também está com uma imagem miserável em HD, tem que haver algum problema na forma como recebem ou transmitem esse sinal.
Na RTP 4K está excelente, pelo que parece que ambas recebem o sinal 4K e depois fazem downscale para HD e SD (sim, porque quer queiramos quer não, a maioria vê no canal SD, basta dar uma olhada pelos cafés que não sabem que existe RTP HD). O que é estranho é que supostamente a SportTV não adquiriu os direitos para transmitir em 4K, o que coloca em questão a possibilidade de receberem o sinal nessa resolução. Será que é a fonte (FIFA), que lhes envia a versão HD e que por alguma razão está a chegar completamente comprimida?
 
Passa-se algo de muito estranho, porque se a SportTV também está com uma imagem miserável em HD, tem que haver algum problema na forma como recebem ou transmitem esse sinal.
Na RTP 4K está excelente, pelo que parece que ambas recebem o sinal 4K e depois fazem downscale para HD e SD (sim, porque quer queiramos quer não, a maioria vê no canal SD, basta dar uma olhada pelos cafés que não sabem que existe RTP HD). O que é estranho é que supostamente a SportTV não adquiriu os direitos para transmitir em 4K, o que coloca em questão a possibilidade de receberem o sinal nessa resolução. Será que é a fonte (FIFA), que lhes envia a versão HD e que por alguma razão está a chegar completamente comprimida?

Se a SporTV não adquiriu os direitos de transmissão em 4K pode estar, em última instância, a fazer upscale de Full HD para 4K...
 
O sinal da RTPHD hoje estava uma miséria.

Agora essa "miséria" não sei se se deve ao facto de termos um termo de comparação com o 4K, na RTP. O que acaba por influenciar a nossa opinião.

Por outro lado, o sinal da RTP 4K hoje no jogo de França vs Austrália estava excelente. Inclusive, com o HDR a funcionar.
Esperemos que se mantenha assim para os jogos de Portugal.

RTPHD (qualidade deixava a desejar)
20180616_122614.jpg


RTP4K com HDR, em sinal digital por RF. Qualidade muitíssimo boa (semelhante a um bluray por exemplo).
20180616_122332.jpg
 
Se a SporTV não adquiriu os direitos de transmissão em 4K pode estar, em última instância, a fazer upscale de Full HD para 4K...
Não, até porque o canal 4K da SportTV não tem transmitido os jogos. Sendo assim, a SportTV não tem a necessidade de fazer upscale algum, quanto muito faz downscale de 4K para Full HD, o que tem resultado numa degradação da imagem. Nunca saberemos, é esperar que resolvam. No meu caso não me queixo porque tenho a RTP 4K a bombar (Menos ontem) xD
 
Quer-me parecer que a entidade detentora dos direito envia o sinal apenas e só em 4K e o downscaling é feito por aqui.
Não se compreende é o porquê do downscaling degradar uma transmissão em HD.
Supostamente a imagem em 4K tem mais inofmração que HD...
O upscaling normalmente é que não faz milagres, ou estarei enganado?
Suspeito é que quem está a fazer o downscaling não estará a fazer um bom trabalho...
Seja como for, é inaceitável.
Afinal, a grande maioria verá em SD,um grupo um pouco menor em HD e uma minoria em 4K, pelo que não ter os devidos cuidados com as emissões em SD e HD me parece de um grande amadorismo. Até porque mesmo as emissões em SD estão sofríveis. Parece que estamos a ver ´videos gravados em Nokias 3210.
 
Ainda há minutos estive a fazer uma comparação entre o RTP4K e o RTP HD (apesar da TV não ser 4K dá para ver, condsigo ver os jogos na RTP 4K com qualidade bnem melhor que na HD), e após algum zaping entre os cnaais parece que a única coisa que está a ser feito é um cropping da imagem.
Talvez por isso a qualidade da transmissão HD seja absolutamente sofrível.
 
Ontem estive a ver a franca em 4k hije a imagem 4k esta uma miseria o logo fica brilhante a tv assume o 4k hdr mas a imagem esta escura. Mais alguem com problema assim?

Update: Melhorou mas acho que ainda podia ser melhor
 
Última edição:
Isto de 4k HDR não tem nada pelo menos na vodafone
Aqui está em 4K HDR com qualidade excelente. Vê lá se a tua tv está bem configurada. Estás a ver pelo RF? É melhor, para que não haja processamento extra por parte da box.
A Vodafone até tem sido a única operadora que tem transmitido o canal sem qualquer problema. Na MEO e NOS queixam-se de imagem acizentada.
 
Olha aqui na box a imagem tb estava acinzentada. Depois ficou roxa. Depois ficou bem e depois ficou 4k mas de HDR não tinha nada. Ontem vi a França sem problemas.
 
Back
Topo