1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Jogos e Ocupação de memoria (RAM / VRAM)

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Pedro Alexandre, 12 de Janeiro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1771)

  1. Pedro Alexandre

    Pedro Alexandre Power Member

    Koncaman:
    No seguimento de uma discussão offtopic que estava a ser levada na thread da GeForce 8800, achei que tinha interesse criar uma thread apropriada, onde se pudesse continuar a discussão.

    Como o titulo da thread indica, o objectivo será reunir alguns dados sobre o espaço necessario em memoria para correr um jogo fluentemente com determinadas definições.
    A discussão tem utilidade para users que estão a ponderar comprar um novo PC, possam ter uma ideia do hardware de que vão precisar. Além do mais poderá ser sempre u espaço de troca de ideias.

    Bons Posts.

    Para começar, nada melhor que indicar uma forma de ver a quantidade de memroia ocupada:

    Pedro Alexandre:
    se quiserem ver quanta memoria o jogo utiliza instalem a ultima versão do rivatuner e ligem os plugins de monitorização da memoria ram do processador e da placa grafica e depois digam qualquer coisa
     
    Última edição pelo moderador: 12 de Janeiro de 2007
  2. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    supostamente o ULtra High Quality do DOOM3 a 1600*1200 foi recomendado pelo Carmack para gráfica com 512 de ram ou 2 gigas ram com uma grafica com menos ram.. Como tal, e apesar do jogo ser mais recente (Quake 4) e mais optimizado, corri-o a 1280*1024 td no máximo na 7800gt de 256 mb..

    Abraços
     
    Última edição pelo moderador: 12 de Janeiro de 2007
  3. _JP_

    _JP_ Power Member

    Eu não sei se isso é assim, vou ver se verifico.
    Mas já agora, liga o fraps e diz-me os frames que tens nisso...

    PS: Se puderes coloca ai também os resto do teu sistema ;)
     
  4. Pedro Alexandre

    Pedro Alexandre Power Member

    eu não disse que o jogo não dava bem com placas de 256mb, o que eu disse foi que os jogos como o quake se tiverem memoria nas graficas que possam utilizar eles vão aproveitar essa memoria .
    o meu sistema e um amd X2 4600+ com 2gigas de memoria placa de som creative X-FI e uma xfx 8800gtx .
    jp os frames no quake 4 estão sempre nos 60 frames
     
  5. Elrond

    Elrond To fold or to FOLD?

    Tb tenho as minhas duvidas q a essa resoluçao use tanta ram..
     
  6. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Eu corria o Q4 a 1600*1200 com 4AA e 16AF na minha X1900XTX sem problemas (60fps v-sync ligado), e só tem 512MB. O que pode acontecer é que quanto mais memória tem mais gasta, um pouco como o emule funciona no sistema
     
  7. Pedro Alexandre

    Pedro Alexandre Power Member

    e exactamente isso que estou a dizer o jogo vai aproveitar essa memoria a mais em vez de sobrecarregar a ram do Pc
     
  8. PsySc0rpi0n

    PsySc0rpi0n Power Member

    Não o kero desmentir mas acho dificil um jogo usar 720Mb de memória da gráfica...
    Eu não comprei a X1950Pro com 512Mbs justamente por tb já me terem dito que 512Mbs de memoria seriam um desperdicio porque grande parte dos jogos nem nunca chegava a usar a totalidade da memória... Mas naum sei... Eu como tenho o ATI Tools instalado não vou agora dar-me ao trabalho de desinstalar para instalar o rivatuner e depois voltar atras...

    Não quero misturar muitos programas deste tipo...
     
  9. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Nao é admiração nenhuma.
    Eu a jogar company of Heroes com tudo no maximo a 1280*800 no portatil ficava com 850Mb ocupados na Ram principal e a X1600 ja trás 256mb integrados.
    Se tivesse 512Mb ia comer menos ao sistema e por ai a diante....

    Nao faz grande sentido uma grafico ter 512mb de ram disponiveis e nao os usar em detrimento da memória Ram. É obvio que é sempre necessario alocar espaço na ram por causa do CPU, mas quanta mais memoria melhor (desde que nao seja para graficas low-end). Nao se perde nada em nao tê-la lá....
     
  10. Pedro Alexandre

    Pedro Alexandre Power Member

    eu nao quero que as pessoas pensem que venho para aqui mandar postas de pescada sem saber o que estou a dizer alguem que tenha uma 8800gtx que instale o rivatuner e depois me diga se e verdade o que estou a dizer ou não, o riva tuner mostra a memoria da grafica que e utilizada assim como a memoria ram que e utilizada para compensar a falta de memoria na grafica assim como a page file do windows e o total de ram utizada do sistema:)
     
  11. PsySc0rpi0n

    PsySc0rpi0n Power Member

    Eu sou dessa mesma opinião... Não sei se estou certo mas acho que é a opinião geral dos gamers... Para quê investir em 512Mb se eles não vão ser usados na totalidade...
     
  12. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Se tiveres a falar de uma Geforce 6200 ou uma X1300 isso faz sentido pq nao tem poder de processamento para processar altas resoluçoes em que as texturas ocupam mais espaço e consequentemente é necessario mais espaço.

    Agora numa grafica DX_10 qq coisa abaixo dos 512mb axo pouco.... (excepto no segmento mobile)

    O DX_10 vai retirar o bootlneck do CPU porque:
    - Vai passar todo o processamento (pixeis, vertex, texturas, etc) para a grafica, que é o que ela sabe fazer e deixar o CPU mais livre para ele fazer o que ele sabe (IA, fisicas, etc).

    Entao com o DX_10 o proximo bootleneck vai exactamente passar a ser a largura de banda que a grafica possui e a quantidade de memoria que a grafica tb possui.
    Claro que a CPU e a ram principal vao ser sempre fundamentais, ainda para mais com o aparecimento dos jogos multi-treading, mas o DX_10 tenta separar as águas de forma a tirar o melhor partido dos 2 (cpu+grafica).

    Quase que aposto que no Crysis ou outros jogos DX_10 a quantidade de memoria vai ser um aspecto fundamental para se poder definir uma determinada qualidade grafica....

    Nao consideraria uma R600 ou G81 com 1gb de ram um desperdicio ainda para mais com 512 bits bus e GDDR-4..... era ter os filtros AA e AF ligados com quase nula quebra de performance...
     

Partilhar esta Página