Jogos para Linux

eu tenho uma duvida a respeito da steam ser portada para mac e a valve também, diz-se pela Internet que será mais fácil portar os jogos porque serão criados com base em openGL, e minha duvida é se é fácil portar um jogo para Linux sendo ele nativo para mac, os jogos que já existem para mac não poderiam já haver para Linux?
os jogos do seguinte link que estão á venda para mac são em opengL?
http://store.apple.com/us/browse/home/shop_mac/software/games/

À partida é mais fácil portar um jogo que seja em OpenGL para linux já que essa API é multi-plataforma ao contrário do Direct3D.

O grande problema é que nem tudo se resume à API gráfica... Coisas como input, sistema de som (existe o OpenAL mas mesmo assim é preciso ter muito código espeecífico), etc precisam de ser feitas a pensar no linux e isso não é pêra doce já que infelizmente esse mundo mais parece uma selva! Para input tens o problema dos kernels diferentes, xinputs de diferentes versões, etc, e o mesmo acontece com os outros pontos. É exequível mas as editoras simplesmente não se tão para chatear já que isso iria sempre representar uma pequena parte do mercado :(
 
Coisas como input, sistema de som (existe o OpenAL mas mesmo assim é preciso ter muito código espeecífico), etc precisam de ser feitas a pensar no linux e isso não é pêra doce já que infelizmente esse mundo mais parece uma selva! Para input tens o problema dos kernels diferentes, xinputs de diferentes versões, etc, e o mesmo acontece com os outros pontos. É exequível mas as editoras simplesmente não se tão para chatear já que isso iria sempre representar uma pequena parte do mercado :(
Então mas o que não falta são jogos nativos para linux, e não me parece que estes estejam dependentes de certas versões do kernel, xinput e etc.

Anyway, finalmente vou poder voltar a jogar CS: Source. :D
 
Então mas o que não falta são jogos nativos para linux, e não me parece que estes estejam dependentes de certas versões do kernel, xinput e etc.

Não são dependentes? Lol, tu nem sabes o que dizes.... No meu último projecto com OpenGL tenho o código tapado de directivas de pre-processador (#ifdef e afins) tudo por causa de versões do glibc, do xinput e depois das várias cenas de windows e macos!

Acredita que isso dá MUITO trabalho e para testar é uma dor de cabeça! Quantas vezes não me aconteceu as coisas funcionarem num lado e no outro não por cenas mínimas que não lembram a ninguém!!

Para veres o que digo convido-te a olhar para a source da SDK SDL que é pequeno e dá para ver bem do que falo :P

BTW, ainda há uns meses o grandioso John carmak queixou-se numa entrevista sobre a má uniformização das plataformas de som no linux que só dão problemas (alsa, OSS, etc).
 
Não são dependentes? Lol, tu nem sabes o que dizes.... No meu último projecto com OpenGL tenho o código tapado de directivas de pre-processador (#ifdef e afins) tudo por causa de versões do glibc, do xinput e depois das várias cenas de windows e macos!
Não é exactamente para isso que serve O SDL? Fornecer uma api para coisas como o input que seja multi-plataforma.
Sendo o SDL a tratar de todos esses pormenores das versões e plataformas qual é a dificuldade acrescida em fazer algo que use esta api?
 
Não é exactamente para isso que serve O SDL? Fornecer uma api para coisas como o input que seja multi-plataforma.
Sendo o SDL a tratar de todos esses pormenores das versões e plataformas qual é a dificuldade acrescida em fazer algo que use esta api?

Mas tu tens bem noção do que dizes? Os engines em condições têm tudo de raiz! Tudo é importante para a performance! Só para teres uma ideia até os alinhamentos em memória são levados a sério o que leva ao aparecimento de paddings nas estruturas com espaços em branco só para ficar tudo alinhado!

Depois tens as funcionalidades oferecidas que ao serem insuficientes acabam por atrapalhar mais do que ajudar! O SDL é tão limitado e simplista que para um projecto a sério iria tornar-se mais um empecilho e mais valia fazer tudo do 0.

Para input o SDL lida mal com comandos com mais de 9 botões, introduz lag no rato, etc!

Isto tudo para explicar que para projectos caseiros ou de pequenas equipas open source a coisa serve mas para mais que isso é para esquecer!

Se quiseres um exemplo concreto então vamos pegar no jogo open-source mais avançado graficamente - nexuiz! Esse jogo corre com imenso lag no meu pc na ordem dos 30fps (gráficos no máximo e AA4x e AF16x) e a capacidade do engine nem sequer chega ao pé do UE3.0. Por outro lado o UE3.0 mesmo nos jogos mais pesados corre sempre acima dos 60fps com AA4x e AF16x.

Portanto tendo tudo de raiz e dado que um engine em condições tem centenas de milhares de linhas de código achas mesmo pêra doce fazer o port? yeah right :P

Bem, fica por aqui o offtopic e se ainda assim ficares com dúvidas continuamos por pm :P
 
Mas tu tens bem noção do que dizes? Os engines em condições têm tudo de raiz! Tudo é importante para a performance! Só para teres uma ideia até os alinhamentos em memória são levados a sério o que leva ao aparecimento de paddings nas estruturas com espaços em branco só para ficar tudo alinhado!...
Eu falo em alhos e respondes com bugalhos, podias ter dito logo que não é possível ter um jogo com os requisitos actuais a usar uma api multi-plataforma como o SDL...

Não sabia que o SDL era tão limitado, aquilo que se vê de jogos em linux tudo usa o SDL e é portado para várias plataformas, mas claro que não são jogos "state of the art".
 
Boas,
eu cá jogo QuakeLive, quakeWorld com o cliente ezQuake ou fodQuake (activamente) e as vezes dou uns tiros no UFO AI singleplayer.

correm todos excepcionalmente bem, e por comparação directa, mais rápido do que no windows (nao em termos de fps, as fps sao mto semelhantes).

esperimentei outros, tipo o tremulus, urban terror, etc, mas prefiro os que mencionei acima. sao gostos :)
 
Alguem sabe mudar o layout do teclado no Dosbox? O então onde ficam os : num teclado inglês :p

EDIT: Já descobri, não como se muda o layout, mas sim onde ficam os :, é Shift+ç.
 
Última edição:
Já aqui referiram o Open Transport Tycoon? Se não, falo eu :p

Um jogo inspirado num clássico dos jogos de pc. Altamente viciante (pelo menos viciei-me num instante :)) e um projecto bastante activo. Disponível para diversas plataformas, incluindo Windows, Mac OS e claro, Gnu/Linux.

Site: http://www.openttd.org/
 
Já aqui referiram o Open Transport Tycoon? Se não, falo eu :p

Um jogo inspirado num clássico dos jogos de pc. Altamente viciante (pelo menos viciei-me num instante :)) e um projecto bastante activo. Disponível para diversas plataformas, incluindo Windows, Mac OS e claro, Gnu/Linux.

Site: http://www.openttd.org/

Só para não falar do modo ONLINE que mudou este jogaço !

Já jogo isto à anos !

Se quiseres jogar comigo chuta aí um PM para umas partidinhas :cool:
 
Back
Topo