Opinião Jogos em Português ou versão original?

Gostam de jogar jogos totalmente em português, ou já se renderam ao inglês?


  • Total voters
    111
Há coisas que não consigo compreender e são tão óbvias que me irritam como o problema sequer existe.

Tenho a minha Xbox em Inglês e duas contas (uma minha e uma da minha filha). Ontem ela começou a jogar o New Super Lucky's Tale e o jogo segue o idioma do sistema operativo e não tem nenhuma opção para colocar em Português (que tem segundo a página do jogo na Xbox Store). Se calhar até tem, mas este problema é geral.

Tanta preocupação com acessibilidade, comandos especiais, etc, e uma coisa óbvia como uma configuração do idioma separado do sistema operativo não existe e é mais Case by Case Scenario.

Como Developer de Software, uma opção de idioma para o que desenvolvo é algo que implemento sempre e o idioma do sistema operativo serve unicamente para definir a opção Default. Não compreendo como algo tão óbvio é prática recorrente da industria (pois isto acontece em n plataformas). Não custa nada e tenho a certeza que existem menos pessoas com necessidades especiais que pessoal que já foi e continuará a ser afetado pela ausência de uma opção de idioma.
Concordo, é das coisas que mais me irrita na Xbox e já aqui o disse. É mesmo inexplicável.

No meu caso particular a minha namorada não entende bem inglês, e dava imenso jeito que pudesse escolher legendas em português, nem que fosse as brasileiras. Mas não é nada conveniente andar permanentemente a trocar a língua do sistema. Quando vem cá a casa o meu afilhado idem aspas. Ele nos menus até se pode safar mas ler frases complexas nos jogos? Nem pensar.

Olhando aos serviços de streaming de filmes e séries, é daquelas coisas mesmo básicas e percebe-se porquê. Se querem democratizar os vídeos jogos deveriam prioritizar isso. E nós até somos dos países onde o inglês é bastante “comum”, imagino outros países.

Talvez com a IA já consigam gerar legendas com custos menores e dediquem mais atenção a disponibilizar esse tipo de opções, ou então não e vão continuar com este tipo de decisão incompreensível.

Eu até não me importava de ter em português se realmente fosse tudo em português perfeito, menus, jogos (todos eles), legendas etc.

O problema é que não é o caso e se escolhermos português levamos com uma mistura de brasileiro.

Ah, e para não não falar do caso ainda mais irritante em que se tivermos em português…por vezes o jogo mete as personagens a falar português (brasileiro), e nem todos os jogos dão para separar o idioma falado das legendas!

Enfim. Para mim o mais fácil acaba por ser ter tudo em inglês e pronto, o problema é quem não tem desenvoltura com o inglês…
 
Nem é preciso IA, basta bom senso. É só ter opções para escolher qual o idioma que é carregado para cada coisa (textos e áudio).

É profundamente irritante.
 
Aqui não mudo, jogo sempre em PT-PT, nas falas e nas legendas. Não havendo, jogo com as falas em inglês e legendas em PT-BR. Não havendo nenhuma dessas opções jogo totalmente em inglês.
 
@Rexobias @JXulo @wowmiguelfcp Não precisam de alterar a linguagem do Windows, se quiserem jogar em Inglês basta fazer esta alteração nas Definições do Windows:

Para quem não gosta de jogar em PT (PT-BR), coloquem o Inglês como primeira opção nas Definições do Windows, sem ser necessário alterar a língua do sistema operativo todo. Desta forma, as aplicações e jogos instalados pela MS Store (onde se insere o Game Pass), correm em EN e não em PT.

  • Windows 10:
A58vYR7.png


  • Windows 11:
LiEVeBF.png



@sharingan Quanto ao cloud, também é possível jogar noutras línguas, independentemente do idioma do OS. Se quiseres jogar por cloud através da Xbox app, basta fazeres os passos acima, que a app muda de idioma para o que seleccionares. Se quiseres jogar por browser, basta alterar o campo da língua no link.

Por exemplo:
- para jogar em PT: https://www.xbox.com/pt-PT/play
- para jogar em EN: https://www.xbox.com/en-US/play
 
Back
Topo