Jogos para "PC"

Tuxaddicted

Power Member
Boas,
Quais sao as razoes principais para que os jogos windows nao funcionem em linux? É que isto acaba por ser uma forma de monopolio(parece que é proibido e tal:002:). Qual é o grande problema para as empresas?
Desde ja agradecido
 
A razão é principalmente uma. Tem o nome de DirectX, e é produto da empresa Microsoft...
Vai lá bater-lhes :D
O mercado é muito pequeno para empresas usarem outras opções/linux...
 
O k esta errado na minha opiniao, se os jogos dessem no linux acreditem k m mudava logo mas msm logo, mandava os windows a m****** msm.
 
Existem emuladores que ajudam bastantes a funcionar, no entanto era bastante melhor se funcionassem de raiz... A qualidade é sempre diferente, no entanto vamos esperar por melhores versões do Cedega/Winex/Wine ou como quer que isso se chame agora...
 
Veremos o k o futuro nos reserva, e k sinceramente tou farto de windows para ali windows para acola tou farto!, a unica coisa k m cola no windows e msm os jogos mais nada. Como adoro jogar e assim k tm k ficar para ja.
 
Bah... por isso é que continuo com windows.. porem não sei se mudava definitivamente para Linux...

Há coisas que só com janelas arejam ..... :tareon:
:rrotflm::rrotflm::rrotflm:

No comments
 
A unica coisa que me prende ao Windows actualmente é o CS 1.6. Apesar de correr razoavelmente bem em Wine, ainda não está perfeito. Noto um pequeno atraso no som, o que para mim atrapalha um pouco.

O ideal seria mesmo alguns fabricantes de jogos dedicarem-se um pouco ao Linux, mas pronto, só Windows é que é.
 
Se todos os jogos corressem em linux o meu IDE levava ja um format com ext3(é onde esta o windows neste momento). Voltando ao assunto, se é problema do direct X, o problema é ele ser closed source?
 
Será que existe alguma possibilidade de vermos o DX10 futuramente emulado em Linux? (wine, cedega, crossover, etc)

O melhor seria vermos jogos criados com base no OpenGL como o UT04 que correriam nativamente, mas até lá...
 
OpenGL rocks! Para mim, a grande vantagem do DirectX é que acede ao sistema de som do windows, coisa que para LINUX, ainda vai demorar até haver um standard... até lá, jogo wii!

Isto agora é pura especulação, mas as consolas (excepto XBOX, claro) também devem correr OpenGL (afinal quem faz os chipsets são sempre os mesmos), por aí deve ser mais uma questão de I/O, porque a parte gráfica/ motor deve servir para qualquer plataforma. Tal como os de PC/win em temos jogos para linux tipo quake, wolfenstein e mais uns quantos gracas a essa abençoda biblioteca de qualidade e facilidade de programação que é o OpenGL :)


Standards abertos é o que se quere!
 
DX = Microsoft. A Microsoft "aconselha" os criadores de jogos a usarem DX ... não é preciso falar em mais nada .. não adianta.
 
Como o meu Windows XP não instalava o DirectX 9.0c (ou lá qual era), porque dizia que não passava no teste de assinatura digital, e que não confiava na empresa que o tinha feito (nem o Windows confia na Microsoft :lol: ), quando me mudei para o Linux, a minha capacidade de jogar melhorou :D

É por isso que não me faz falta o Windows.
 
Será que existe alguma possibilidade de vermos o DX10 futuramente emulado em Linux? (wine, cedega, crossover, etc)

O melhor seria vermos jogos criados com base no OpenGL como o UT04 que correriam nativamente, mas até lá...

Tem calma, ainda so andam no DirectX 8 :007:

Sem duvida q o problema da transição dos jogos para linux são duas
1º DirectX - Suporte completamente fechado, nas emulações é mt complicado, para alem de q se ter de adivinhar o q faz, temos de ter em conta os BUGs do DirectX q torna complicada a emulação de bugs.
2º OpenGL - Como as empresas acham atrasado e pouco desenvolvido, fazem com q atrasem mais a sua evolução. Ou seja, é mais barato fazer po DirectX e andam a dar tiros nos pés (devem gostar).
 
fala-se num projecto de dx10 nativo em ambiente *nix, mas cheira-me a flame...
não é... :) tá muito bem pensada a coisa :) mas já nao me lembro do link ou li isso :(

OpenGL rocks! Para mim, a grande vantagem do DirectX é que acede ao sistema de som do windows, coisa que para LINUX, ainda vai demorar até haver um standard... até lá, jogo wii!
Standards abertos é o que se quere!


já existe um standard. Chama-se OpenAL que é o que a microsoft usa agora no DirectX10 no vista. é uma das coisas que tá a dar muita dor de cabeça ao ppl da creative.
portanto para linux tempos OpenGL + OpenAL, open + free standards :P
 
Aqui à uns tempos, penso que com a saida do windows 2000, houve um problema qq que obrigou a microsoft a ter que mostrar parte do source code do windows para que este pudesse ser comercializado na UE. Nao posso confirmar fontes, foi o que ouvi dizer de uns amigos. Sera que a UE poderia intervir novamente para abrir o source do DX? É que nesse caso adeus XP:002:
 
eis a minha opiniao sobre o windows: nao ha problema nenhum em este ser pago. no entanto, sou totalmente contra a possibilidade de comprar uma nova versao do windows, ou seja, acho que isso vem estragar as coisas. o ideal seria a microsoft fazer acordos com as empresas que vendem computadores, por exemplo a HP, de modo a que todos os computadores HP viessem de origem com o windows blabla. depois de feitos os acordos, a microsoft abria o codigo. quem ficava prejudicado? ninguém. o facto de isto não acontecer só pode ser tomado como uma tentativa de monopolizacao do mercado dos PCs.
claro que os rivais podiam "ficar a altura" da microsoft, mas e entao? é sempre um modo de sabermos que não estamos a ser "chulados" ao pagar X euros por uma versao que pode ser 90% copiada (nao digo baseada, digo copiada literalmente) da outra versao.
claro que nao podia ser só a microsoft a abrir o código.
podem dizer que esta teoria tem algumas falhas, mas acho que seria possível de as controlar...
fica aqui uma comparacao: portugal ganha todos os campeonatos de futebol robótico, é sempre obrigado a mostrar o código, é por isso que deixa de os ganhar? não, pq? pq os responsaveis pela SN trabalham no duro naquilo!
 
Última edição:
Back
Topo