Jogos para "PC"

Não há pressões, há comudismo e parcerias para além do DirectX ser bem mais maduro que o OpenGl.
Passa-se o mesmo com drivers para hardware... enfim... enquanto o Linux não crescer por si só e mostrar às empresas que vale a pena apostar nele vai continuar a ser assim. Parece o futebol em portugal, a equipa é que tem de puxar pelos adeptos LOL
 
Não há pressões, há comudismo e parcerias para além do DirectX ser bem mais maduro que o OpenGl.
Passa-se o mesmo com drivers para hardware... enfim... enquanto o Linux não crescer por si só e mostrar às empresas que vale a pena apostar nele vai continuar a ser assim. Parece o futebol em portugal, a equipa é que tem de puxar pelos adeptos LOL


Nem é preciso que o LINUX cresça, é preciso é que deixe de existir o actual vendor lock-in. É que para todos os caso, ao portar para LINUX, estamos a portar para mac os, freebsd, ...,*UNIX, ainda que as prestação seja eventualmente menor. E para alem de tudo, mantém-se a compatibilidade com o windows e provavelmente, como disse antes, com as consolas.

No campo do hardware, não deixa de ser triste que os vendedores demorem mais tempo a suportar as evoluções OpenGL (1.2->1.4) que as do DirectX (8->9, vamos lá ver a historia do 10). Vamos lá ver o quantos coelhos a Dell vai ajudar a tirar da cartola.

Para mim a cena dos jogos, não é muito grave pois fico satisfeito com o que tenho (wii+ par de jogos 2D no linux). Também acho que o mercado dos jogos anda meio muribundo: com a explosão que houve nos últimos 10 anos, parece que a imaginação saturou e é sempre more of the same but with shadows...


(EDIT) visão geral sobre as duas API no GAMEDEV
 
Última edição:
Também não há muito por onde inventar... com tanta oferta, é impossivel haver uma grande fatia de "originalidade".
Falei em Linux por causa das drivers... em mac não há problemas desses pelo hardware ser "dedicado".
Nesse aspecto o crescimento terá de ser no Linux... nos desktops, terá que haver cada vez mais desktops mainstream com Linux, para que as marcas de topo "puxem" as marcas menos populares a aderir à "onda".
São precisos muitos dual cores, com altas graficas (massificação dos desktops) com Linux para por as software houses a pensar "free" as in freedom :) Não é com aumento das vendas dos macbooks que vai mexer seja o que for.
 
Eu ainda não sei porque a placa VGA do meu portatil(Nvidia Fx Go 5700) não mostra texturas no DirectX, em openGL corre perfeitamente.

O meu grande problema é que eu só jogo(jogava) Flight Simulator, para tudo o resto há a Nintendo.
 
Olha outro com a panca dos aviões... :D Só é pena não ter tempo para voar nesta altura, o joystick já tem carradas de pó em cima:'(
 
eis a minha opiniao sobre o windows: nao ha problema nenhum em este ser pago. no entanto, sou totalmente contra a possibilidade de comprar uma nova versao do windows, ou seja, acho que isso vem estragar as coisas. o ideal seria a microsoft fazer acordos com as empresas que vendem computadores, por exemplo a HP, de modo a que todos os computadores HP viessem de origem com o windows blabla. depois de feitos os acordos, a microsoft abria o codigo. quem ficava prejudicado? ninguém. o facto de isto não acontecer só pode ser tomado como uma tentativa de monopolizacao do mercado dos PCs.
claro que os rivais podiam "ficar a altura" da microsoft, mas e entao? é sempre um modo de sabermos que não estamos a ser "chulados" ao pagar X euros por uma versao que pode ser 90% copiada (nao digo baseada, digo copiada literalmente) da outra versao.
claro que nao podia ser só a microsoft a abrir o código.
podem dizer que esta teoria tem algumas falhas, mas acho que seria possível de as controlar...
fica aqui uma comparacao: portugal ganha todos os campeonatos de futebol robótico, é sempre obrigado a mostrar o código, é por isso que deixa de os ganhar? não, pq? pq os responsaveis pela SN trabalham no duro naquilo!

Se abrissem o codigo seria uma vergonha para eles:-D
grande parte dos bugs seriam corrigidos, tal como o livre acesso da parte da M$ de saber o q as pessoas andam a fazer:002:
 
Continuo a achar que o windows, quer queiramos quer não, será pelo menos nos proximos anos indispensavel. Axo que po-lo completamente de lado está fora de questão para já mas reconheço que tem os seus problemas (virus, worm, bluescreens :002:, blá blá blá..). A vertente do jogo é sem duvida dominio da Microsoft Windows, mas com o tempo isto no linux vai lá vai.. Para já existe o Cedega e o Wine (o WineX passou a ser o Cedega) que trata do OpenGL. O problema é o já referido DirectX onde ainda há muito, mas muito trabalho a fazer e so com a massificação dos users linux que contribuam para o desenvolvimento do projecto é que poderemos talvez nos proximos 5 anos ver algo semelhante ao DirectX.

Por isso toca a trabalhar, que eu quando souber programar (que vergonha.. no Ens. Superior e não sabe programaçao :x2:) também contribuo com o que puder e souber.
 
O problema esta tb nos outros programas, mas como em 90% dos casos ha substituto *nix nao ha problema... Os jogos é que sao o problema principal
 
Back
Topo