Jogos recentes no Mac.

SamuHell

Power Member
Digam às vossas experiencias com jogos recentes em MacOSX. Call of Duty, Doom3, Max Payne(não tão novo)...

Chupam ram, Frames, qualidade ao máximo/minimo, resolução, frequencia processador...

Já agora como se regula o aliasing no OGL do MAC? Tem que ser aplication request?
 
Hmm... jogos.

Ok, aqui vai a minha opinião:

De notar q jogo todos os jogos a 1280x854.

Quake 3 - jogo da velha guarda, perfeitamente jogável em qq máquina de há 2 anos para cá.

UT2004 - puxadito... mesmo assim no meu Powerbook varia entre as 60/70fps em cenários fechados e entre 25/50 em cenários abertos. Por norma n desce destes valores. Pormenor: as sombras na versão OS X estão muito abaixo em termos de qualidade do q as suas congéneres no PC.

Call of Duty/United Offensive - Se no primeiro as frames são porreiras, na expansão há uma quebra enorme, havendo alguns níveis com uma performance estupidamente lenta. No entanto em multiplayer joga-se mesmo mto bem; talvez por não ter todo aquele detalhe q vemos nas missões single player (interacções, explosões, etc). Mesmo assim não se nota qq diferença em performance mudando o nível de detalhe dos gráficos.

Homeworld 2 - Mto bom! Com uma performance mto porreira (com detalhes no máximo), é daqueles jogos de estratégia q se n fosse tão difícil me deixava horas e horas agarrado a ele.

Comand & Conquer: Generals - Desastre completo! Motor demasiadamente lento, culpa talvez de não terem sido feitas quaisquer optimizações para a versão *****. Não vale a pena mudar de resolução, ou diminuir o detalhe gráfico... o jogo é lento à partida.

Black Hawk Down - Idem aspas... nunca consegui jogar este jogo em condições

Warcraft 3 / Frozen Throne - Uma pérola! Abençoados os programadores da Blizzard q ainda fazem títulos para Mac de raíz e n se prestam a dar os títulos à Aspyr para fazer um port manhoso como é costume... Com uma performance excelente, pelo menos na minha máquina :P

Sim City 4 - Port feito às "três pancadas" pela Aspyr. Resultado: foi necessário alguns patches até isto ter ficado com uma performance aceitável.

Agora n me lembro de mais jogos q tenha testado. Se me lembrar de mais algum adiciono ;)
 
SamuHell disse:
Digam às vossas experiencias com jogos recentes em MacOSX. Call of Duty, Doom3, Max Payne(não tão novo)...

Chupam ram, Frames, qualidade ao máximo/minimo, resolução, frequencia processador...

Já agora como se regula o aliasing no OGL do MAC? Tem que ser aplication request?

Nos Macs q tenham ATI's existe um control panel tal como no windows, onde se pode controlar o anti-aliasing e o anisotropic filtering, etc...

Para os Macs c/ Nvidia's... n sei. Nunca me deu curiosidade de indagar. Se n houver nenhum control panel então é application controled,o q é uma merd@... pois quase nenhuma traz controlo de aa ou aniso.
 
Saudosos tempos em que jogava Diablo num G3 233@266 com uma voodoo2 12mb... :'( :D

Experimentámos o America's Army para Mac cá no trabálho no G5.

Experimentem o America's Army e digam algo, sff.
Gratuito!

A Blizzard merece todo o dinheiro dos seus jogos, quer pela qualidade, quer pelo facto de fazer Hibridos PC/Mac.

E o World Of Warcraft cumpre a tradição! :009:

Long live Blizzard!
 
Última edição:
Desempenho em jogos : Mac vs PC
Atirando algumas achas para a fogueira da rivalidade Mac/PC, o site Macworld apresentou vários benchmarks do jogo Doom 3, utilizando várias placas da ATI e Nvidia. Este é um dos poucos jogos que permite fazer um comparativo directo entre desempenhos em sistemas Mac e PC, pelo que se adivinha alguma controvérsia.

A ATI Radeon X800 XT Mac Edition, Radeon 9800 Pro Mac Special Edition, Nvidia 6800 Ultra e a Radeon 9600XT foram as placas em teste. Visto que os testes foram feitos unilateralmente num sistema Mac, uma comparação directa de valores não é possível. Ainda assim, os valores são claramente inferiores. O melhor desempenho foi da GeForce 6800 Ultra, o qual ofereceu apenas 48,3FPS sem FSAA e em resolução de 640x480. Isto num sistema com duplo processador Power Mac G5 a 2,5GHz, com 2,5GB de memória.

Poderá ler o teste completo aqui:
http://www.macworld.com/news/2005/03/16/doom3/index.php


:x2: :x2:
Depois inda se vêm por ai comentários do tipo:
OS_X é o melhor SO do mundo e o windows é o sistema operativo mais rasca que existe.
Como é possivel fazer essas afirmaçaoes quando se vêm estes numeros, sem falar de muitos outros........

Se o OS X quer ser o melhor do mundo tem que ser o melhor do mundo em tudo!! O OS X é como comprar um leitor de MP3 que nao lê em formato MP3, so lê em .wav!
lol
A seguir ja me vêm dizer que OS X nao é pra jugar e ao mesmo tempo continuam a dizer que é o melhor do mundo. lol

Era o mesmo que premiar os sistemas operativos para telemovel onde o Symbian é rei e senhor (sim, grande parte disso vem dos jogos e pela gigante quantidade de aplicaçoes) e dar esse premio a um SO pra telemovel onde quase nao se pudesse jugar e a quantidade de aplicaçoes fosse minima. :005:
 
Tu entendes tanto de computadores como a minha avó DJ_PAPA ... na sei se sabes mas kdo tas a correr uma aplicação o Sistema Operativo deixa de se executar. Pelo que não é pelo sistema operativo que o jogo funciona melhor ou pior.

Se o Doom 3 funciona tão mal é pk os gajos da ID só optimizaram o jogo para i386.
Eu nunca tive nenhum Mac, mas experimentei o OS X e digo-te que é excelente.

Se não tocaste nele não mandes bocas dessas que me deixam profundamente irritado. A mim e a mais uns quantos. Falar sem ter experimentado é do bufo. É como dizeres que a nvidia sucka ... ja ninguem acredita em ti.
 
Um gajo que não percebe que o desempenho de um jogo para uma determinada plataforma depende essencialmente do gajo que o programou, das optimizações feitas e sobre que API foi desenvolvido. Se os caramelos não sabem desenvolver jogos sobre o OpenGL em vez do directX ou pq simplesmente o OpenGL não é tão rapido como o directX muito por culpa dos fabricantes de gráficas e do mercado 95% - 5% que ditam regras, não culpes o sistema operativo nem tão pouco o hardware.

Mas pronto, pessoal que não pesca nada sobre o assunto mas mesmo assim gosta de atirar postas de pescada estão os fóruns cheios.
 
Por mim desde que reflictam na frase muitas vezes dita:

"O OS X é o melhor sistema operativo do mundo e o windows é um SO rasca!"

Ta tudo bem :D

O OS X até pode ter milhoes de vantagens, mas a noticia que eu mostrei foi só para demonstrar + uma vez que nao se pode afirmar que o OS X é que rula quando o software que corre sobre OS X é insuficiente e quando existe muitas vezes é muito + lento que o amigo windows!
O windows até pode ser pior, mas todo o conjunto de software que gira á volta dele é tao grande e com tanta variedade, que faz com que arrase com a concorrencia!

Jogos e outro software:
De quem é a culpa? Isso nao sei responder, pq se calhar até é da Apple. Se até alargasse o OS X aos X86, suportasse Direct_X e outras tecnologias concorrentes, ajudasse ao desonvolvimento de drivers e software para a sua plataforma, se calhar a conversa era outra........
A culpa nao é so dos caramelos que tao á frente das empresas de jogos.......
Se calhar inda nao pensaste que por ventura até deve ficar + caro desenvolver um jogo pra Mac, do que pra windows devido ás imposiçoes do OS X.

Se nao podes vence-los, junta-te a eles!... Assim talvez o OS X ganha-se novo folego.....
 
Falas como se fosse tudo facil ... Direct_X é proprietaria da Micro$oft ... OpenGL suporta.

Mas que imposições de OS X? Basicamente são as mesmas que as de qualquer sistema baseado em UNIX ... ou seja, basicamente é igual a jogares em Linux. Com a diferença da plataforma do cpu na ser x86 e sim ppc.
 
Foste violentado por algum Macintosh em criança?

Outra coisa a Apple não alarga o MacOS a coisa nenhuma porque eles ganham dinheiro a vender computadores não é a vender software.
 
Madril disse:
Falas como se fosse tudo facil ... Direct_X é proprietaria da Micro$oft ... OpenGL suporta.

Mas que imposições de OS X? Basicamente são as mesmas que as de qualquer sistema baseado em UNIX ... ou seja, basicamente é igual a jogares em Linux. Com a diferença da plataforma do cpu na ser x86 e sim ppc.

Era um bom 1º passo negociarem com a microsoft o uso do Direct_X. A partir desse momento o mundo dos jogos em apple era no minimo multiplicado por 100.
Quando nao se dá o 1º e + dificil passao, vai ser muito dificil ir a algum lado.....
Mesmo assim o Doom3 é opengl e deveria estar em pé de igualdade com o windows em performance (coisa que nao acontece)! Se calhar é mesmo pq a tecnologia X86 tá + á frente.

Tal como a ATI e a Nvidia trabalham com a microsoft e outras empresas para a optimizaçao dos seus produtos, a apple deveria fazer o mesmo com o acrescimo de ajudar tb a criar software novo para a sua plataforma (tipo pagar algum dinheiro ás empresas que o façam!).

Nao sendo assim, continuarao como sempre estiveram......
 
As vezes pergunto-me se sabes ler...

Ah ... e a M$ ia vender o DX mt barato ... querias mac's ainda mais caros ? LOL.

A tecnologia x86 na sei se tá ah frente ou não, são diferentes. As Software Houses é que não optimizam o codigo para PPC como o fazem para x86.
 
Se continuarem os off-topics no MEU THREAD, não tenho problemas nenhuns em apaga-lo.

Deixem-nos em paz! Se não gostam de maçãs comam laranjas!

On-topic a partir de agora.
 
DJ_PAPA disse:
Desempenho em jogos : Mac vs PC
Atirando algumas achas para a fogueira da rivalidade Mac/PC, o site Macworld apresentou vários benchmarks do jogo Doom 3, utilizando várias placas da ATI e Nvidia. Este é um dos poucos jogos que permite fazer um comparativo directo entre desempenhos em sistemas Mac e PC, pelo que se adivinha alguma controvérsia.

A ATI Radeon X800 XT Mac Edition, Radeon 9800 Pro Mac Special Edition, Nvidia 6800 Ultra e a Radeon 9600XT foram as placas em teste. Visto que os testes foram feitos unilateralmente num sistema Mac, uma comparação directa de valores não é possível. Ainda assim, os valores são claramente inferiores. O melhor desempenho foi da GeForce 6800 Ultra, o qual ofereceu apenas 48,3FPS sem FSAA e em resolução de 640x480. Isto num sistema com duplo processador Power Mac G5 a 2,5GHz, com 2,5GB de memória.

Poderá ler o teste completo aqui:
http://www.macworld.com/news/2005/03/16/doom3/index.php


:x2: :x2:
Depois inda se vêm por ai comentários do tipo:
OS_X é o melhor SO do mundo e o windows é o sistema operativo mais rasca que existe.
Como é possivel fazer essas afirmaçaoes quando se vêm estes numeros, sem falar de muitos outros........

Se o OS X quer ser o melhor do mundo tem que ser o melhor do mundo em tudo!! O OS X é como comprar um leitor de MP3 que nao lê em formato MP3, so lê em .wav!
lol
A seguir ja me vêm dizer que OS X nao é pra jugar e ao mesmo tempo continuam a dizer que é o melhor do mundo. lol

Era o mesmo que premiar os sistemas operativos para telemovel onde o Symbian é rei e senhor (sim, grande parte disso vem dos jogos e pela gigante quantidade de aplicaçoes) e dar esse premio a um SO pra telemovel onde quase nao se pudesse jugar e a quantidade de aplicaçoes fosse minima. :005:

Pá... desculpa lá, mas... "o q é q o cu tem haver com as calças"?

Mas agora só pq a performance do Doom3 é inaceitável em Mac, isso faz com q o OS X n seja um bom sistema operativo?

Desde qnd é q um jogo define um sistema operativo? Afirmações dessas só mesmo para rir.

Aliás, se leste o meu post acerca dos jogos em Mac, sabes q há jogos q tem muito boa performance e outros não. Mas isso nem sempre se deve ao OS (se é q tal acontece). Deve-se sim a drivers e optimizações inexistentes.

Mas pronto... eu n digo q o OS X é o melhor sistema operativo do mundo. Mas, para aquilo que eu faço, e na minha opinião: mete o windows a um canto em termos de usabilidade e segurança e "features" q só no Longhorn irão aparecer.

Claro q cada um é livre de ter a sua opinião... mandar postas de pescada para o ar é q acho q está mal.
 
Madril...e Exposé com hot corners ? ah pois...deves ter testado com os F's, testa com hot corners que não vais querer outra coisa :D

ps: carrega no shift e depois faz um comando pro exposé (so funciona com os F's) pra veres as animações em slow motion :P
 
Back
Topo