1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Jogos windows rulam no Ubuntu???

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por braveheart1970, 20 de Setembro de 2006. (Respostas: 55; Visualizações: 7083)

1. braveheart1970

braveheart1970 Power Member

Após longo tempo de utilizador windows decidi exprimentar o linux, instalei o Ubuntu(Dual boot para começar) e já me vou entendendo com a maioria das coisas embora noutras seja um autêntico NOOB, uma coisa que para mim é essencial seria que isto corresse os meus jogos preferidos do Win tais como Call of duty 2, PES 5 e F.E.A.R porque de resto já vi que o Ubuntu não compromete nada no resto das tarefas em relação ao windows, agradeço a vossa colaboração e tenciono de vez enquando solicitar a vossa ajuda visto que as duvidas vão surgindo com o tempo, abraço F.Reis.

2. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Não podes correr nativamente.
    Talvez dê com máquinas virtuais, mas deve ter um grande impacto na performance.

Última edição: 20 de Setembro de 2006
  3. CR_

CR_ Power Member

Com o Cedega, se tiveres uma boa placa até correm decentemente os jogos...

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Jogos com motor em Opengl correm normalmente nativamente no linux. Mas jogos como Fear, so por cedega, ou seja, complicado ainda. Nem o Farcry julgo que ainda corre decentemente.
    e em maquinas virtuais é esquecer (emulaçao da grafica)

5. braveheart1970

Pois já calculava, talvez por isoo o linux não tenha + adeptos, vou continuar com o Ubuntu por aqui numa base de aprender a manipular isto mas nunca como SO principal já que eu não dispenso o viçio do belo joguinho, quem sabe o Linux não evolui de forma a correr os jogos, embora eu pense que quem devia evoluir eram as editoras de jogos e passarem a disponibilizar versões para linux e para Mac, cumprimentos a todos F.Reis

6. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Sim, as editoras devem começar a percber que existe um mercado em linux, e algumas já o fazem.

Correr jogos windows ( ou seja não nativos para linux ) é possivel, com Cedega ou Wine, mas jogos muito recentes n sei como se vão comportar. Mas sei que se joga bem World Of Warcraft com Wine ( n é perfeito, mas já é bom :p).

7. CR_

CR_ Power Member

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

A culpa não é do linux, mas sim devido ao facto de os actuais jogos serem, essencialmente, desenvolvidos para DirectX.... da Microsoft.

9. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

Cuidado com o que dizem...
    Existem jogos que correrm melhor com o wine do que com o windows xp.
    É o caso do counter strike...
    Agora existem jogos que correm bem, e existem outros que simplesmente não correm.
    Podem dar uma vasculhadela em www.linux-gamers.net pois existe para la muitos tutoriais e dicas :D

10. zoidberg

zoidberg Folding Member

Counter-strike... 1.6 isso confirmo ( melhor n sei, mas = pelo menos consegui), agora o CS Source, tenho uma grande perca de fps em relação ao win ( cerca de 100 constantes no win e no linux nem aos 75 chega quase)

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Lá tinha alguem de me vir lembrar a unica razão para voltar a ter net em casa... TCE roxes... Mas prontos, calculo que pela altura que a clix me meter net deve estara sair a nova versão... :004: :004: :004:

12. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

E com o Cedega, ainda é melhor que o Wine, praticamente corre os jogos quase todos, sem praticamente qualquer tipo de problema(tirando algums pormenores como texturas, etc..)

Podem ver a list de jogos que corem no Cedega aqui: Games DataBase

13. Bakano

Bakano Power Member

Com a diferença que o Cedega se paga e o Wine não!

14. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Pois :rolleyes:

15. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

mas a última versão do wine já ta bem ao nivel do cedega para jogos.

16. Bakano

Bakano Power Member

Desde que corra o FM 07 eu já me sinto feliz:)mas parece que não se dá bem com o FM 05 nem o FM 06[​IMG]

17. braveheart1970

Então já agora pergunta de noob principiante: como é que se utiliza o WINE??

18. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Depois de instalar (ta nos repositorios), fazes man wine. Nao sei se conheces o comando man, mas é muito util. Mostra-te o "manual" do comando.
    Outra coisa, que é o que eu faço: Dual-boot. Linux para tudo, windows para jogos. Mal comecem a ser feitos jogos comercias que possam ser corridos nativamente em linux, carago, format C:\*.* e limpo tudo o que é windows deste disco

19. CR_

CR_ Power Member

Soz o desenterro, mas pode haver alguns que podem não conseguir.

Jogar FM (2007) em linux:

Instala o jogo em windows.

Sacar o Crossover beta (porque no wine não mostra o rato, pelo menos a mim. Experimentem primeiro) : http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/

Copiar a pasta do Fm instalado e os saves do windows.

Comando a executar: $/opt/cxoffice/bin/wine /Caminho/para/a/pasta/do/fm/fm.exe

Criar um icon.

Jogar.

20. Errado.

O que se paga é a versão pré compilada do Cedega e o acesso ao suporte técnico da Transgaming. As sources podes tirar e compilar gratuitamente.

80% dos jogos existentes para Windows correm no Cedega, com mais ou menos problemas, normalmente texturas. Em relação à velocidade, é sempre igual ou até superior, tirando dois ou três jogos, sendo um deles o UT2004 o que não é grave, pq existe a versão nativa para linux. No caso do CS/CZ/DOD/Source correm à mesma velocidade ou mais rápido, dependendo apenas da placa gráfica. A quadroFX , por exemplo, é mais rápida em linux a emular DirectX, do que no Windows.

cb

Partilhar esta Página