Joomla... help

HenriqueC

Power Member
Viva!

Tenho estado a usar o Frontpage. Recentemente, tive conhecimento do Joomla, parece um programa interessante, ao problem e que não percebo nada daquilo. Back office, Front office, mambots, templates, e tal... estou a 0s.... ja vi ai uns tutorials mas cada ve fico mais confuso.
Por acaso ninguem conhece ai um tutorial que sirva para quem nao percebe MESMo nada da materia como eu? Ôu que me possa dar ai umza dicas para começar a fazer um site?

Não e dirigido a ninguem mas curti este smile
:flipa:
 
Joomla! é um software de gerencia a um site.

Para criares um site é bem simples, sacas a versão mais actualizada em joomla.org e passas para a tua conta FTP os directorios e pastas dentro da pasta Joomla.

Requisitos minimos:

. PHP 4.2.x ou superior - http://www.php.net;
. MySQL 3.23.x ou superior - http://www.mysql.com;
. Apache 1.13.19 ou superior - http://www.apache.org.

Se estás num servidor free tens de ir ao browser e fazes escreves assim: www.teudominio.empresa.com/joomla/

Se estás a pagar ou tens o teu proprio dominio ou mesmo num teu servidor (.com .pt .org .info, etc) www.teudominio.com/joomla/

Depois vais ter de atribuir CHMOD 777 a alguns directorios e ficheiros (penso eu) mas informam-te disse quando acessares à pasta de instalação.

Precisas obviamente de uma BD com utilizador criada com ou sem pass.

E tá feito. Bem simples... eu já usei e gosto, mas por vezes é muito complicado nas configurações dentro da administração e no proprio site.

Hostx
 
O Joomla é mais conhecido por ser Content Management System

Eu já usei Joomla e achei a configuração do portal e a instalação de módulos bastante confusa.

Se ainda estás agora a começar e ainda não tens muita coisas feita no Joomla experimenta o Drupal. Faz tudo o que o Joomla faz, é mais fácil de instalar, de acrescentar módulos (ao contrário do joomla que tem componentes, plugins e módulos) e de configurar.

No site do Drupal encontras documentação bastante completa (com tutoriais) mas existe muitos livros em pdf por aí.

Uma solução all-in-one para ter mysql, php, apache tudo instalado de uma vez é o Xampp


Espero que tenha ajudado.
 
Boas!

Melhor é o Dokeos.

Design atraente.
Visualização de powerpoints e documentos do word pelo browser.
Videoconferência.
Perfil.
E muito mais...

Isso é uma plataforma para uma escola virtual. Não sei se te interessa, mas o Dokeos é bastante bom de se usar.

Já usei e não me arrependo.

Para mais informações: www.dokeos.com

Fica bem :)
 
Boas!

Melhor é o Dokeos.

Design atraente.
Visualização de powerpoints e documentos do word pelo browser.
Videoconferência.
Perfil.
E muito mais...

Isso é uma plataforma para uma escola virtual. Não sei se te interessa, mas o Dokeos é bastante bom de se usar.

Já usei e não me arrependo.

Para mais informações: www.dokeos.com

Fica bem :)

Se não estou em erro, é um software sem painel de administração e sem gerência por artigos.

Hostx
 
Obg a todos, vou experimentar as soluções todas.
Pergunta para quem me falou sb o Joomla: tenho o meu site alojado na 50webs.com... não vejo la nada sobre FTP... preciso de mudar de conta? (pergunta eventualmente estupida, colocada por quem nao percebe muito do assunto 8|)

Afinal diz que tem... não encontro e onde :wow:
 
Última edição pelo moderador:
HenriqueC tens todo o direito em ter dúvidas mesmo que seja as mais desparatadas aqui neste fórum... afinal o objectivo é mesmo ajudar o próximo.

Tavas a dizer que n encontras o FTP account, que deve estar no cpanel da tua empresa (50webs.com).

Sinceramente nunca alojei nada nessa empresa por isso só te posso dizer que tens de procurar bem ou então pedes ajuda no forum de suporte ou formulario.

Para instalares o joomla precisas das configurações:

- Base de Dados criada associada a um utilizador (com ou sem pass)

- Conta FTP para enviares as pastas e ficheiros do software em questão

- O teu plano tem de suportar PHP 4 ou 5 e MySql

Hostx
 
Obg! Então cá vai mais uma.
Ja abro o FTP e pus a o Joomla. Sendo o meu endereço fctirsense.50webs.com, terei que por no browser fctirsense.50webs.com/joomla certo? Não dá... :'(
 
HenriqueC, que pacote tens no site? Se for o gratuito não dá para usar o Joomla, porque não podes ter uma Base de Dados associada ao site.
 
Ah, mas numa vez anterior, não sei como consegui aceder ao site acrescentando joomla do URL e acedi ao painel de controlo. Não sei como.
Mas entretanto fiz um retocesso de registo e devo ter desintalado.
Ah, e tb instalei umas cenas PHP SQL e Apache acho eu, não era isso que era preciso?
 
Back
Topo