1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Joomla

Discussão em 'Web Development' iniciada por pl4za, 3 de Abril de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1232)

1. pl4za

pl4za Power Member

boas

estou a usar Joomla para construir um pequeno site, e queria meter a pagina principal deste genero:

http://www.laptopvideo2go.com/

Varios updates no mesmo artigo.
    como se faz ? nao sei como googlar isto sequer :p

cumprimentos

2. pl4za

pl4za Power Member

3. stblink

stblink Power Member

Porque não crias uma "noticia" para cada update ? ele vai colocando uma abaixo da outra (se assim tiveres configurado)

4. pl4za

pl4za Power Member

nao percebi :/

como crio "noticias" para cada um ?

cumprimentos

5. stblink

stblink Power Member

Hmm... tu és novo no Joomla?

Associas um componente de noticias a uma posição. Depois vais ao módulo respectivo e metes para.. por exemplo.. ele colocar as ultimas 5 noticias.

Quando adicionares noticias (uma a uma) ele coloca umas em cima das outras tal como tá no link que colocaste.

6. pl4za

pl4za Power Member

entao tenho de usar um componente de noticias externo ou o joomla ja possui um ?
    so encontro o news feeds.. não e esse pois nao ?

sim sou novo nisto :p

7. stblink

stblink Power Member

saca este componente. Instala-o no Joomla.

-> cria um módulo e diz que queres que esteja associado a esse componente (ultimate content display), vais ter muitas opções... umas delas é para dizeres onde queres que esse módulo vá buscar as noticias (secção, etc), seleciona a categoria correcta.
    -> associa o módulo a uma posição (de preferencia uma que esteja na coluna principal)
    -> cria uma noticia nessa categoria que selecionaste

se aparecer tudo ok, cria outra noticia e vê como é que ele publica.

8. pl4za

pl4za Power Member

nao encontro o link para sacar nessa pagina ke deste :/

o meu site nao tem categorias, vai dar a mesma ?

9. stblink

stblink Power Member

Nesse link diz "Download this Joomla! 1.0.x/1.5.x module from our homepage. Install it like any module and set your content retrieval parameters."

clickas no link "home" e notas que ler não custa nada porque o link está lá.

Cria uma categoria por exemplo "noticias". Quando criares o módulo tens lá uma opção para associar o componente a categorias e selecionas "noticias". Tens que criar a categoria primeiro.

10. pl4za

pl4za Power Member

Eu fiz assim, criei uma categoria noticias, e um artigo novo com a noticia nessa categoria.
    depois instalei e criei um novo modulo, e nos parametros, em "Content source IDs (required)" que meto ?
    como sei o id da categoria ?

cumprimentos e obrigado pela ajuda ate agora

11. stblink

stblink Power Member

Vais ao menu Artigos, depois categorias. Deves ver a categoria que criaste, na ultima coluna diz ID.. é esse ID que metes.

Se o módulo estiver publicado e configurado para que apareça na página inicial deverás ver a noticia que escreveste. Esse componente é bom tambem porque te permite fazer resize automático a imagens. basta só dizeres que queres que a largura das imagens fique em 100px (nao metas nada na altura) e ele faz-te o resize automático dessa imagem para que a largura seja essa (a altura é diminuida tambem de forma a não "desfigurar" a imagem, mantendo a proporção)

Podes criar outro módulo e associá-lo ao mesmo componente mas com visualização diferente... faz isso e vai mudando as opções de visualização para saberes o que podes fazer.

Tambem podes associar o módulo a secções, inserindo o respectivo ID da secção.

Se tiver tudo ok então adiciona outra noticia à mesma categoria para veres como é que ele a coloca e continuar a colocar as "noticias" que queres inserir, que basicamente serão updates pelo que me falaste.

Última edição: 7 de Abril de 2009
  12. pl4za

pl4za Power Member

nao consigo ke apareca a noticia... axo ke esta tudo bem configurado...
    e so meter o ID e esta feito ?

http://insys.freehostia.com/

esta no canto inferior direito. depois posso metela no centro da pagina como um artigo ?

13. pl4za

pl4za Power Member

ja consegui o que queria :D obrigado a todos pela ajuda, e em especial ao stblink :)

cumprimentos

14. pl4za

pl4za Power Member

aproveitando o tópico, nao consigo enviar mails para os utilizadores registados.
    queria enviar newsletters e não dá, testei enviar para um user criado por mim para uma conta gmail e nao recebe nada.. nao da qualquer erro.

o recover password tambem nao da, nao envia nada...

podera ser por estar num host gratuito ?

cumprimentos

15. stblink

stblink Power Member

Hmmm sinceramente não sei. que mensagens de erros obtens? Qual a versao do joomla que usas ?

16. pl4za

pl4za Power Member

não obtenho erro nenhum, diz mail sent to x users..
    tenho a última versao.

e em global configuration, tnho php mail function.
    mail from
    e from name

tudo preenchido...

no google nao encontro nenhum erro semelhante :/

17. stblink

stblink Power Member

poderá ser de hosting free... se tiveres algum suporte manda mail para lá a perguntar se a tua conta tá habilitada a usar o sendmail.. sinceramente em questao de configurações de hosting não tou muito dentro disso.

Partilhar esta Página