Juntar duas redes

malaiko

Power Member
Boas pessoal.precisava da voce ajuda.
é o seguinte: tenho 2 redes uma 192.168.1.x ligada a um router 192.168.1.80 e outra 192.168.2.x ligada a um router 192.168.2.80. e plo que percebi estas redes estão ligadas por VPN.

Ou seja cada x que é preciso ligar á rede 192.168.2.x tenho que mudar o dns.

E queria "juntar" isto. queria poder ligar a rede 2 á rede 1 para a rede 2 poder ter acesso ao servidor de mail e etc.

não sei se me consegui explicar....

Urgente..
 
O que precisas é de rotas. Ou fazes isso com um router, ou uma máquina com duas placas de rede, uma ligada à rede 1, e outra à rede 2.

Depois é apenas configurar rotas entre as duas redes.
 
boas. tive agora a ver e tipo eu dentro da rede 1 mudo o dns e o gateway e consigo entrar na rede 2. ate consigo aceder a um portal interno que se situa na rede 2. faço ping a tudo. mas ao entrar num pc que esteja na rede 2 e apartir de la tentar fazer ping nao da.nem consigo entrar no portal. vou tentar fazer um "desenho" por palavras.

na rede 2 tenho computadores ligados a um switch que por sua vez estao ligados a um router(192.168.2.80) (tem a gama 192.168.2.x dns X e Y (n sei ao certo) e gateway W) este router esta ligado por vpn a outro router(192.168.1.80) que esta ligado a um switch onde estao ligados a pc's.(192.168.1.x / dns J e K / e gateway U)

e acontece o que disse acima. se puser os router ligados a um pc com duas placas da pa fazer o que quero? ou sera apenas algo mal configurado?
 
Portanto, tens as duas redes ligadas fisicamente....
Usando rotas estáticas em ambos os routers não consegues fazer o que queres?

Cumps
 
um aparte(não sou nada experiente nisto) :P

elas estao ligadas por VPN um router ao outro mas tem dns's e gateway's diferentes.



Thanks
 
pois a questao e quero saber mesmo o que fazer porque akeles routers não podemos mecher temos que pagar para eles fazerem o que queremos. devem ser da pt ou assim.

a questao e que os routers devem tar a apontar um para o outro pk eu dentro da rede 1 se mudar o dns e gateway d um pc acedo a rede 2. mas eu quero e que na rede 2 possam ter o outlook exchange e o portal que esta na rede 1.
 
pois a questao e quero saber mesmo o que fazer porque akeles routers não podemos mecher temos que pagar para eles fazerem o que queremos. devem ser da pt ou assim.

a questao e que os routers devem tar a apontar um para o outro pk eu dentro da rede 1 se mudar o dns e gateway d um pc acedo a rede 2. mas eu quero e que na rede 2 possam ter o outlook exchange e o portal que esta na rede 1.

é normal q apontem um p o outro pq sn é cm s estivessem separados. isso do ping n quer dizer nada...o router pode estar configurado p n responder/enviar pings mas tu n tendo a password de console, nada feito madjé...
 
alguma das redes tem acesso à internet?é que os gateways tem de apontar para lá, ou pró primeiro router que apareça no caminho, o dns ou é à pata ou é dado pelo servidor DHCP.se não tens net,o gateway e dns da rede 1 tem de ser do router 1, idem idem para a rede 2, agora isso parece-me que os routers estão mal configurados, a lógica é poderes pingar, por exemplo, dum pc da rede 1, o switch da rede 2 e vice versa, ora quem quer que seja que controle os routers tem de pôr isso a funcar.

pra ver qual dos routers tá mal, fazes um tracert e vês onde é que os pings estão a parar.
 
Olá.
Sou da mesma opinião que tens um problema com as rotas. Pelo que percebi, na rede 1, basta mudares as configurações tcp/ip para entrares na rede 2.
Como não podes mexer nos routers tens de fazeres rotas persistentes no computador.
Isto é, terás de configurar o computador que está por exemplo na rede 2 (192.168.2.0), numa linha de comandos (DOS), escrevendo o seguinte (tens de ter privilégios de administrador):
"route add 192.168.1.0 mask 255.255.255.0 GW"
ora substituis o GW pelo gateway da rede 1, pelo router da rede 1, pelo router da rede 2 até que com um deles conseguíres fazer ping à rede 1.
Quando conseguires fazes na linha de comandos:
"route add 192.168.1.0 mask 255.255.255.0 GW -p" para esta ficar permanente.
 
Como já foi dito tudo aponta para um problema de rotas.

Agora uma coisa é certa, se essa "separação" não é intencional( ou seja um pedido de quem administra a rede) ent isso foi um serviço muito mal prestado.
 
Back
Topo