Juntar muitos PCs?

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boas.
Já hà uns tempos que tou curioso com a minha dúvida, e foi desta que a venho postar.
Ainda há uns tempos vi na TV que alguns super computadores consistem em vários computadores interligados por Cabos de Rede, e formas semelhantes (penso que não estou a dizer nenhum disparate), sendo que para processar algo, trabalham todos em conjunto, usando todos os processadores (ou seja, não me parece que seja uma simples rede, embora seja isso na sua essência).

De qualquer forma, a minha pergunta é como é que se faz este tipo de montagens. Como é que se configura o sistema para tal. É preciso algum SO especifico? É sequer preciso algum S.O. instalado?...

(se já havia algum topico sobre isto, peço desculpa, mas nem sabia por onde começar a pesquisa)
Cumps
 
Boas.
Já hà uns tempos que tou curioso com a minha dúvida, e foi desta que a venho postar.
Ainda há uns tempos vi na TV que alguns super computadores consistem em vários computadores interligados por Cabos de Rede, e formas semelhantes (penso que não estou a dizer nenhum disparate), sendo que para processar algo, trabalham todos em conjunto, usando todos os processadores (ou seja, não me parece que seja uma simples rede, embora seja isso na sua essência).

De qualquer forma, a minha pergunta é como é que se faz este tipo de montagens. Como é que se configura o sistema para tal. É preciso algum SO especifico? É sequer preciso algum S.O. instalado?...

(se já havia algum topico sobre isto, peço desculpa, mas nem sabia por onde começar a pesquisa)
Cumps
boas..
Eu tambem vi algo assim na tv, mas eram muitos pc's normais ligados entre si por redes (talvez em ligações mais rapidas) mas eram para usar todo o poder de processamento para estatisticas, probabilidades, tentencias aleatorias entre outros.. ou seja pelo que me pareceu cada pc processava e juntava as informaçoes para um só pc! pareceu-me que era apenas com um programa especifico como outro qualquer
 
boas..
Eu tambem vi algo assim na tv, mas eram muitos pc's normais ligados entre si por redes (talvez em ligações mais rapidas) mas eram para usar todo o poder de processamento para estatisticas, probabilidades, tentencias aleatorias entre outros.. ou seja pelo que me pareceu cada pc processava e juntava as informaçoes para um só pc! pareceu-me que era apenas com um programa especifico como outro qualquer

Pois, penso que o sistema se baseia nisso, varios PCs normais ligados... Acho que na altura até disseram que se ligam todos por Gigabit...

De qualquer forma, aguardo esclarecimento...

Cumps
 
basicamente precisas de software para computação distribuida. Como cada aplicação precisa de software especifico para computação em rede, não vais muito longe com a tua ideia, a não ser que alguem já tenha desenvolvido software para o que precisas.
 
Quando puder leio isso que me postaram da Wikipedia. No entanto, não seria nada como o Folding, não seria propriamente uma rede computação distribuída, mas sim um aglomerado de PCs numa mesma sala, ligadas entre si...
Depois, rebatendo o que disse o luck-smile, não é nenhuma ideia, é uma curiosidade sobre como é de facto processado essa interligação

Cumps
 
pelo que eu entendi basicamente não é uma rede de computadores como a folding que desenvolve curas para as doenças, é apenas uma rede para um programa
 
Última edição pelo moderador:
ok, pelo que eu entendi basicamente não é uma rede de computadores como a folding que desenvolve curas para as doenças, é apenas uma rede para um programa


tem fins diferentes mas passa pelo mesmo conceito, é um conjunto de computadores que faz um determinado trabalho e depois envia para um receptor e junta o trabalho acho eu.

no folding é curas/doenças etc, aqui pode ser cálculo de algoritmos ou outra coisa qualquer.
 
mas existem super computadores
a bmw sauber tinah um o albert 2 k contava com 512 xeons dual core 5560 ( se nao estou em erro no modelo ) e tinha 20 tb de memoria ( ram ou rigida ja nao me lembro li numa revista)
e depois a renault ing tb tinha um mas esse era feito com amd optheron 4 cores
sei k faziam muito acima de 20 ( eu sabia a unidade nao é ghz, é uma unidade k serve para medir a capacidade de calculo)
se forem a www.top500.org hade estar lá


EDIT A UNIDADE SAO OS FLOPS
 
mas existem super computadores
a bmw sauber tinah um o albert 2 k contava com 512 xeons dual core 5560 ( se nao estou em erro no modelo ) e tinha 20 tb de memoria ( ram ou rigida ja nao me lembro li numa revista)
e depois a renault ing tb tinha um mas esse era feito com amd optheron 4 cores
sei k faziam muito acima de 20 ( eu sabia a unidade nao é ghz, é uma unidade k serve para medir a capacidade de calculo)
se forem a www.top500.org hade estar lá


EDIT A UNIDADE SAO OS FLOPS

Exacto, FLoating point Operations Per Second.

O melhor actual são 1.64 PetaFLOPS (1.64 x 10^15 flops) e já em 2011, a IBM pensa atingir com o famoso Sequoia, 20 PetaFLOPS (20 x 1015 flops).

Esse super-pc será pequenino (96 racks, área total aproximadamente 278.7 metros quadrados)
 
Última edição:
Exacto, FLoating point Operations Per Second.

O melhor actual são 1.64 PetaFLOPS (1.64 x 10^15 flops) e já em 2011, a IBM pensa atingir com o famoso Sequoia, 20 PetaFLOPS (20 x 1015 flops).

Esse super-pc será pequenino (96 racks, área total aproximadamente 278.7 metros quadrados)
lool ou seja qualker coisa como perto d emeio campo de futebol ou de basket... looool


quantos flops faz por exemplo um pentium 4?
ou outro assim de uso doméstico ( domestico nao...)
 
lool ou seja qualker coisa como perto d emeio campo de futebol ou de basket... looool


quantos flops faz por exemplo um pentium 4?
ou outro assim de uso doméstico ( domestico nao...)


Posso-te dizer que o topo de gama da Intel, o I7 965, faz 51.20 GigaFLOPS (51.20 x 10^9 FLOPS)

Tens aqui a lista dos processadores Intel com os respectivos FLOPS :P
 
Back
Topo