justifica update Hard Drive 7200rpm para laptop?

satelith

Membro
ola, comunidade

tenho um laptop toshiba satellite A80-131
centrino
1.6ghz
2gb RAM (o máximo para o meu sistema) ddr 333mhz pc2700
hard drive 40gb :005:


preciso de fazer um update no tamanho do disco....
eu pretendo um disco de 80gb até 160gb


agora a minha duvida prende-se com o facto de escolher um com 5400rpm ou 7200rpm?
sem que com isto afecte a performance e desempenho geral...

*utilizo software de edição de imagem, vídeo e áudio de toda a espécie... (3D, não! isso é só para os mais religiosos :D)

*já agora qual disco, marca, etc... recomendariam... e o termo técnico para também eu procurar pela web a melhor solução...


obrigado pelas sugestões :)
 
7200rpm é sem duvida melhor solução!

quanto à marca do disco...seagate, samsung, western digital são boas marcas.
pessoalmente não gosto de hitachi, maxtor e assim devido a comentarios negativos que às vezes se leem!

quanto pretendes gastar antes de mais?
 
nao mais de 50€?! ...claro... se for mais económico melhor ainda..
sem comprometer...

ainda não tenho claro algumas coisas::

tamanho: 2.5
interface:

o que é o >
(U) DMA

"...In order to get the most out of your hard drive you should enable (U)DMA..."

fonte
http://www.hermann-uwe.de/hardware/debian-gnu-linux-on-a-toshiba-satellite-a80-117


offtopic: windows Ue, nao é o SO mais rápido que posso usar (afinal conta tudo não é verdade)

*resumindo: quero por esta maquina no maximo desempenho (upgrade) possivel!
 
UDMA é o protocolo associado ao controlador de DMA do disco...

e não te preocupes com essa nota pois caso uses o XP ou superiror então não terás de fazer nada pois o protocolo UDMA será seleccionado automáticamente durante a intalaçao do windows.

o facto de usares um disco com 7200rpm vais perder um pouco de autonomia mas nada significativo.

em relação ao resto do upgrade, penso que só poderás verificar se as memórias correspondem ao máximo que pode aceitar, assim como a sua velocidade.

tens placa wireless interna? é de 11mbps ou 54mbps? ...se for de 11mbps então podes substitui-la por uma de 54mbps...por exemplo.

queres iluminação por baixo do teclado? ...também se arranja! ;)
 
UDMA é o protocolo associado ao controlador de DMA do disco...

e não te preocupes com essa nota pois caso uses o XP ou superiror então não terás de fazer nada pois o protocolo UDMA será seleccionado automáticamente durante a intalaçao do windows.

é o XP... mas que dizes podia experimentar o Ue... não sei.. dizem-me que é mais rápido que o XP... se for tão estável como ele!?

o facto de usares um disco com 7200rpm vais perder um pouco de autonomia mas nada significativo.

como assim!?

em relação ao resto do upgrade, penso que só poderás verificar se as memórias correspondem ao máximo que pode aceitar, assim como a sua velocidade.

esta confirmado 1gb+1gb é o máximo..

tens placa wireless interna? é de 11mbps ou 54mbps? ...se for de 11mbps então podes substitui-la por uma de 54mbps...por exemplo.

acho que é 54mbps... quanto a wireless, não me posso queixar

queres iluminação por baixo do teclado? ...também se arranja! ;)

isso ja não é pra mim :D mas curto os projectos diy e fazer umas engenhocas de vez em quando (o cooler (tenho 2 e fui eu que os fiz, a um custo muito reduzido)). qq dia posto aqui as fotos p/ aqueles que quiserem tirar alguma ideia para os seus.

2 coolers muito basicos e vulgares!! alias os mac tem luz por baixo do teclado, verdade?

olha.. essa historia da luz, requer conhecimento de eletronica, leds... e tal!? :) é que por acaso tava a pensar levar o animal ao chapeiro/pintor cá da terra e dar-lhe uma pintura :D


*no manual de instruçoes do toshiba encontrei isto::

discos -----
disco rigido

barramento mestre IDE (isto quer dizer que o interface é IDE!?)
suporte para discos com o formato de 9,5 mm, 2,5 polegadas (ok. confirmado é 2.5)
ultra DMA 100

aqui posso encontrar o que preciso::
http://www.wdc.com/pt/products/index.asp?cat=4
http://www.seagate.com/www/en-us/products/product_finder/?sourcePage=0&locale=en-US

sugestões, ideas..!?
 
finalmente...

interface IDE, 2.5

encontrei estas opçoes::

100Gb Momentus 7200.1 2.5" 10.5ms 8Mb cache 7200rpm ATA
(que parece q foi descontinuado à coisa de um ano, mas.... parece que ainda esta à venda)

custo +/- 100€


Hitachi 100GB 8MB 7200RPM IDE

custo +/- 95€


WD Scorpio® Blue™ 250 GB, 100 MB/s, cache de 8 MB, 5400 RPM

+/- 70€


é assim! a autonomia nao é importante, mas sim a performance.

*este laptop vai ser usado como principal workstation, para mais 3 meses a um ano (ate comprar o macbook pro)
*apos esta data, como perde protagonismo... seria mais interessante/util ter um disco maior (ou seja, a opçao 3)
*uso todo o tipo de software, excepto 3D

*justifica a escolha de 5400 p/ 7200rpm e ter mais espaço (250gb) já a pensar no futuro e performance superior (actualmt tenho um hd de 4200rpm)
...ou entao 7200rpm ainda + superior (+ um bocadinho), mas sacrificar no espaço (100gb)

ou fico com:

250gb (5400rpm) + 40gb (4200rpm) (external enclosure)

ou

100gb (7200rpm) + 40gb (4200rpm) (external enclosure)


vá lá opinioes, concisas. s.f.f.

:)
 
Faço a mesma pergunta, mas com um portátil diferente.

C2d a 1.63Mhz, 1Gb de ram, 120Gb de disco 5200rpm. XP MCE.

Acho o arranque demasiado lento (sim, já limpei a porcaria toda do registo), um HDD de 7200 e 2Gb de ram são a solução?
 
se jusfica ou nao 7200rpm... o wd blue 250gb 5400rpm 8mb cache já cá canta! :D

mais tarde deixo um comentário sobre se existem (no meu caso) diferenças ou não no desempenho de aplicações exigentes numa perspectiva pratica e empírica e não matemática ou fundamentada em tabelas e gráficos..

aumentei 1gb de RAM para 2gb RAM e sinceramente ainda não notei diferença (isto com a HD de 4200rpm), mas vou analisar melhor..

caso se procure fazer upgrades ou laptop... para buscar melhor desempenho/performance, foi-me recomendado::

1º > aumentar a memoria RAM

2º > um disco mais rapido e com maior capacidade com o intuito de ter mais % de espaço livre em disco (foi-me dito para usar somente até 33% do disco e o minimo de software instalado)

3º > sistema operativo... versoes oficiais e nada de katrapumba rátátáh :D

como estou com um pc... vou instalar novamente XP.... e vou experimentar essa coisa chamada linux/ubuntu

..a ver o que dá ?!
 
Back
Topo