k motherboard??

joao_

Power Member
tou a pensar em comprar uma motherboard p/ AMD mas na sei kual será a melhor...

alem do + na percebo nada dessas cenas do northbridge e do southbrithge assim como os tipos de memórias portanto agradecia k tb me explicassem + ou - essas cenas :)
 
Assim por alto ...

Quanto ao tipo de memorias, actualmente tens 3 tipos:

1- SDRAM
2- DDR
3- RIMM's

1- Estas são as memorias mais antigas e já praticamente não são usadas. Consoante a frequencia a que poderiam funcionar, são classificadas como PC66, PC100 e PC133 (66Mhz, 100Mhz e 133Mhz).

2- Estas são as actualmente usadas nos chipsets para AMD e na maior parte dos chipsets para PIV. São uma "evolução" das anteriores.
Consoante a frequencia a que podem funcionar são classificadas como DDR266 (ou PC2100), DDR333 (ou PC2700), DDR400 (ou PC3200).

3- Estas são recentes, mas só são usadas em alguns chipsets para PIV. E são mais caras.



- Quanto a Chipset, NorthBridge e Southbridge.

Normalmente (mas nem sempre) os chipsets são compostos por uma Northbridge e uma Southbridge (são dois chips diferentes).

A Northbridge é responsavel pela ligação ao CPU, memorias e placa grafica.

A Southbrige é responsavel pela ligação aos outros dispositivos (discos, PCI's, USB's, etc).

Os dois estão ligados entre si, e regra geral, poderás ter a mesma Northbridge combinada com diferentes Southbridges.


- CHIPSETS actualmente usados:

Existem 3 fabricantes que fabricam chipsets para AMD's, a NVidia, a VIA e a SIS.

O chipset da NVidia é o mais recente de todos (NForce 2) e possivelmente o melhor. Mas ainda ha poucas boards disponiveis com ele (à venda em PT, possivelmente apenas a Epox RDA8+ e a ASUS A7N8X).

O chipset mais recente da VIA é o KT400, mes este é bastante parecido ao anterior deles (KT333). É rapido e é muito usado, mas é mais lento que o da NVidia.
A maior parte das boards usam estes 2 chipsets.


A SIS tambem têm vários chipsets que não são maus e que aparecem sobretudo nas boards mais baratas (ECS K7S5A, etc).
 
Feitas as explicações, passemos às "recomendações". :)

Se o preço não for problema, a minha escolha para board é a ASUS A7N8X Deluxe.

Mas como calculo que não vás comprar só a board, é melhor explicares o que é que vais comprar (se é um PC novo, upgrade) e quanto é que queres gastar.
 
Boa explicação pnabais ;)

Quanto a recomendações tudo depende de quanto €€ tens para gastar e se vais fazer OC.

Anyway acho que posso já recomendar a Epox 8K9a - excelente e barata!
 
Tal como o Korben_Dallas disse, o pnabis deu uma excelente explicação, dependendo do dinheiro q keres gastar e das tuas necessidades escolhes a board ideal po teu pc.
Recomendo Epox 8RDA+ ou Asus A7N8X Deluxe.
:003: :003:
 
obrigado, eu estava a pensar fazer um upgrade á minha makina, mas tb está dificil e pelos preços vai ter de ficar p/ + tarde os € não são mts :'( e como o upgrade na pode ser só á motherboard tb teria de ser ao processador e á memória...

-ou seja neste momento só estou a tentar informar-me de como funcionam as tecnologias e a estudar a evolução dos preços
:)
 
Back
Topo