K8 coprocessor

blastarr

Power Member
Pop Quiz:
Qual dos dois sockets 940 é que tem o coprocessador instalado ? :D
000000022239.jpg


Uma primeira ideia do que poderá vir já integrado dentro do futuro K8L (início de 2007)...
Recordo que o K8L terá o dobro da potência Floating Point dos K8 actuais, bem como novas instruções SSE-like e aínda extensões ao AMD64.

http://www.dsp-fpga.com/news/db/?2609

http://www.drccomputer.com/pages/modules.html
 
O meu arcaíco 286 têm um pequeno socket para colocar um 287 que era o coprocessador ou FPU.

Mas não estou a ver como vai ser isto... apenas vai adicionar mais FPU? Que custos terão essa peça dedicada em relação à um processador que possa ter tanta potência à nível de FPU?

Quer dizer... com 2 CPUs/2 cores não se faria o mesmo? Inverse HT? :D
 
Crusher disse:
O meu arcaíco 286 têm um pequeno socket para colocar um 287 que era o coprocessador ou FPU.

Mas não estou a ver como vai ser isto... apenas vai adicionar mais FPU? Que custos terão essa peça dedicada em relação à um processador que possa ter tanta potência à nível de FPU?

Quer dizer... com 2 CPUs/2 cores não se faria o mesmo? Inverse HT? :D

Em teoria, se existisse algo tipo os SPE's do Cell com interface Hypertransport mas para PC, poderia ser colocado ali num destes sockets.

Este exemplo aliás, comunica mesmo por HTT a 800mhz, com a CPU e com a memória RAM.
E por acaso, este coprocessador não é bem FP, é antes reprogramável para tarefas várias com a ajuda de software a correr em Linux (daí eles venderem também no mesmo site sistemas completos, e não apenas o coprocessador sem mais nada).

Já estou a imaginar o vosso querido SuperPi a correr nisto...:D
 
Crusher disse:
Ahhhh...!!! Mais orgasmos psicológicos no Hardware Novidades. :-D

Sempre contrabalança a thread sobre uma CPU aínda não disponível que vai ser lançada apenas uns meses antes...(a qual está muito concorrida, é um festival de baba) :D

Se eu voltar para a Intel, quero mais substância do que apenas SuperPi's e 3DMark's, quero ver como se comporta no ImageStudio, por exemplo... ;)
 
By adding Silicon and Germanium (SiGe) into the 0.065micron technological process, AMD will be able to speed up the transistor response time by 42% compared with the “pure” 0.065micron process.

Conseguem dizer Dual-Core @ 4Ghz pro dia a dia ? heh... Vamos lá ver o k a AMD saca da cartola com os 65nm...
 
Este coprocessador é uma solução especifica. Simplisticamente transforma software numa plataforma em hardware e requer ferramentas para se adequar o sistema à aplicação especificamente.

Aquilo que deverá integrar o K8L terá quer ser muito mais "genérico" e fléxivel. O que isto dá é uma boa imagem quer da versatilidade do Opteron quer da plataforma que o suporta.

O que integrará o K8L pode ser algo mais parecido com isto: Tópico
 
Back
Topo