kadeR

lol bruxo xD
falando em construçoes caseiras, a nivel de iluminaçao, convem cortar iluminaçao natural vinda de janelas?
 
kadeR, sim e isso mais ou menos. se puderes endireitar o copo é tambem porreiro. Se tiveres photoshop, mexe nos levels, torna o preto mais preto e o branco mais branco. Com isso as bolhas da cerveja ficam mais evidentes.
 
lol bruxo xD
falando em construçoes caseiras, a nivel de iluminaçao, convem cortar iluminaçao natural vinda de janelas?

Depende do que queiras fazer... É muito comum usar-se janelas e clarabóias quando se trabalha com luz natural. Se estiveres a usar flash, dá jeito, mas também não se misturam, porque a do flash é mais forte.
 
Até tens jeito para a coisa, que material tens ? :P

jeito? lol quem me dera....

Pentax K200D + Pentax 18-55 AL + Tamron 70-300 DI LD
depois é mais uns filtrozitos, coisa pouca =)

rui, explica la isso, nao se misturam? supostamente a temperatura nao é a mesma?
 
rui, explica la isso, nao se misturam? supostamente a temperatura nao é a mesma?

Não se misturam, no sentido de que a luz do flash é muito mais forte.

Exemplo, imagina uma foto a 1/200 @ F11 e ISO100:

Com flash - Ficas com uma foto da área iluminada pelo flash.
Sem flash - Ficas com uma foto provavelmente toda preta.

Conclusão: A luz ambiente não é suficientemente forte para influenciar a foto. A máquina só capta a luz do flash e por isso, sem o flash, fica tudo preto.

Só usando exposições suficientemente grandes, é que a máquina vai começar a captar a luz ambiente e as vai começar a misturar. Por exemplo, se fotografares a 1/30 e F4 a ISO200, já és capaz de ter luzes misturadas.

Claro que isto depende sempre da potência do flash e do quanto forte é a luz que entra pela janela. Se a luz que entra for muito forte e o flash for fraco, é possível que já tenhas que fechar a janela.

Em relação à temperatura, sim, a luz do flash é muito semelhante à luz do dia. Mas acho que já percebeste que não era disso que estava a falar. :)
 
Não se misturam, no sentido de que a luz do flash é muito mais forte.

Exemplo, imagina uma foto a 1/200 @ F11 e ISO100:

Com flash - Ficas com uma foto da área iluminada pelo flash.
Sem flash - Ficas com uma foto provavelmente toda preta.

Conclusão: A luz ambiente não é suficientemente forte para influenciar a foto. A máquina só capta a luz do flash e por isso, sem o flash, fica tudo preto.

Só usando exposições suficientemente grandes, é que a máquina vai começar a captar a luz ambiente e as vai começar a misturar. Por exemplo, se fotografares a 1/30 e F4 a ISO200, já és capaz de ter luzes misturadas.

Claro que isto depende sempre da potência do flash e do quanto forte é a luz que entra pela janela. Se a luz que entra for muito forte e o flash for fraco, é possível que já tenhas que fechar a janela.

Em relação à temperatura, sim, a luz do flash é muito semelhante à luz do dia. Mas acho que já percebeste que não era disso que estava a falar. :)

yap tava a ver a coisa consuante a mistura pela temperatura.
vamos la ver o que eu faço agora com o quarto, ams provavelmente vou mesmo fexar a janela e meter umas lampadazitas junto do pseudo estudio xD
 
yap tava a ver a coisa consuante a mistura pela temperatura.
vamos la ver o que eu faço agora com o quarto, ams provavelmente vou mesmo fexar a janela e meter umas lampadazitas junto do pseudo estudio xD

Com lâmpadas é que já tens que tomar atenção à temperatura. Tens que usar lâmpadas calibradas para daylight, ou seja, com temperaturas entre 5200K a 5500K, mais coisa menos coisa.

Já agora, atenção que já se arranjam flashes quase ao preço de lâmpada+candeeiro. Existe o Metz 20 a cerca de 30€. Juntas-lhe um trigger do eBay e está feito. Pessoalmente gosto muito mais de usar flashes, e só tenho pena de não ter pensado neles quando comprei as lâmpadas para a minha lightbox.
PS: Não, o flash não é grande coisa, mas a meu ver sempre é melhor que lâmpadas. E ao menos faz tilt para reflectir a luz no tecto.
 
Última edição:
Se estiver montado na máquina, sim... :p Mas podes usar off-camera, montado num tripé, com um cabo, ou então com uma destas duas coisas:
- Wireless Flash Trigger
- Slave Flash Trigger

O primeiro é um emissor wireless, que montas na máquina e ela dispara os flashes à distância. O segundo, é um sensor que montas no flash e dispara o flash quando detecta que outro flash disparou.

Metes um no flash A, outro no flash B. O emissor da máquina dispara o flash A e depois o B dispara por "simpatia" (quando vê que o A disparou).
Ou então usas dois do segundo, e os flashes disparam quando detectam que o flash da máquina disparou (mas obriga-te a usar o da máquina).
Ou então, podes ainda comprar mais um receptor e metes os dois flashes por wireless (à partida é melhor, mas é provável que saia um pouco mais caro).
 
explica-me uma coisa, que eu n precebi mt bem, os flashes, todos eles usam o mesmo sinal para disparar? ou o sinal de disparo muda de marca ou modelo para modelo?
 
Back
Topo