kadeR

Para começar, nem todos os flashes funcionam com wireless sequer. Por isso é que se usam esses adaptadores.

Só flashes de topo, como o Canon 580EX II, é que consegue funcionar com o wireless E-TTL e controlar outros flashes. Por exemplo, o Canon 430EX II também trabalha em wireless E-TTL, mas só como "slave", ou seja, pode ser controlado pelo 580, mas não pode controlar outros.
Neste momento, os flashes Metz 48 AF e Metz 58 AF, também já são compatíveis com o sistema wireless E-TTL da Canon, sendo o 58AF equivalente ao 580EX II em termos de funções, e o 48AF equivalente ao 430EX II.

Esses adaptadores permitem usar wireless em qualquer flash, porque têm uma sapata como a da máquina, que é onde montas o flash. Assim o flash "pensa" que está montado na máquina e dispara.
 
sim, isso eu sei... mas eu tou a dizer flashs comuns utilizados na sapata da maquina funcionam qualquer ele que seja?
e que eu tenho ali um flash algures do tempo do analogico e n sei se aquela coisa funciona na maquina....
 
AH... Pah, depende da sapata para que o flash foi feito. Tenho ideia de que a da Canon e Nikon são iguais. Da Olympus também deve ser, visto que já usei na 40D um flash que costumava usar numa E-330.
No entanto, acho que a Sony tem sapata própria. Já a Pentax não faço ideia.

Uma coisa que é garantido, é que se não comprares um flash que tenha sido feito para essa marca, não tens metering da máquina, nem funções nenhumas automáticas. Tens que trabalhar com o flash em manual e regular a potência nele.
 
yap isso eu sei... e assim, eu tive a exprimentar o flash que tenho ali e ele n dispara, mas quando aciono o obturador ele tem uma luzinha que normalmente ta internitente e ela para de piscar mal disparo a maquina.
estraho =X
 
explica-me uma coisa, que eu n precebi mt bem, os flashes, todos eles usam o mesmo sinal para disparar? ou o sinal de disparo muda de marca ou modelo para modelo?

Em relação à primeira hipótese que o Rui falou o sinal é escolhido por ti. Tem 2 switch no receptor e no emissor cada um deles com duas posições possíveis. Depois escolhes um canal qualquer que tem de ser igual no receptor e emissor.

Eu comprei uma cena deste género, não é exactamente igual, mas é bastante parecido (deve ser como os tripés de várias marcas diferentes) que quando comprei foi para usar o 430EX II. Funciona, obviamente que não tenho nada automático. Mas depois peguei num flash olympus do meu pai (que só tem um pin na sapata, não tem lcd e não se controla a potência... portanto é mesmo antigo) e ele também consegue disparar com esse sistema.

O que eu acho é que aquela parte que se põe na máquina (emissor) envia um sinal radio para o receptor e que o receptor a única coisa que faz é enviar um sinal eléctrico que diz "dispara agora!!" senão creio que não fosse compatível tanto com um flash tão recente como o canon e com o olympus que já é bem antigo e o único pin que tinha seria concerteza para enviar esse sinal para o flash saber quando disparar, não havia nada de TTL nem controlar potência.
 
Exacto OldMan, a única coisa que aquilo faz é mesmo mandar um impulso eléctrico que dispara o flash. Por isso é que só tem o pin central. Para funcionar com sistemas E-TLL tinha que ser tudo flashes compatíveis com isso (430EX I/II, 580EX I/II, Metz 48 e Metz 58).

yap isso eu sei... e assim, eu tive a exprimentar o flash que tenho ali e ele n dispara, mas quando aciono o obturador ele tem uma luzinha que normalmente ta internitente e ela para de piscar mal disparo a maquina.
estraho =X

Pode ser necessário ligar o flash com um cabo PC Sync (com este cabo todos os flashes dão em todas as máquina, desde que tenham esta ligação).
 
Última edição:
bem, novo imagem em destaque e adicionada uma foto em galeria.
agradecia criticas técnicas sff =)

Seria um foto excelente, se estivesse focada (ou se está focada, está com um crop tão grande que não parece) :-)

Quando se fotografam caras, foca-se *sempre os olhos (salvo se houver uma intenção nítida e objectiva de não o fazer). Nesta foto os olhos estão baços, lisos, sem vida.

Tenta lá chamar a atenção do bicho outra vez :D

*dizem os entendidos
 
lol ta o do esquerdo focado. =)
yah, eu vou tentar buscar outra qq, mas vai ser complicado, a gaja nao para quieta -.-
 
lol ta o do esquerdo focado. =)
yah, eu vou tentar buscar outra qq, mas vai ser complicado, a gaja nao para quieta -.-

Claro, está focado o da esquerda, mas mesmo assim falta nitidez ao brilho do olho. Falta ali qualquer coisa de "bling", se é que me faço entender. Mas tem potencial, eu adoro fotos com realce nos olhos, seja de pessoas ou animais ;)
 
Claro, está focado o da esquerda, mas mesmo assim falta nitidez ao brilho do olho. Falta ali qualquer coisa de "bling", se é que me faço entender. Mas tem potencial, eu adoro fotos com realce nos olhos, seja de pessoas ou animais ;)
entendo perfeitamente... falta ai uma bela duma flashada que realce os olhos.

eu bem que ja tentei mas sai-me um belo de um golden eyez xD

1228347848.jpg
 
bem, ando a fazer uns testezitos sem caixa de luz nem nada apenas cartolina branca.
o controlo de luz ta um bocadito complicado de se fazer mas ca deixo umas samples, deixem dicas sff...

A primeira foi sem flash e a segunda com.
sinceramente nestas situaçoes acho mais facil fotografar sem flash.



 
bem, ando a fazer uns testezitos sem caixa de luz nem nada apenas cartolina branca.
o controlo de luz ta um bocadito complicado de se fazer mas ca deixo umas samples, deixem dicas sff...

A primeira foi sem flash e a segunda com.
sinceramente nestas situaçoes acho mais facil fotografar sem flash.

A primeira está nitidamente melhor. Flash directo e ainda por cima em material super ultra reflector não é grande ideia.

O ideal é fazer entrar o máximo de luz indirecta na caixa pelas paredes e não usar flash, de todo, para quem não tiver um flash decente :)

Com um flash decente, mete-se em modo manual, com bastante potência, de preferência num patamar superior ao da caixa, aponta-se para o tecto e a magia acontece :) (depois é jogar com os ângulos das reflexões)
 
Back
Topo