Kazuo Hirai: Prefiro pensar q a Sony é a líder oficial da indústria de jogos!

Porco, feio e mau!

Quanto mais te iludes e tentas iludir mais lixas aqueles que compraram a ps3! Palhaço! Metam alguem decente à frente da divisão playstation rápido!
 
Sinceramente... acho que a tendencia do mercado inverteu-se, se há coisa que a PS3 e X360 provaram é que está cada vez mais dificil vender um produto assente na premissa do mais potente. E também, no caso da Sony e Microsoft que... Lançar um novo produto é sempre começar do zero em termos de userbase, o que engloba grandes riscos.

Sem contar que raro o equipamento que dá lucro em inicio de vida, quanto mais pagar o seu desenvolvimento; que tanto a X360 como a PS3 ainda não conseguiram. Isto é um negócio afinal de contas e os produtos em questão em numeros totais não viram numeros totais positivos. Sob esse ponto de vista a estratégia da Sony faz sentido, prolongar a vida do produto para tentar reaver o máximo de dinheiro, excepto que de facto e como dizes, não depende "só" deles.

Depois, temos a crise mundial, que vai piorar para o consumidor... vulgo, nós... antes que melhore, o que pode prejudicar as vendas e taxa de penetração do equipamento, quanto mais beneficiar um equipamento que se apresente meramente como uma melhoria tecnologica e se atire ao mercado em anos próximos.

É preciso consolas que durem mais anos do que o ciclo clássico de 5 anos; agora sem duvida, no passado muitas duraram apenas 5 anos porque o competidor que estava em baixo quis dar a volta por cima, mas o meu ponto é que esses "movimentos" se tornarão cada vez mais arriscados. Essa cautela bem que podia suceder já nesta geração.

Muito interessante esta análise
icon13.gif
 
O mais provavel, é a microsoft fazer o que a sony tem feito até então. Ou seja deverá continuar a suportar a 360 por mais uns valentes anos, mas isso não a impede de lançar uma consola muito mais poderosa que actual, até porque iria usufruir do multi da ps3 e teria os exclusivos da nova consola (aka 720?)
 
Última edição:
Este gajo o que li foi so barracada , admiro muito a Ps2 e ainda bem que continua a vender muito bem mas a Wii é outro nivel e mais cedo ou mais tarde passará a Ps2 bem como a DS.

Mas sem duvida que a Ps2 me deu grandes momentos !!

Em relação há MicroSoft , eles sabem o que fazem , a Xbox1 foi o começo , obvio que com a Sony a dominar o mercado a Microsoft não podia fazer muito mas agora é diferente , e a estrategia deles será muito provavelmente essa , a de deixar a Consola no mercado durante uns 10 anos mas lançado a 720 entretanto.

Seja como for a 360 está de boa saude e recomenda-se , e não me cheira que antes de 2012 saia uma nova.Em 2012 acredito que é quando a Consola fará 7 anitos.
 

cheira-me que o gajo nunca programou

se eu aprendo rapidamente a tirar o partido maximo de uma consola e o efeito é exelente, depois o que faço nos restantes 9.5 anos? dinheiro, isto não é uma instituição de caridade

alem disso se tou a tirar lucro posso ramificar a desenvolver material mais criativo\alternativo e experimentar novas tecnologias e tecnicas que estão sempre a aparecer (demoscene?)
 
cheira-me que o gajo nunca programou

se eu aprendo rapidamente a tirar o partido maximo de uma consola e o efeito é exelente, depois o que faço nos restantes 9.5 anos? dinheiro, isto não é uma instituição de caridade

alem disso se tou a tirar lucro posso ramificar a desenvolver material mais criativo\alternativo e experimentar novas tecnologias e tecnicas que estão sempre a aparecer (demoscene?)
Potencia por esquemas complicados já fez sentido, quando isso fazia diferença, por exemplo na era dos 32 bits, ter o dobro dos poligonos podia ser a diferença entre algo que se queria que fosse uma esfera fosse perceptido como uma (ou uma aproximação à mesma) ou como um objecto quadracubico. Hoje? se uma consola tivesse o dobro dos poligonos da outra a verdade é que não notavamos a olho nu... Estamos a falar de milhões de poligonos afinal de contas.

Devido a isso a Sega Saturn era dificil de programar... com 7 CPU's (que a prejudicaram grandemente já na altura, mas olhando para coisas como o Shenmue Saturn podemos dizer que até valia a pena e tinha vantagens reais quando bem usada) e a N64 que também não era pera doce com todos os handycaps arquitectónicos que tinha... no entanto podemos olhar para o hyrule field do OoT e dizer que simplesmente não era possivel na PSone sem ter loadings de 5 em 5 passos para carregar arvores e que por isso já valeu a pena. Nos dias de hoje? esse tipo de dificuldade e as vantagens oferecidas perante outro hardware mais simples são ignoráveis, ou devem ser.

Toda a vantagem que conseguissem ganhar por vias complicadas seria inutilizada pela próxima revisão de hardware dentro de 6 meses de qualquer forma, logo porquê ir por aí? E a PS3 teve um aninho à frente da outra no mercado, apenas para sairem com algo virtualmente igual porque já tinham o plano delineado e tiveram dificuldades que não teriam de outra forma.

Se tivessem optado por algo mais terra-a-terra podiam ter aproveitado esse tempo para terem olhado, terem estudado e sairem com uma vantagem real sob a concorrencia, olharem para os specs e vantagens dela e cobrirem-nos, capitalizarem neles, e ainda fornecer uma plataforma ainda mais simples/potente que permitisse simplesmente amandar as coisas lá para dentro e ter bons resultados/resultados melhores. Era possivel, a própria X360 não é uma plataforma sem handycaps graves, simplesmente os que tem são inoquos face ao que temos em mãos.
 
Última edição:
Sinceramente... acho que a tendencia do mercado inverteu-se, se há coisa que a PS3 e X360 provaram é que está cada vez mais dificil vender um produto assente na premissa do mais potente. E também, no caso da Sony e Microsoft que... Lançar um novo produto é sempre começar do zero em termos de userbase, o que engloba grandes riscos.

Só uma pequena observação.

Não ficou necessariamente provado que o mais potente já não vende como antes, o que ficou provado, que é consequência da primeira parte, é que o mais barato vende.

Estamos a falar dum mercado onde a concorrência é pequena (existem três opções), não podemos comparar necessariamente a tudo o resto onde existem N opções.

A Wii teve o inicio em flecha que teve, e acho que toda a gente com consciência percebe isso, por ser MUITO mais barata que as outras duas.

Dito isto, assim facilmente adquiriu o estatuto de "must-have" que ainda se mantem.

Embora as outras tenham descido muito de preço, actualmente nota-se um bocado "vou comprar uma Wii porque toda a gente tem uma" e não apenas "vou comprar porque gosto dos jogos".

Até porque duvido muito que a proxima consola a sair da Nintendo seja muito mais fraca que as restantes, pois tinham que encontrar outro trunfo para tal e... Bem, a ver vamos.

Fikem bem!
 
]cool[;4208888 disse:
Não ficou necessariamente provado que o mais potente já não vende como antes, o que ficou provado, que é consequência da primeira parte, é que o mais barato vende.
Dificilmente, quando a Wii está mais cara que a X360 e continua a vender o que vende. O meu ponto não era esse no entanto: de dizer que "as coisas não vendem por ter potencia", nada disso, simplesmente que a potencia não é um factor tão forte na equação como o enfase que lhe deram esta geração; em suma, que fazeres uma consola custar inicialmente 400 euros, ou perderes rios de dinheiro por consola vendida inicialmente não só é uma prática que dificilmente ensinam em marketing como não faz sentido.

Se o fizeram foi porque se viram obrigados a fazê-lo, mas agora e com exemplos destes... porque fazer de novo?

As massas não querem saber disso, nem da potencia nem de quanto perdes por consola vendida; e do preço querem saber claro, mas também não é o que distingue o queijo do pão. O papel do preço é estar ao alcançe do comprador que o quer, depois disso é irrelevante.

Se a Wii não apostasse em ser diferente das outras em algo relevante, a sair a 250 euros e não ser superior a nivel tecnico tinha sido um trucidada; assim como a Dreamcast o foi face à PS2 não obstante de ser bem mais barata.

A consola é um objecto de desejo, ser muito barata até a pode prejudicar, e ser muito cara pode inviabilizar a compra por parte de quem a quer... Mas quem a compra tem de a querer, o que faz com que lá por o preço ser barato não queira dizer que algo venda, muito pelo contrário.
]cool[;4208888 disse:
Embora as outras tenham descido muito de preço, actualmente nota-se um bocado "vou comprar uma Wii porque toda a gente tem uma" e não apenas "vou comprar porque gosto dos jogos".
Pergunta às massas porque compraram PS2's.

E de resto eu comprei uma Wii porque gosto dos jogos. Mal de mim se assim não fosse, acho que estás a generalizar (e estupidificar) demasiado a demografia, isso são as massas, depois existimos "nós".
]cool[;4208888 disse:
Até porque duvido muito que a proxima consola a sair da Nintendo seja muito mais fraca que as restantes, pois tinham que encontrar outro trunfo para tal e... Bem, a ver vamos.
E as outras, justificam uma sucessora só na premissa de serem mais potentes? o ponto é esse, a Wii derrubou completamente essa noção. A Nintendo vai ter de arranjar outra coisa para impinjir consolas sim... Mas também a Microsoft e a Sony, virem dizer que a PS4 é 50 vezes mais potente que a PS3 não os leva a lado nenhum quando o publico acha que "a PS3 tem grandas gráficos" e assim vai ser por muito tempo, já lá vai a era em que o envelhecimento de um jogo bem feito o torna arcaico. Vamos ter jogos desta geração daqui a 10 anos a continuarem a ter bons gráficos, enquanto que se olharmos para um jogo de PSone agora alguns até ficam com dores de olhos.

E se isto é assim para nós... imagina para o consumidor comum.
Esse não foi o que apresentou o ultimo E3 da sony?
Por acaso gostei do pouco que o ouvi falar. Parecia bastante humilde e likable, ao contrário do exército de palhaços que a sony insiste em contratar.
Erm... tudo bem que ele possa ter parecido assim, mas para mim é o pior deles todos, as entrevistas deste senhor são de fugir.
 
Última edição:
Dificilmente, quando a Wii está mais cara que a X360 e continua a vender o que vende. O meu ponto não era esse no entanto: de dizer que "as coisas não vendem por ter potencia", nada disso, simplesmente que a potencia não é um factor tão forte na equação como o enfase que lhe deram esta geração; em suma, que fazeres uma consola custar inicialmente 400 euros, ou perderes rios de dinheiro por consola vendida inicialmente não só é uma prática que dificilmente ensinam em marketing como não faz sentido.

As massas não querem saber disso, nem da potencia nem de quanto perdes por consola vendida; e do preço querem saber claro, mas também não é o que distingue o queijo do pão. O papel do preço é estar ao alcançe do comprador que o quer, depois disso é irrelevante. A consola é um objecto de desejo, ser muito barata até a pode prejudicar, e ser muito cara pode inviabilizar a compra por parte de quem a quer... Mas essa pessoa tem de a querer, o que faz com que lá por o preço ser barato não queira dizer que algo venda.Pergunta às massas porque compraram PS2's.

E de resto eu comprei uma Wii porque gosto dos jogos. Mal de mim se assim não fosse.E as outras, justificam uma sucessora só na premissa de serem mais potentes? o ponto é esse, a Wii derrubou completamente essa noção. A Nintendo vai ter de arranjar outra coisa para impinjir consolas sim... Mas também a Microsoft e a Sony, virem dizer que a PS4 é 50 vezes mais potente que a PS3 não os leva a lado nenhum quando o publico acha que "a PS3 tem grandas gráficos" e assim vai ser por muito tempo, já lá vai a era em que o envelhecimento de um jogo bem feito o torna arcaico e o envergonha.

Neste momento, que está mais cara, "dispara" o que disse depois, o ser um objecto da moda.
Doutra maneira, no mercado actual, dificilmente compreendo como é que um objecto de luxo continua a vender a tais ritmos.

As massas agrada o objecto em si, seja o motivo que for, era isso que queria dizer. ;)

Eu referia-me à actual geração, mas a PS2 é outro modelo.
Sei quem comprou uma para esconder o tabaco no sitio do modem, quantos mais compraram por comprar?

Eu comprei a minha muitos e muitos anos depois de ter saido, quando achei que merecia.
O mesmo virei a fazer se quiser juntar outra à que já tenho neste momento, vou deixar que saiam os grandes jogos praticamente todos.
Embora o "God of War" tenha sido uma boa surpresa na PS2 quando passei que já tinha tudo.

Discordo no ultimo ponto.
E começo dizendo "completamente". Era realmente necessario uma PS3? Além de ser mais pontente? Sejamos sinceros, não.
Muito boa gente tem as duas e apenas dá uso a uma... à mais antiga.
A PS3 foi precose, foi para dizer "é mais potente", para fazer frente à lavagem que a MS fez na sua marca. A 360 acontece o mesmo, ainda se podia manter a anterior, mas a MS tinha que melhorar a imagem, dar uma volta completa (360), dai ter lançado.
A Nintendo... Tinha um brinquedo novo.

Sou defensor que as consolas deviam durar pelo menos 10/11 anos ANTES de se começar a ouvir falar nas sucessoras, isto entrou num ritmo onde saiem consolas mais potentes de 5 em 5 anos quase...

Bons velhos tempos onde um vicio durava vários anos de escolaridade. Qualquer dia dura semestres se tanto...

Fikem bem!
 
Erm... tudo bem que ele possa ter parecido assim, mas para mim é o pior deles todos, as entrevistas deste senhor são de fugir.

Ah ok, só o conheço do pouco que vi da E3. Já a santíssima trindade; Ken Kutaragi, Kaz Hirai e Phil Harrison conheço bem :-D

Então resumindo, não há nenhum que se aproveite. Ao menos é de louvar a consistência.
 
Última edição:
]cool[;4209032 disse:
Era realmente necessario uma PS3? Além de ser mais pontente? Sejamos sinceros, não.
Muito boa gente tem as duas e apenas dá uso a uma... à mais antiga.
E muita gente tem a nova e diz que não consegue voltar para a antiga.

Não obstante disso, sim... Quando a Sony literalmente teve de matar a PS2 e andou durante quase um ano a vender menos que ela na América não foi de facto uma transição muito pacifica, mas diga-se que também não tive essa visão na altura antes de a ver no mercado e não sei como seria evitável. A sony tinha uma posição confortável, diga-se que a PS3 nunca lhes convinha nesses moldes, mas a conjectura de mercado empurrou-os na necessidade de fazer algo novo.

E estamos a esquecer-nos que se a PS2 nao estivesse já em declinio de vendas ia entrar mais tarde ou mais cedo pela saturação do mercado, e a Sony ganhava dinheiro por equipamento pelo que alguma coisa tinham de fazer... eventualmente. Podem é ter equacionado mal as opções e tomado certas decisões cedo demais, mas não sei como seria se a PS3 tivesse saido ainda mais tarde; é complicado.
]cool[;4209032 disse:
Sou defensor que as consolas deviam durar pelo menos 10/11 anos ANTES de se começar a ouvir falar nas sucessoras, isto entrou num ritmo onde saiem consolas mais potentes de 5 em 5 anos quase...
Pior é que com o aumento de ciclos de desenvolvimento daqui a nada esses 5 anos não chegam para ver uma equipa a fazer 2/3 jogos de topo para ela e masterizarem o hardware, e esse tempo é muito importante para rentabilizar a tecnologia e investimento inicial. Quanto mais tempo durarem melhor, quer para nós consumidores quer para as empresas.
 
Última edição:
Além de ter vendido mais, dava muito mais lucro.
Alias, uma PS2 apenas dava muito mais lucro que uma PS3... além do lucro da PS2, a PS3 ainda perdia dinheiro.

Irei sempre achar que a PS3 foi precose a todos os niveis.

E concordo completamente com a ultima frase.

Fikem bem!
 
A Sony para esta geracao apenas pensou na potencia do seu novo sistema. Desde quando specs melhores eram sinonimo de superioridade na past gen?
 
Tuesday 20-Jan-2009 8:23 AM Sony maintains "official leadership in this industry", says Kazuo Hirai

Isto promete...


Sony Computer Entertainment's ever-confident chairman Kazuo Hirai has said that the Xbox 360 "lacks longevity", and remains certain PS3 will finish on top.

Bem, toda a gente é livre de ter a sua opinião! Eu também acho que o mundo vai acabar em 2012...

Hirai said that, regardless of install base, or who sold more and when, "I'd like to think that we continue official leadership in this industry."

Isso! Continua a pensar assim! Pode ser que se torne realidade! :p

He told Official PlayStation Magazine: "It's difficult to talk about Nintendo because we don't look at their console as being competitors. They're a different world and we operate in our world - that's kind of the way I look at things.

Sim, calculo que seja dificil falar de uma empresa que já era geralmente dada como "morta", face às 2 últimas prestações no mercado (N64 e GC); e que de repente dá uma "coça" na líder da indústria de videojogos! Acontece uma vez a cada um! A SEGA e a própria Nintendo já tiveram ambas esse gostinho amargo na boca!
E sim, realmente estás noutro mundo, bacano!
:003:

"And with the Xbox - again, I can't come up with one word to fit. You need a word that describes something that lacks longevity," said Hirai.

Ainda bem que a própria Microsoft tambem não conhece essa palavra, senão eram capazes de desesperar e atirarem-se todos de um precipício, de tão mal que lhes estão a correr as coisas...

"Last time I checked, they've never had a console that's been on the market for more than four or five years and we've committed to a ten year life cycle, so you do the math.

Nunca fui grande coisa a matemática, mas; boa sorte, bacano! E nesse aspecto espero que até tenhas razão, porque é da maneira que o investimento feito pelos consumidores passa a valer bem a pena; ao invés de termos que "arrotar" uma nova pipa de massa a cada 5 anos por uma consola nova! No entanto...

"And unless things go really bad," added Hirai, "there's no way that at the end of a life cycle our competition is going to have a higher install base."

...se ainda não reparaste, as coisas já começaram a correr mal, logo de início! E o pior de tudo é que a competição não vai ficar a dormir de braços cruzados!

Strong.

Obrigado, que a força esteja contigo, bacano!

http://www.computerandvideogames.com/article.php?id=206201


Ok, devo dizer que até gostei da intervenção dele! Vê-se que é um homem cheio de fé, e que acredita piamente nas qualidades do seu produto! E nós tambem! Que a PS3 é uma excelente máquina, ninguem duvida; pena é que ninguem coloca nos altos responsáveis da Sony a mesma confiança que depositam no seu produto!

Mas esperem! Temos aqui uma nova "pérola"; devidamente ratificada pela Comissão Internacional dos Helvéticos:


Fonte: http://ve3d.ign.com/articles/news/44067/Playstation-3-Development-Is-Deliberately-Difficult

Playstation 3 Development Is Deliberately Difficult?

Sony boss Kaz Hirai says the Playstation 3 is deliberately difficult to develop for to ensure that games several years down the line are more advanced than those that came before them:

Hã? Como? A consola é deliberadamente difícil de programar? Isso foi intencional???

Brandishing Sony's commitment to The Ten Year Plan, Hirai said he wants customers to feel confident their PlayStation console will not "fall by the wayside in five years" - a milestone Microsoft has yet to overcome, he pointed out.

"And," offered Hirai, "unless things go really bad, there's no way that at the end of a life cycle our competition is going have a higher install base."

Hirai also addressed the complex architecture of the PS3, which developers have openly struggled to get to grips with.

"We don't provide the 'easy to program for' console that [developers] want, because 'easy to program for' means that anybody will be able to take advantage of pretty much what the hardware can do, so then the question is what do you do for the rest of the nine-and-a-half years?" explained Hirai.

Pois, realmente, agora tudo faz sentido; para que quer a Sony uma consola fácil de programar no mercado? Para que depois toda a gente possa fazer jogos para a mesma enquanto o diabo esfrega um olho, e com isso dar mais dinheiro à Sony! Nah! Já estamos fartos disso, a PS1 e a PS2 já fizeram isso; agora queremos mesmo é uma coisa complicada de programar que é para nos dificultar a vida. Afinal de contas o que é a vida sem um desafiozinho, hã?
Já para não falar que nos 9 anos seguintes, todo o trabalho de pesquisa e criação de um jogo sairia bastante facilitado; mas, mais uma vez; a gente gosta de brincar aos desafios!!!


He picked God of War to show gameplay changing during long life of the PS2, and said that sort of learning curve will be the same with PS3.

"So it's a kind of - I wouldn't say a double-edged sword - but it's hard to program for, and a lot of people see the negatives of it, but if you flip that around, it means the hardware has a lot more to offer," he said.

Esta nem eu consegui ver à distância! O plano é perfeito! Lançar uma consola dificil de programar para que daqui a uns anos a malta veja como foi fixe esperar que os programadores aprendessem a mexer no "bicho", enquanto as outras consolas recebiam jogos mais bem optimizados!

É uma estratégia de mercado tão complexa, rebuscada (alô SEGA Saturn) e revolucionária, que mais ninguem se lembraria de tal coisa!

Agora a sério! Isto são coisas que se digam? Faz-me lembrar o tipo de desculpas que eu dava na escola primária! Afinal de contas, para quem julga ele estar a falar? Para o público "adulto" da PS3 ou para os miúdos e "casual gamers" que "andam por aí"?

Assim não dá! Decidam-se meus senhores!

\w/
 
Última edição:
Agora a sério! Isto são coisas que se digam? Faz-me lembrar o tipo de desculpas que eu dava na escola primária! Afinal de contas, para quem julga ele estar a falar? Para o público "adulto" da PS3 ou para os miúdos e "casual gamers" que "andam por aí"?
Agora fizeste-me lembrar uma que ainda não me esqueci... esta:

-> http://www.youtube.com/watch?v=9_iLeiQvAe8


Um dos momentos mais baixos da conferencia da E3 2006 -_-'
 
Agora fizeste-me lembrar uma que ainda não me esqueci... esta:

-> http://www.youtube.com/watch?v=9_iLeiQvAe8


Um dos momentos mais baixos da conferencia da E3 2006 -_-'

Houve algum momento alto nessa conferência? :-D

"We don't provide the 'easy to program for' console that [developers] want, because 'easy to program for' means that anybody will be able to take advantage of pretty much what the hardware can do, so then the question is what do you do for the rest of the nine-and-a-half years?" explained Hirai.
Esta é provavelmente das afirmações mais ridículas que já fizeram, e isso é um grande feito tendo em conta algumas das pérolas do Kutaragi. Não sei em que planeta é que acharam que este tipo de comentário fazia algum sentido, para além da dificuldade de programação não ser directamente proporcional às capacidades do hardware, insinuarem que decidiram a arquitectura da PS3 com base nisso é simplesmente idiota. Arrogância e presunção acima de tudo, devem pensar que o trabalho dum programador se limita à facilidade de aprendizagem do hardware e que a partir do momento em que se aprende a utilizá-lo deixa de haver evolução.

Torna-se ainda mais ridículo ao esquecerem-se que a facilidade de programação foi um dos pontos fortes da Playstation, principalmente quando comparada à Saturn. Devem pensar que todas as produtoras estão dispostas a investirem recursos extra para se concentrarem primariamente na sua consola, se a PS2 não tivesse sido líder de mercado na geração passada de certeza que não teriam essas ilusões.
 
Última edição:
Back
Topo