KDE 4.2 Whistlist

APLinhares

OpenSource
Jeremy LaCroix criou a lista pessoal de 10 melhoramentos que desejava ver no KDE 4.2. Algumas já estão planeadas, ver http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.2_Feature_Plan
E a vossa, qual seria ?

Wish list: 10 improvements for KDE 4.2

Easier theme installation

Automatically pause desktop effects while 3-D or full-screen apps run

More Plasmoids in the online installer

Include an RSS newsreader Plasmoid by default

Grid for organizing Plasmoids

List applications in the kickoff menu by name

Customize favorite applications list

Separate wallpapers for each virtual desktop

Hiding and autohiding the panel

Make KDE faster
Artigo completo
 
- Eu gostava que o Kprint (não sei se já está disponível sequer), suportasse impressões duplex em impressoras que não o suportam ( instruções de como colocar as folhas, etc.) . Talvez eu o faça um dia dependendo da dificuldade.

- Menos bugs no kopete, nem me consigo ligar na minha conta do gmail/jabber.

Se me lembrar de mais qualquer coisa logo edito, mas já me contentava com bastantes menos bugs e com o lançamento do Amarok, K3b e KOffice se estiverem minimamente prontos.
 
Não sei se é só a mim, mas os iconezinhos das aplicações junto ao relógio por vezes ficam com fantasmas...
É irritante.
 
Se me lembrar de mais qualquer coisa logo edito, mas já me contentava com bastantes menos bugs e com o lançamento do Amarok, K3b e KOffice se estiverem minimamente prontos.
Nao digas isso muitas vezes que o amarok 2.0 quer-me ca parecer que vai fazer muita gente saltar para outros... Parece que os devs do amarok nao sao la muito fas da personalizaçao e o amarok vai sair muito pouco personalizavel, segundo os proprios (quando estiver no meu pc procuro o post nos forums do amarok).
Ontopic a mim bastava-me um KDE 4 tao estavel e leve como o 3.5.9. Este arrasta-se ligeiramente, mas tb tenho o composite ligado. Com 512 de ram tb nao podia esperar um desempenho muito melhor. Sem o composite liberto logo 10% da ram:002:
 
Nao digas isso muitas vezes que o amarok 2.0 quer-me ca parecer que vai fazer muita gente saltar para outros... Parece que os devs do amarok nao sao la muito fas da personalizaçao e o amarok vai sair muito pouco personalizavel, segundo os proprios (quando estiver no meu pc procuro o post nos forums do amarok).
Ontopic a mim bastava-me um KDE 4 tao estavel e leve como o 3.5.9. Este arrasta-se ligeiramente, mas tb tenho o composite ligado. Com 512 de ram tb nao podia esperar um desempenho muito melhor. Sem o composite liberto logo 10% da ram:002:

Também sou dessa opinião, a começar pelo amaroK... eu pretendo manter o 1.4.x, porque o que vi do 2.x não gostei nada...
Estabilidade, optimização/rapidez é só o que peço para o KDE 4.2 :)
(e claro, algumas das features que "se perderam" na transição 3.5.x > 4.x como wallpapers individuais por screen :mad:)
 
As features perderam-se ou será que ainda estão por implementar?
Os anos de trabalho da 3(.5) não se reprogramam da noite para o dia :)
 
As features perderam-se ou será que ainda estão por implementar?
Os anos de trabalho da 3(.5) não se reprogramam da noite para o dia :)
Concordo plenamente. So nao percebi foi o porque de terem apressado o 4.0. Mantinham-no beta ate estar relativamente usavel e com as apps todas ou pelo menos 90% prontas para o KDE 4. O KDE 3.5.9 estava perfeito ou la perto, mantinham-se com ele mais uns meses.
Ah, o tal post de que falei esta aqui
 
Se eles ficassem a implementar todas as "features" nem daqui a 1 ano saía de beta. Só concordo que quando foi lançado deviam-lhe chamar Kde4 beta, e não 4.0 .

E eu sou da opinião que o Kde tem demasiada funcionalidade para a equipa de devs que tem. Cada vez que tento usar uma funcionalidade que parece básica, às vezes crasha ou simplesmente não funciona como deve. Exemplo : tentem usar o fish:// desta maneira -> fish://servidor . Depois pede user e pass, e mesmo que metam bem os dados, a ligação falha (só funciona fish://user@server). Demasiados kio slaves para poucos devs ou mal testados sei lá, dá nestes erros básicos.
 
Se eles ficassem a implementar todas as "features" nem daqui a 1 ano saía de beta.
E qual era a pressa? Mantinham o KDE 3.5.9 até o KDE 4 estar relativamente polido. A meu ver a release foi apressada por falta de beta testers mas isto nao sao mais que especulaçoes.
Eu estou com esperanças que esse tipo de bugs se va dissolver no 4.2. Pelo menos foi assim do que me lembro do KDE 3. Usei o KDE 3 a primeira vez no kubuntu dapper drake, ja nao me lembro ao certo da versao do KDE que ele usava, mas havia alturas em que clicavas numa app e ela nao abria. Clicavas novamente e ja estava tudo bem. Acho que com o tempo o KDE 4 vai ficar tao estavel como o seu sucessor. So espero é que seja para breve. Para ja tambem nao tenho muitas razoes de queixa... Vou fazendo bug reports à medida que me aparecem bugs. Mas a verdade é que ate hoje so me apareceram bugs normais, ainda nao tive que usar o vulcan grip of death à conta do KDE4.:002:
 
E qual é o problema de lançar a 4.0 assim?
Fui tudo bem explicado no site do kde, a comunidade estava perfeitamente consciente do roadmap e do que ia ser implementado... não entendo esta a "confusão" toda à volta do assunto.
 
Não é bem um facto de haver pressa. Mas com o mundo do Open Source a máxima é : "Release early, release often" . Se eles chamarem ao KDE beta durante tanto tempo quase ninguém o testa. Se poucos o testarem, há poucos bug reports, e assim há menos fixes, menos polido durante mais tempo, etc.

Infelizmente é assim com o open source, somos permanentemente beta testers, excepto com as ferramentas GNU em linha de comandos, que eu nunca vi cometer um erro até hoje. (talvez devesse ter apanhado com o gcc, mas isso sou eu que não programo muito ainda :P).

Para não ficar muito off-topic, esqueci-me que uma feature essencial, é o Konqueror vir com a opção de Webkit, mas mais estável que a presente. Mas o mais provável é só aparecer com a vinda do Qt4.5, que já traz suporte para NSplugins. Ao vir com esta opção, algumas distros podem escolher meter o Webkit por defeito, mas de certeza que o KDE vanila traz o KHTML por defeito..
 
So para continhar o offtopic um bocadinho...
Ontem tive a compilar o source do amarok 2.0 e aquilo ainda esta muito muito beta. Aquela parte ao centro é muito porreira para o eye candy. Podemos meter la cenas tipo widgets, como a pagina da wikipedia dos autores das musicas, lyrics, entre outras coisas. Mas ainda tem arestas a polir. Algumas widgets nao saem, fazem com que o amarok ocupe muito processador (se meterem 3 ou quatro, obviamente. Tambem é preciso ver que eu tenho um pentium M 1.6Ghz +512 de ram). Aconteceu-me uma vez de meter e tirar widgets e o amarok crashar. Visualmente esta bastante agradavel, falta amadurecer. A falta de personalizaçao tb se nota, mas pelo menos a mim nao me faz grande diferença. A unica coisa que me fez afliçao ao inicio era o facto de nao ver os global shortcuts (aquelas combinaçoes de teclas maravilhosas que podemos invocar fora do programa), mas andam pelo system settings, nos atalhos do teclado.
 
Última edição:
Alguem anda a expremintar a beta ou as releases svn do 4.2? Tenho ouvido bom feedback do pessoal nos forums do gentoo... E os videocasts do aaron seigo deixam-me com agua na boca. Baundidos, preciso de uma sandbox para instalar la as betas:002:
 
O problema do KDE4.x é que os screencasts deixam-me a salivar... vou experimentar aquilo e não é nada intuitivo e normalmente tem bugs!! Ou seja, se por um lado fica lindo de "mostrar" no uso diário não o acho muito prático. Por enquanto prefiro o GNOME. Mas tenho que testar uma distro com KDE a sério, por exemplo openSUSE, quem sabe em 2009 ;)
 
Tas a usar ubuntu? Eu tambem andei uns tempos pelo ubuntu e como nao gosto de gnome meti KDE... Moral da historia, o estabilissimo KDE 3.5.9 tinha crashes idiotas. Durou 10min
 
Tas a usar ubuntu? Eu tambem andei uns tempos pelo ubuntu e como nao gosto de gnome meti KDE... Moral da historia, o estabilissimo KDE 3.5.9 tinha crashes idiotas. Durou 10min

Sim foi em Ubuntu que testei... e por sabes que a versão do KDE deles não é lá muito polida que digo que hei-de lhe dar outra chance numa distro que leve o KDE mais a sério!
 
Última edição:
Só para dizer que no archlinux tens também o kdemod que pelo que ouço também é porreiro (e estável).

Por acaso tenho o blog do Aaron nos bookmarks mas nunca tinha ouvido falar dos screencasts, vou dar uma vista de olhos.
 
[knap];4035840 disse:
Só para dizer que no archlinux tens também o kdemod que pelo que ouço também é porreiro (e estável).

Por acaso tenho o blog do Aaron nos bookmarks mas nunca tinha ouvido falar dos screencasts, vou dar uma vista de olhos.
http://www.mogulus.com/Aaron_Seigo_on_KDE
Esta foi a ultima. As outras tao no UStream. Ele ta a ver se consegue criar uma alternativa FOSS, mas para ja nada (espera-se que a proxima ja seja no novo formato). Se alguem souber a data da proxima que poste aqui, que eu nao encontro em lado nenhum :S

EDIT:Ja agora, o KDEmod... Usei o 3.5.9 e adorei, é melhor que o pao fatiado. Desde que saiu o 4.1 que nao tenho usado, nao sei como andam as coisas.
 
Última edição:
Back
Topo