1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

KDE 4.2 Whistlist

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 2 de Setembro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 2138)

  1. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Jeremy LaCroix criou a lista pessoal de 10 melhoramentos que desejava ver no KDE 4.2. Algumas já estão planeadas, ver http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.2_Feature_Plan
    E a vossa, qual seria ?

    Artigo completo
     
  2. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    - Eu gostava que o Kprint (não sei se já está disponível sequer), suportasse impressões duplex em impressoras que não o suportam ( instruções de como colocar as folhas, etc.) . Talvez eu o faça um dia dependendo da dificuldade.

    - Menos bugs no kopete, nem me consigo ligar na minha conta do gmail/jabber.

    Se me lembrar de mais qualquer coisa logo edito, mas já me contentava com bastantes menos bugs e com o lançamento do Amarok, K3b e KOffice se estiverem minimamente prontos.
     
  3. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Não sei se é só a mim, mas os iconezinhos das aplicações junto ao relógio por vezes ficam com fantasmas...
    É irritante.
     
  4. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Nao digas isso muitas vezes que o amarok 2.0 quer-me ca parecer que vai fazer muita gente saltar para outros... Parece que os devs do amarok nao sao la muito fas da personalizaçao e o amarok vai sair muito pouco personalizavel, segundo os proprios (quando estiver no meu pc procuro o post nos forums do amarok).
    Ontopic a mim bastava-me um KDE 4 tao estavel e leve como o 3.5.9. Este arrasta-se ligeiramente, mas tb tenho o composite ligado. Com 512 de ram tb nao podia esperar um desempenho muito melhor. Sem o composite liberto logo 10% da ram:002:
     
  5. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Também sou dessa opinião, a começar pelo amaroK... eu pretendo manter o 1.4.x, porque o que vi do 2.x não gostei nada...
    Estabilidade, optimização/rapidez é só o que peço para o KDE 4.2 :)
    (e claro, algumas das features que "se perderam" na transição 3.5.x > 4.x como wallpapers individuais por screen :mad:)
     
  6. VuDu

    VuDu Power Member

    As features perderam-se ou será que ainda estão por implementar?
    Os anos de trabalho da 3(.5) não se reprogramam da noite para o dia :)
     
  7. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Concordo plenamente. So nao percebi foi o porque de terem apressado o 4.0. Mantinham-no beta ate estar relativamente usavel e com as apps todas ou pelo menos 90% prontas para o KDE 4. O KDE 3.5.9 estava perfeito ou la perto, mantinham-se com ele mais uns meses.
    Ah, o tal post de que falei esta aqui
     
  8. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    Se eles ficassem a implementar todas as "features" nem daqui a 1 ano saía de beta. Só concordo que quando foi lançado deviam-lhe chamar Kde4 beta, e não 4.0 .

    E eu sou da opinião que o Kde tem demasiada funcionalidade para a equipa de devs que tem. Cada vez que tento usar uma funcionalidade que parece básica, às vezes crasha ou simplesmente não funciona como deve. Exemplo : tentem usar o fish:// desta maneira -> fish://servidor . Depois pede user e pass, e mesmo que metam bem os dados, a ligação falha (só funciona fish:[email protected]). Demasiados kio slaves para poucos devs ou mal testados sei lá, dá nestes erros básicos.
     
  9. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    E qual era a pressa? Mantinham o KDE 3.5.9 até o KDE 4 estar relativamente polido. A meu ver a release foi apressada por falta de beta testers mas isto nao sao mais que especulaçoes.
    Eu estou com esperanças que esse tipo de bugs se va dissolver no 4.2. Pelo menos foi assim do que me lembro do KDE 3. Usei o KDE 3 a primeira vez no kubuntu dapper drake, ja nao me lembro ao certo da versao do KDE que ele usava, mas havia alturas em que clicavas numa app e ela nao abria. Clicavas novamente e ja estava tudo bem. Acho que com o tempo o KDE 4 vai ficar tao estavel como o seu sucessor. So espero é que seja para breve. Para ja tambem nao tenho muitas razoes de queixa... Vou fazendo bug reports à medida que me aparecem bugs. Mas a verdade é que ate hoje so me apareceram bugs normais, ainda nao tive que usar o vulcan grip of death à conta do KDE4.:002:
     
  10. VuDu

    VuDu Power Member

    E qual é o problema de lançar a 4.0 assim?
    Fui tudo bem explicado no site do kde, a comunidade estava perfeitamente consciente do roadmap e do que ia ser implementado... não entendo esta a "confusão" toda à volta do assunto.
     
  11. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    Não é bem um facto de haver pressa. Mas com o mundo do Open Source a máxima é : "Release early, release often" . Se eles chamarem ao KDE beta durante tanto tempo quase ninguém o testa. Se poucos o testarem, há poucos bug reports, e assim há menos fixes, menos polido durante mais tempo, etc.

    Infelizmente é assim com o open source, somos permanentemente beta testers, excepto com as ferramentas GNU em linha de comandos, que eu nunca vi cometer um erro até hoje. (talvez devesse ter apanhado com o gcc, mas isso sou eu que não programo muito ainda :P).

    Para não ficar muito off-topic, esqueci-me que uma feature essencial, é o Konqueror vir com a opção de Webkit, mas mais estável que a presente. Mas o mais provável é só aparecer com a vinda do Qt4.5, que já traz suporte para NSplugins. Ao vir com esta opção, algumas distros podem escolher meter o Webkit por defeito, mas de certeza que o KDE vanila traz o KHTML por defeito..
     
  12. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    So para continhar o offtopic um bocadinho...
    Ontem tive a compilar o source do amarok 2.0 e aquilo ainda esta muito muito beta. Aquela parte ao centro é muito porreira para o eye candy. Podemos meter la cenas tipo widgets, como a pagina da wikipedia dos autores das musicas, lyrics, entre outras coisas. Mas ainda tem arestas a polir. Algumas widgets nao saem, fazem com que o amarok ocupe muito processador (se meterem 3 ou quatro, obviamente. Tambem é preciso ver que eu tenho um pentium M 1.6Ghz +512 de ram). Aconteceu-me uma vez de meter e tirar widgets e o amarok crashar. Visualmente esta bastante agradavel, falta amadurecer. A falta de personalizaçao tb se nota, mas pelo menos a mim nao me faz grande diferença. A unica coisa que me fez afliçao ao inicio era o facto de nao ver os global shortcuts (aquelas combinaçoes de teclas maravilhosas que podemos invocar fora do programa), mas andam pelo system settings, nos atalhos do teclado.
     
    Última edição: 6 de Setembro de 2008
  13. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Alguem anda a expremintar a beta ou as releases svn do 4.2? Tenho ouvido bom feedback do pessoal nos forums do gentoo... E os videocasts do aaron seigo deixam-me com agua na boca. Baundidos, preciso de uma sandbox para instalar la as betas:002:
     
  14. petersaints

    petersaints Power Member

    O problema do KDE4.x é que os screencasts deixam-me a salivar... vou experimentar aquilo e não é nada intuitivo e normalmente tem bugs!! Ou seja, se por um lado fica lindo de "mostrar" no uso diário não o acho muito prático. Por enquanto prefiro o GNOME. Mas tenho que testar uma distro com KDE a sério, por exemplo openSUSE, quem sabe em 2009 ;)
     
  15. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Tas a usar ubuntu? Eu tambem andei uns tempos pelo ubuntu e como nao gosto de gnome meti KDE... Moral da historia, o estabilissimo KDE 3.5.9 tinha crashes idiotas. Durou 10min
     
  16. petersaints

    petersaints Power Member

    Sim foi em Ubuntu que testei... e por sabes que a versão do KDE deles não é lá muito polida que digo que hei-de lhe dar outra chance numa distro que leve o KDE mais a sério!
     
  17. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    :)
    É isso, tenta open suse, talvez debian. Neste momento tenho archlinux e nao me queixo (muito). Estou mortinho que saia o 4.2
    PS: http://www.youtube.com/watch?v=RxCK0eWV4h4&feature=related
    Para adoçar o bico ;)
     
    Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  18. [knap]

    [knap] Power Member

    Só para dizer que no archlinux tens também o kdemod que pelo que ouço também é porreiro (e estável).

    Por acaso tenho o blog do Aaron nos bookmarks mas nunca tinha ouvido falar dos screencasts, vou dar uma vista de olhos.
     
  19. souto

    souto To fold or to FOLD?

    o openSUSE 11 também se porta muito bem com KDE4 ;)
     
  20. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    http://www.mogulus.com/Aaron_Seigo_on_KDE
    Esta foi a ultima. As outras tao no UStream. Ele ta a ver se consegue criar uma alternativa FOSS, mas para ja nada (espera-se que a proxima ja seja no novo formato). Se alguem souber a data da proxima que poste aqui, que eu nao encontro em lado nenhum :S

    EDIT:Ja agora, o KDEmod... Usei o 3.5.9 e adorei, é melhor que o pao fatiado. Desde que saiu o 4.1 que nao tenho usado, nao sei como andam as coisas.
     
    Última edição: 17 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página