1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Kde 4

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por RFPA, 11 de Janeiro de 2008. (Respostas: 106; Visualizações: 8593)

1. RFPA

RFPA Power Member

Última edição pelo moderador: 1 de Maio de 2008
  2. MaxDamage

MaxDamage Power Member

KDE 4 Visual Guide

Excelente, gostei do novo look, dashboard, widgets, dolphin (apesar de haver ja na ultima versao do kubuntu), konsole melhorada, etc etc.. KDE rules :D

3. Hipnoted

Hipnoted Power Member

KDE 4.0 disponível

With the fourth major version, the KDE Community marks the beginning of the KDE 4 era.

January 11, 2008 (The INTERNET).

The KDE Community is thrilled to announce the immediate availability of KDE 4.0. This significant release marks both the end of the long and intensive development cycle leading up to KDE 4.0 and the beginning of the KDE 4 era.

4. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

5. BlkLotus

BlkLotus Folding Member

Está giro, gosto da maneira como parecem estar organizadas as coisas no geral (tanto nas janelas como nos menus).

Agora, é óbvio que sendo a versão 4.0 é esperados que a partir de agora é que se comece a desenvolver a sério para ele, sendo que, não trás propriamente muitas novidades sem ser a nível visual e organizacional. Para quem quer algo mais e está bem com a versão actual, é só esperar pela 4.1 daqui a uns tempos e ai sim, já vai trazer muita coisa diferente desta "nova era do KDE".

Eu como não consigo esperar, logo quando chegar a casa já o instalo no meu OpenSuse, até porque é sempre bom submeter bugs e afins.

Cumps

6. arkannis

arkannis Power Member

Nunca fui fã de KDE... mas este parece estar com um aspecto tão tão bom que já estou a sacar um live cd do kubuntu para experimentar :P

7. RFPA

RFPA Power Member

Já utilizei o live cd do Kubuntu e fiquei desiludido...A barra do kde é enorme e não encontrei a maneira de diminuí-la de tamanho..Pode-se adicionar itens à barra mas mudá-los de um lado para o outro não consegui..Falta muito software no live cd..Pode ser azelhice minha mas achei tudo muito pouco funcional e muito exagerado em termos de tamanho...Tudo enorme!

8. [knap]

[knap] Power Member

Estou a escrever este post a partir do Konqueror numa sessão KDE4, estou a gostar, algumas coisas não funcionam ou simplesmente não existem mas acho que para uma primeira release não se pode pedir muito mais.

Acho que tem potencial agora é esperar para ver as novas versões.

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

qual a resolução que usas? ISto aqui pareceu-me normal...

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Na segunda já experimento no Arch. Como não cheguei a testar nunca nenhuma versão do kde4, não sei mesmo como está. A ver se é alguma coisa de jeito, que os anteriores ...

11. [knap]

[knap] Power Member

A pergunta não é para mim mas a 1280x1024 também vi várias coisas demasiado grandes, ícones do desktop, taskbar por exemplo.

12. petersaints

petersaints Power Member

É impressão minha ou faltam icones?? Tipo o System Settings não tem icone (entre outros) no Live CD do Kubuntu... também pode ser de estar em VirtualBox e aquilo graficamente estar marado mas não sei não... O Screenshots do site do KDE gostei :P

13. Nomearod

Nomearod Power Member

Também não me aparecem alguns icons como por exemplo o do Office no menu principal. Fica um "?".

E o mais irritante é que não dá para configurar quase NADA(!). Não consigo mudar a ordem como aparecem os menus, não consigo organiza-los, NADA.

Tenho o Gnome instalado e queria organizar os icons para não ficar tudo ao monte mas não dá.

14. petersaints

petersaints Power Member

Pois estou a ver que esta versão do KDE no *ubuntu foi gerado à pressa... esperemos uma melhor integração no 8.04 Hardy Heron final.

15. Nomearod

Nomearod Power Member

Tive que reinstalar o KDE4 todo pois sem saber bem como removi o icon do lado esquerdo (K menu) e não encontrei nenhuma maneira de voltar a mete-lo lá. Só dava para meter no desktop.

O mais "estranho" é que acho que isto não é um problema do *ubuntu mas sim do KDE4.

16. RFPA

RFPA Power Member

Precisely.

17. Nomearod

Nomearod Power Member

Mesmo depois de reinstalar tudo e de ter removido tudo incluindo ficheiros de configuração, o problema manteve-se.

Consegui resolve-lo com este comando:

rm -rf ~/.kde4

Alguém me pode dizer o que é que ele faz? Só sei que resultou.

---------

Outro problema no KDE 4 é que apesar das aplicações "maternas" terem um look mesmo muito bom, as outras parecem terem vido directamente exportadas do século passado. Falo por exemplo do Firefox ou do Synaptic que apresentam um look mesmo muito mau. Sugestões?

18. vjoe

vjoe Power Member

Remove a pasta que certamente terá as definições do KDE4, fazendo com que ele fique com as definições iniciais. :)

A ver se experimento o KDE4, parece estar interessante. O que me faz ficar mais reticente é o facto de eu "depender" do Evolution. O Evolution não ficará lento em KDE?

19. Nomearod

Nomearod Power Member

Thanks tLoz.

Estive a usar um pouco mais isto e é realmente muito interessante. Estou a gostar bastante e o Konqueror funciona batante bem como browser.

O único problema são os programas não KDE parecerem bastante feios.

Bugs/Problemas:

- Konqueror e flash não se dão bem
    - Aplicações GTk ficam mesmo feias e não existe opção de mudar isto nas settings (ao contrário do que acontece no KDE 3.
    - Plasma parece que ainda não está finalizado.

- Algumas aplicações ainda não têm versões para KDE 4 como Kopete ou Amarok mas funcionam sem problemas (isto não é problema nenhum, mas convem referir).

Última edição: 11 de Janeiro de 2008
  20. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Bem, tive a esperimentá-lo no meu hardy (tnh a última beta que é mesmo beta) e confesso q fiquei surpreendido com algumas coisas... A estabilidade e com aspecto bastante agradável (com o tema oxygen alterado ligeiramente). O menu é interessante (àlà open suse) mas para ser sincero não o acho grande coisa e tal como foi referido faltam uma série de icons (ai a pressa).

Tal como também foi referido, faltam imensas ferramentas de configuração... desde gestor de energia (laptop) a configuradores decentes para os menus e barra de tarefas (não consegui descobrir como mudar-lhe o aspecto).

A história dos desktop effects é que me desiludiu... são muito pouco personalizáveis e lentos!! Outro problema que notei é um grande delay na resposta às ordens de efeitos como o do diminuir as janelas todas... vou com o rato lá para o canto do ecrã e só passado algum tempo é q aquilo responde. Se entretanto tirar de la o rato elas não diminuem o que tira praticamente toda a utilidade daquilo pois a intenção é fazer mudança de janela rápida. Isto talvez seja devido ao facto de ainda estar embrionário mas se realmente isto for melhorado é uma grande mais valia :)

Há uma coisa que me irrita e sempre me levou a não usar o KDE que continua a existir... é mandatório que todas as janelas (independentemente do desktop virtual onde estejam) tenham de aparecer na barra de tarefas? é que com as coisas que costumo fazer no linux eu rapidamente fico com a barra completamente tapada e numa tremenda confusão... Isso não dá para alterar? Se não der o mais provável é que ponha novamente o KDE de lado pois isso atrofia-me todo.

Finalmente, aconteceu-me uma coisa caricata... Eu instalei o firefox 3 beta 2 e no gnome todas as extensões e temas funcionaram 5* sem qualquer problema... quando passei para o KDE 3 temas e 2 extensões deixaram de funcionar porque dizia q não suportavam aquele firefox... a questão é q se eu passo novamente para o gnome elas funcionam :wow: enfim... pancadas...

[]

Partilhar esta Página