KDE - ERRO ! Ajuda

danfergo

Power Member
Boas, eu sou iniciante no linux, mas pelo que me estou a aperceber algo está errado aqui no meu ubuntu.
Instalei o Wine e tenho tido varios problemas em arrancar os programas instalados, aparece aviso dizendo que nao suporta (como quando pomos uma resoluçao exagerada no ecra).
Depois, tentei instalar o Kopete, mas o programa nao ficava nada como aparecia nos screenshots da net, pensei que fosse da versao e tentei instalar uma versao mais antiga atravez da consola.
Ao instalar apareceu-me o erro:

Código:
checking for kde-config... not found
configure: error: The important program kde-config was not found!
Please check whether you installed KDE correctly.

procurei no Synaptic por KDE e verifiquei que nao estava instalado, ao instalar apareceu-me um erro relativo com: "oem-kde-config"

procurei por ome-kde-config, estava instalado, mas eu fiz reinstalar, e apareceu o erro:

Código:
E: oem-config-kde: subprocesso post-installation script retornou erro do status de saída 1

tentei desinstalar e voltar a instalar mas o erro apareceu de novo.
Algem me pode dizer o que deve estar a acontecer?
 
Uma forma mais rápida de resolveres estes pormenores é instalares o KDE completo
Vai ao synaptic e pesquisa o pacote Kubuntu-desktop que instala o ambiente KDE e os componentes necessários.

Cada aplicação pode ser vista no site do wine para verificar se tem bom feedback de compatibilidade.
Nas configurações do wine faz os ajustes necessários para o funcionamento mais conveniente das aplicações.
Infelizmente o que o wine faz é tentar correr programas que não são nativos pelo que não há garantias de que estes funcionem em pleno ou sequer que funcionem, considera procurar alternativas nativas para o SO que estás a utilizar.
 
Uma forma mais rápida de resolveres estes pormenores é instalares o KDE completo
Vai ao synaptic e pesquisa o pacote Kubuntu-desktop que instala o ambiente KDE e os componentes necessários.

Cada aplicação pode ser vista no site do wine para verificar se tem bom feedback de compatibilidade.
Nas configurações do wine faz os ajustes necessários para o funcionamento mais conveniente das aplicações.
Infelizmente o que o wine faz é tentar correr programas que não são nativos pelo que não há garantias de que estes funcionem em pleno ou sequer que funcionem, considera procurar alternativas nativas para o SO que estás a utilizar.
Ja instalei tudo como disse e ja n da erro mas o meu Kopete nao fica como os prints da net. é q eu ja tive o Kopete a uns tempos atras , e era bem melhor.

Como esta na net: (minha antiga)
gtalk-kopete1.png



minha actual:


Sera qe era uma versao mais antiga?
 
Última edição pelo moderador:
Kopete é para o KDE mas não quer dizer que não corra no Gnome, podes é deparar-te com alguns problemas... Sempre que aparece um "K" antes do nome do programa, há uma forte probabilidade de este ser desenvolvido para o KDE ( exº K3B, KMail, Kwrite etc... )
Se a detecção de dependências fosse eficiente, ao instalar esse programa instalaria tudo o que necessitaria para o executar sem problemas... parece que não foi o caso.
 
Estás a executar em Gnome, por isso não tem o mesmo aspecto, mas está funcional.
Se fizeres logoff agora deves ter nas opções iniciar em ambiente KDE, experimenta iniciar sessão com esse ambiente e voltar a correr o kopete (os programas nos diferentes ambientes gráficos mantêm-se os mesmos), deverá ter um aspecto mais semelhante ao que referiste, no entanto é tudo personalização de ambiente.
 
Back
Topo