1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

KDE no ubuntu?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por s00n, 28 de Janeiro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 1016)

1. s00n

s00n Power Member

Não sei se é pura estupides o que vou dizer agora, mas KDE é uma shell?
    como o explorer para o windows?

eu tenho o ubuntu e há alguma hipótese de pôr o modo gráfico KDE a correr lá ? :P
    Acho que tenho o GNOME agora. Obrigado....

Já agora esclareçam-me quanto ao que é o KDE.

2. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Abres um terminal e fazes "sudo apt-get install kubuntu-desktop"

Ou no synaptic procuras por Kubuntu-desktop e instalas ;)

3. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

4. falco

falco Power Member

O KDE é um dos ambientes de Desktop disponíveis para o servidor de ambientes gráficos X, ou seja, é o software que controla o comportamento e aparencia das janelas, o software que te permite ver icones e navegar em ficheiros, são as barras de tarefas do desktop, é o menus que te permite iniciar as aplicações, é um conjunto de aplicações para quase tudo, são muitas das tecnologias que permitem que as aplicações interoperem umas com as outras, etc...

Já agora seguem-se comentários ao artigo do blog referido pelo kingdom:

O artigo dá a ententeder que com Debian só tens o Gnome, o que é falso, a distribuição Debian tem quer Gnome, quer KDE e ainda uma boa quantidade de window managers.

O Gnome não tem um menu start. O Gnome tem 3 menus que dividem coisas diferentes, as aplicações, o acesso a volumes de dados e ficheiros, e tudo o que permite configurar o sistema. Ou seja, é mais organizado, para além disso por omissão coloca isso numa barra que fica no topo, fazendo com que haja mais coerência no GUI, pois o desktop fica também ele mais parecido com uma janela.

O botão de browse as root atribuido ao KDE, tem a ver com a configuração da distribuição, qualquer distribuição que utilize o sudo, pode ter isso, em qualquer desktop. Por exemplo o Ubuntu recorre à interface gksudo, para realizar a tarefa equivalente, mas de uma forma mais simples, user-friendly e transparente para o utilizador.

O Gnome também permite reconfigurar teclas de atalho, bem como mudar os aspectos e comportamentos de janelas e menus.

O Gnome também permite montar partições de outros sistemas operativos.

Não é verdade que o Gnome tente executar ficheiros php. O Gnome faz duas coisas dependendo da situação:

situação 1: o ficheiro não tem permissão de execução
    neste caso o Gnome abre imediato o ficheiro para ser editado no editor de texto do Gnome (Gedit);

situação 2: o ficheiro tem permissão de execução
    neste caso o Gnome abre a janela de pop-up oferecendo as opções: executar na consola (tenta executar como se fosse uma aplicação de consola), apresentar (que abre o ficheiro no editor de texto, cancelar (não faz nada) e executar (que tenta executar o ficheiro);

situação 3: o ficheiro tem permissão de execução
    o Gnome (na verdade o gestor de ficheiros do Gnome que se chama Nautilus), faz o mesmo que na situação 2;

O Gnome também trás muitas aplicações, alias tenho muitas duvidas sobre a tal afirmação de o KDE ter mais.
    O que o Gnome faz é não sobre-carregar o utilizador, porque menus muito grandes diminuem a usabilidade.

O amarok é uma boa aplicação, mas o rhythmbox também e permite inclusivé alguma compatibildiade com o itunes (no qual ele foi inspirado).

Quem escreveu o artigo em causa demonstrou não conhecer o Gnome, e conhecer mal o KDE. Por exemplo, não disse que o Gnome é tremendamente mais fácil de utilizar porque segue regras estritas de usabilidade de acessibilidade, coisa que o KDE só agora começa a levar a sério e por isso o KDE é uma Konfusão no que toca o GUI (apesár de ser bom). Para além disso algumas das melhores aplicações fazem parte do projecto Gnome (Evolution, x-chat, The Gimp, Inkscape, Gthumb, Gnomemeeting, lyfera, gaim, abiword, gnumeric, gok, nautilus, e muitas outras. Outras mesmo quando não fazem utilizam componentes deste (straw, gftp, ethereal, firefox, etc...).

Toda a análise desse blog é muito superficial e tem mesmo vários erros que fazem com que não seja um artigo de fiar.

5. s00n

s00n Power Member

Fiz aquele comando no terminal para ele sacar o update e lá para o meio ele pede-me o cd do ubuntu 5.10 breezy badger ... só tenho o "ubuntu-5.10-install-i386.iso" tenho que sacar mais aquele é isso?
    Já agora não há nenhum grupo de gajos a tentar fazer um theme para o kde alike MAC OS X 10?
    Era bem fixe...

Já fui aos sites que deixaram aí... já apanhei a ideia.. obrigado.

6. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Meteste os repositórios que andam ai nas threads do Ubuntu 5.10 ?

Se ainda não o fizeste faz, e depois corre o comando que te disse. Assim vai funcionar.

7. PrOdG

PrOdG Power Member

falco

És pago para publicitar o gnome, não és? :D

8. falco

falco Power Member

Abre o gestor de pacotes Synaptic que está no menu sistema -> administração

dentro do synaptic, podes mudar os repositórios (num menu algures que não te posso dizer agora porque não tou em Ubuntu e a versão que tenho do synaptic é ligeiramente diferente nesse aspecto), só tens que retirar o do CD (porque não é necessário).

Não, não sou pago para publicitar o Gnome, faço-o com gosto, não gosto que se digam falsidades (mesmo que não tenham essa intenção), se querem dizer mal do Gnome que digam por coisas que ele tenha realmente más e não por coisas que são falsas. A verdade é o que mais me importa e o artigo daquele blog falta à verdade em vários aspectos e demasiadas vezes para ser um artigo sério.

Pena é que o autor do blog tenha sensurado a minha resposta naquele blog. Mas mostra a seriedade da pessoa em causa.

Última edição: 29 de Janeiro de 2006
  9. s00n

s00n Power Member

Para não tar a sacar internacional saquei o kubuntu inteiro e instalei ;).. thnx na mesma.
    Tou a postar apartir dele :D

10. falco

falco Power Member

O Ubuntu configura automáticamente os repositórios para um mirror português (pt.archive.ubuntu.com é um servidor na Universidade do Minho) se tiveres o sistema configurado para Português de Portugal.

11. Morais

Morais Power Member

One word, Kubuntu.

12. Hige

Hige Power Member

ppl, digam-me uma coisa. tenho paqui imensos cd's de Ubunto 5.04 que mandei vir.
    Para n tar a sacar uma nova versao, nem gastar mais cds, o q preciso fazer para ter tudo como se do 5.10 se tratasse???
    tipo, so updates?
    cumps

13. falco

falco Power Member

A partir de uma versão mais velha podes mesmo actualizar para uma mais nova. Como?
    Muito simples!

Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic
    Configurações -> Repositórios
    Editas todos os repositórios activos, mudando-lhes a palavra hoary para breezy.

Quanto tiveres terminado de editar os repositórios carrega no botão Recarregar ou feixas o synaptic então abres uma linha de comandos e escreves o comando "apt-get -t breezy update".

Se não tiveres fechado o synaptic vai de novo ao menu configurações -> Preferências e na tab Geral, colocas a actualização do sistema em "actualização inteligente". aplica a mudança. Vai ao botão marcar e depois ao botão aplicar e confirma a modificação.

Se pelo contrário tiveres fechado o Synaptic podes simplesmente executar o comando "sudo apt-get dist-upgrade".

Pode acontecer eventualmente algum problema de depedência que o gestor de pacotes não resolva automáticamente (apesár de ser pouco provável), nesse caso o comando "sudo apt-get -f dist-upgrade" resolve o problema.

Quando tudo tiver terminado estás a utilizar a versão mais recente de Ubuntu, e terás conservado quer dados quer configurações anteriores que tu tenhas feito.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2006
  14. Hige

Hige Power Member

thnkz =D

going to do that =D thnks

Partilhar esta Página