Kernel certo?

lealoureiro13

Power Member
Boas!

Estive a montar um servidor e instalei o Linux Debian 4.0 no seguinte PC:

cpu: C2D E6600
Barebone: Tyan Tank GT20 (B5191) http://www.tyan.com/product_barebones_detail.aspx?pid=211

4GB de RAM

O kernel que o Debian que mencionei em cima traz é este:

Linux XXXXXXX 2.6.18-4amd64 #1 SMP Fri May 4 00:37:33 UTC 2007 x86_64 GNU/Linux


A minha pergunta é :
Se eu estou a obter o desempenho máximo no pc? se tenho de compilar novo kernel por causa do processador ter dois core's ou coisa parecida?

Eu não tenho grande experiência com este tipo de situações no linux e gostaria da opinião de alguem com mais experiencia...

Cumps...
 
Os Kernels para 64bits ainda têm diversas incompatibilidades para com certos softwares.

Por exemplo:
Tive problemas com as iptables quando usei um kernel 64bits. Decidi instalar um 32bits (mesmo sendo o CPU 64bits) e ficou tudo a funcionar normal.
Tive também problemas com mais software, embora não me recorde neste momento quais.

Se pequisares no Google vais encontrar mais informação sobre este tipo de situações.

O servidor era um Dual-Core AMD Opteron(tm) Processor.
O linux era igualmente um Debian Etch 4.0
 
o hellaxe ja te respondeu :)

Qto a incompatbilidades, sao sempre contornáveis, e pois, a meu ver, 64bits num server é uma mais valia...

Depende do software.

Pelo que li na altura em que fiz essa instalação, tudo depende do software em questão.
Quanto ás iptables, davam problem com os modulos do kernel. Não arranjei forma de contornar.

No entanto, não digo que não seja possível.

Acho que o melhor é mesmo experimentar e ver como corre.
O objectivo do meu post foi unicamente deixar o alerta, caso começem a surgir problemas "estranhos".


Um abraço.
 
Depende do software.

Pelo que li na altura em que fiz essa instalação, tudo depende do software em questão.
Quanto ás iptables, davam problem com os modulos do kernel. Não arranjei forma de contornar.